Radar - 30/04/2015

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bastou a polícia de Baltimore, cidade mais populosa do estado americano de Maryland e a terceira mais violenta dos Estados Unidos, matar um jovem negro para desencadear uma onda de violência com destruição de lojas e automóveis pela cidade, obrigando a intervenção da Guarda Nacional. Aqui no Brasil, segundo dados da ONG Conecta Direitos Humanos, das pessoas que morrem de forma violenta, 68% são negros. Dentre os presos, 61% têm pele de cor preta ou parda.  

* * * * *

A morte de uma jovem motociclista, na noite de anteontem em Nova Friburgo, vem aumentar a triste estatística dos acidentes e apontar, outra vez, o vilão desta história: desrespeito, excesso de velocidade, imprudência. A eterna briga do trânsito está longe de um final feliz.

* * * * *
O impostômetro instalado pela Associação Comercial de São Paulo atingiu ontem, às 11h30, a quantia de 627,54 bilhões arrecadados pelo governo este ano. No ano passado, este valor só foi alcançado no dia 12 de maio. O número deixa claro o aumento da carga tributária de um ano para o outro e, na avaliação de economistas, 2015 deve bater um recorde na arrecadação, com um total de R$ 2 trilhões. Em 2014 foi um pouco mais de R$ 1,8 trilhão.

* * * * *
O governo do estado deverá promover um mutirão para os endividados com a Fazenda, dentro do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais para estados e municípios. Poderão ser negociadas com pessoas físicas e jurídicas dívidas correspondentes a IPVA, ICMS, IPTU e ISS, além de multas ambientais. O governo quer incrementar a arrecadação e o mutirão está previsto para os próximos 60 dias.

* * * * *
Praças e parques do Rio amanheceram ontem com faixas e cartazes protestando contra a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil. Segundo integrantes da organização “Redução não é Solução”, países que reduziram a idade não baixaram os índices de criminalidade. O símbolo da campanha, uma pipa nas cores laranja e roxo, estará presente também no domingo, no Maracanã, na decisão do campeonato carioca entre Vasco e Botafogo, onde haverá um “pipaço”. Campanha semelhante evitou a redução da maioridade penal no Uruguai em 2014.

* * * * *
O Uber, aplicativo que conecta motoristas autônomos e usuários que buscam viagens seguras e eficientes, foi proibido no estado de São Paulo, depois que taxistas de várias cidades do país protestaram contra a instalação dos mesmos em aparelhos celulares. A Justiça ainda determinou que Google, Apple, Microsoft e Samsung suspendam os aplicativos de usuários que já o possuam instalados.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.