Tempo de desafios

sábado, 30 de junho de 2018

Linha do Tempo

“O homem superior distingue-se do homem inferior pela intrepidez e desafio à infelicidade”. Friedrich Nietzsche

Tempo de desafios  

A humanidade não conseguiu resolver através dos tempos, os grandes desafios que afligem a sociedade. Muitos tentam, mas poucos conseguem. O desafio está sempre presente e é preciso, além da força intelectual, de uma grande dose de força de vontade, determinação e confiança naquilo que faz, isolada ou conjuntamente. Das simples questões do indivíduo às transformações globais, tudo é desafiador.

Desafio de ser refugiado

À medida em que o mundo avança no terceiro milênio e quando se torna inadiável uma nova configuração do ordenamento jurídico internacional, existe um contingente de cerca de 160 milhões de pessoas (equivalente a mais de quatro populações da Argentina) fora de seus países de origem. São os refugiados. Aqueles que foram forçados a fugir por recearem pela sua vida e liberdade, e que na maioria dos casos, abandonaram tudo – casa, bens, família e país – rumo a um futuro incerto em terras estrangeiras.

Desafio da saúde

A melhoria da saúde pública é um desses grandes desafios que o Brasil precisa vencer, principalmente quando avaliamos o Sistema Único de Saúde (SUS).

Historicamente, a Constituição Federal de 1988 instituiu o SUS, cuja implantação foi de grande valia no setor da saúde do brasileiro. Porém, hoje, sabe-se que esse Sistema não funciona essencialmente conforme seus princípios: saúde como direito de todos.

Desafio da educação

Um dos grandes desafios relacionados à garantia da qualidade da educação é o de promover a permanência e a aprendizagem dos alunos nas escolas. A proporção de estudantes que concluem o ensino fundamental ainda é muito baixa. Segundo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de cada 100 alunos matriculados no Ensino Fundamental, apenas 53 conseguem concluí-lo.

Desafio da globalização

A globalização não é um fato novo na história. Desde que no século XV os navegadores fizeram conhecer novos mundos ao mundo, a globalização está em marcha e não irá parar por aqui.

Nunca se viveu como agora a globalização e muito maior será no futuro. Mas, como podemos definir globalização? Parece que uma definição possível será o aparecimento de um único mercado mundial de bens, serviços, capital e mão de obra.

O maior desafio do mundo

O Fórum Econômico Mundial inscreveu aqueles que serão os principais desafios da humanidade.

O aprofundamento da desigualdade lidera o topo das preocupações. O aumento do desemprego, a quebra da confiança das populações com as suas lideranças, a falta de liderança política e um aumento das tensões entre as superpotências fecha os cinco principais desafios globais. Na lista dos desafios ainda estão o aumento da poluição no mundo desenvolvido, o aumento das pulsões nacionalistas e o aumento dos problemas de acesso à água. E encerra com  a melhoria das condições de saúde das populações, para que os países possam abraçar um projeto de prosperidade econômica.

 

Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.