Colunas
Rapidez na isenção
Rapidez na isenção
Em pouco mais de quatro meses de funcionamento, a nova plataforma eletrônica da Receita Federal para processar os pedidos de isenção de impostos na compra de veículos reduziu para 72 horas (três dias) o prazo de concessão do benefício. Até o fim do ano passado, quando o processo era manual, pessoas com deficiência e taxistas levavam até 100 dias para receberem a resposta.
*****
Segundo levantamento divulgado recentemente pela Receita, cerca de 200 mil pedidos de isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e Imposto sobre IOF (Operações Financeiras) deixarão de ser protocolados a cada ano nas unidades de atendimento do fisco.
Mercado reduz projeção
O mercado financeiro voltou a reduzir a estimativa para o crescimento da economia este ano. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 2,75% para 2,70%. Na última semana, a projeção ficou estável em 2,75%, após quatro reduções seguidas. Para 2019, a previsão permanece em 3%. As estimativas são do boletim Focus, publicação divulgada todas as semanas pelo Banco Central.
*****
De acordo com a pesquisa, o mercado financeiro manteve a projeção para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 3,49% para este ano. Para 2019, a estimativa permaneceu em 4,03%.
Juros no consignado
O Itaú Unibanco informou ter reduzido a taxa máxima do crédito consignado (com desconto em folha de pagamentos) para aposentados e pensionistas do INSS, ficando abaixo do teto estabelecido pelo Ministério do Planejamento e pelo Conselho Nacional de Previdência (CNP). Com a decisão, os clientes passam a contar com taxa de, no máximo, 1,99% ao mês. A nova taxa passa a vigorar a partir de hoje, 8.
*****
"A redução da taxa para um nível inferior ao teto estabelecido pelo regulador tem como objetivo apoiar nossos clientes aposentados e pensionistas neste momento de recuperação do país após um longo período de contração da atividade", destacou Ricardo Botelho, diretor do Itaú Unibanco, em nota à imprensa.
Distribuição de royalties
O presidente Michel Temer, anunciou a sanção de um projeto de lei que prevê distribuição de R$ 4,3 bilhões a estados e municípios como compensação financeira da produção de petróleo e gás natural. O projeto foi aprovado no último dia 25 de abril no Congresso Nacional.
*****
O crédito suplementar a ser transferido como royalties para os governos e prefeituras provém do excesso de arrecadação. "Estes recursos irão beneficiar a população brasileira", escreveu Temer em sua conta no Twitter.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário