Rock – expressão da rebeldia

sábado, 14 de julho de 2018

O ritmo, que nasceu com os negros americanos, é filho direto do blues do Mississipi. Esse som eletrizante, proibido para as mocinhas brancas, era tachado pela conservadora sociedade americana dos anos 50 como coisa do diabo e que devia, a todo custo, ser evitado.

Nos primórdios, Fats Domino, já em 1949, vendia mais de 1 milhão de cópias do primeiro single The Fat Man, Chucky Berry alucinava as platéias com seus solos de guitarra e Little Richard era o responsável por sucessos como Tutti Frutti e Long Tall Sally. Mas esse era apenas o começo.

Lá pela metade dos anos 50, na onda das vibrações que vinham do gueto negro, aparece um garoto com voz potente, uma dança desconcertante e sexy, que, para espanto geral, era branco: Elvis Presley. Nascia o primeiro pop star do planeta, o rei do rock.

Com Elvis, o rock chegou com todo vigor ao público branco. Já não tinha mais volta. A semente da rebeldia estava ali, e uma música poderosa, capaz de mudar comportamentos e influenciar gerações, também. Os jovens, agora, sabiam como se expressar.

Para ler ( e ouvir) rock

Breve História do Rock

Este livro conta os detalhes sobre como o rock se desenvolveu ao longo do tempo. Quais são os elementos que formaram o estilo? De onde vieram? Como evoluíram até o que chamamos hoje de rock? Por que bandas de diferentes estilos podem ser consideradas bandas de rock? Descubra tudo em “Breve História do Rock”, de Ayrton Mugnaini Jr.

Segredos e Lendas do Rock

Um livro para saciar os mais curiosos com histórias polêmicas e controversas de grandes astros do rock.  Sérgio Pereira Couto conta tudo, de detalhes divertidos a casos que mais parecem lendas urbanas. Seja você um fã do gênero ou pelo menos alguém que gosta de entender os bastidores da fama, essa é uma boa opção.

Almanaque do Rock & Filosofia

Pra muita gente, o rock é mais que um ritmo musical: é um estilo de vida! Neste livro, o autor Antero Leivas fala da influência do rock na geração beat, nos anos 50, após a Segunda Guerra. Além de apresentar a relação entre drogas e as mortes precoces dos grande astros, o “Almanaque do Rock & Filosofia” tem um detalhe especial para os brasileiros: um capítulo inteiro dedicado ao maluco beleza Raul Seixas.

Dias de Luta: o Rock e o Brasil dos Anos 80

Os anos 80 presenciaram um grande boom do rock nacional, com o surgimento de astros e legiões de fãs fanáticos pelos seus ídolos. Em “Dias de Luta: O Rock e o Brasil dos Anos 80”, o jornalista Ricardo Alexandre conta a ascensão e a queda do ritmo nessa década, além de suas relações com a sociedade brasileira naquele momento.

As raízes do rock

Obviamente, como o próprio nome já diz, “As raízes do rock” busca apresentar as origens do ritmo, levando em consideração o contexto social e cultura dos anos 30. Descubra com o autor Florent Mazzoneli como e quais foram os grandes artistas que plantaram as sementes do rock, possibilitando que ele se tornasse o que é hoje; conheça os primeiros discos e astros mitológicos que iniciaram a saga do badalado ritmo.

 

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.