Colunas
Disney compra a Fox
O Departamento de Justiça americano aprovou a compra da FOX pela Disney, sob o valor de US$71 bilhões (cerca de R$272 bilhões), segundo a Variety e CNBC. Na prática, a venda não foi oficializada e especialistas dizem que apenas em 2019 será concretizado, mas, chegou a estágio bem avançado.
De acordo com a Variety, a Disney e a Fox agendaram para 27 de julho a votação dos acionistas para fechar o acordo de compra empresa. Com isso, a Comcast Corporation precisa fazer uma nova proposta até essa data para se manter ativa na disputa. A empresa já é proprietária da Universal Studios e o canal de TV NBC.
As negociações ainda não têm prazo para terminar, visto que a aprovação do Departamento de Justiça inseriu uma ressalva: que a parte esportiva fosse deixada de lado na compra, a Fox Sports. Como a Disney já é dona da rede ESPN, o Judiciário entendeu que a compra poderia prejudicar a livre concorrência.
A princípio, não há impedimento da Disney para a compra esportiva, mas será um imbróglio que precisará ser esclarecido para a população, principalmente sobre como uma única empresa será dona das duas maiores redes esportivas do país. Por enquanto, o negócio envolve a compra da 20th Century FOX, a Fox Searchlight, o canal FX e todo o conglomerado do Fox Sports.
Recentemente, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos dedicou dias à fusão entre AT&T e Time Warner. A principal consequência negativa deste caso foi o resultado final do filme Liga da Justiça. Os produtores foram pressionados pelos Moguls da Warner a entregar um filme curto e simplório, de fácil consumo pelo espectador. Com isso, demitiram o diretor Zack Snyder e contrataram o cineasta responsável por Os Vingadores, Joss Whedon, para refazer cenas e criar um novo corte do filme. O resultado foi pífio e insatisfatório para o público, mas os Moguls conseguiram o objetivo: satisfazer a AT&T e concretizar a fusão.
Em relação à Disney e Fox, a expectativa fica por conta da fusão do universo cinematográfico entre os Vingadores e X-Men. Com será? Ninguém sabe, mas se espera muito. Assim, o Universo Cinematográfico Marvel pode ter outro rumo e grande fôlego a partir da sua Fase 4, que se iniciará após o lançamento do filme Vingadores 4, em 2019.
Os cofres da Disney sofreram um débito significativo ao comprar a Fox, como anteriormente sofrera ao comprar a saga Star Wars, mas este foi recuperado em apenas três anos. O novo caso não gera dúvida de que o retorno financeiro chegará rapidamente, e, para nossa alegria, ou não, o mundos dos heróis nos cinemas terão vida longa.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário