Colunas
Radar — 25/11/2015
O desemprego no país alcançou 8,9% no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro) de 2015, informou ontem, 24, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior taxa da série iniciada em 2012. No trimestre anterior (abril, maio e junho), o indicador estava em 8,3%. Os dados divulgados, que fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Trimestral (Pnad Contínua), indicam que a população desocupada no Brasil chegou a nove milhões de pessoas. A população ocupada, no terceiro trimestre, corresponde a 92,1 milhões de pessoas. A pesquisa indica, ainda, que cerca de 35,4 milhões de pessoas tinham, no terceiro trimestre, carteira de trabalho assinada no setor privado. A Bahia foi o estado que teve a maior taxa de desocupação (12,8%) e Santa Catarina a menor (4,4%). Entre os 27 municípios das capitais, Salvador registrou a maior taxa de desemprego (16,1%) e o Rio de Janeiro a menor (5,1%).
*****
A produção industrial voltou a apresentar queda em outubro, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) na pesquisa Sondagem Industrial. Os dados mostram que o índice de elevação de produção ficou em 44,6 pontos no mês passado. O indicador de elevação de produção não ficava abaixo de 50 pontos em um mês de outubro desde 2011, quando marcou 48,8 pontos. Apesar do recuo, a produção industrial foi mais intensa do que em setembro deste ano, quando o indicador de elevação de produção ficou em 42 pontos. Em outubro de 2014, o índice teve um resultado melhor, ficando em 50,8 pontos.
*****
O Brasil tem uma das maiores diferenças entre salários de homens e mulheres com o mesmo nível de formação analisadas no relatório Education at a Glance 2015: Panorama da Educação, lançado mundialmente ontem, 24. A renda média de uma mulher com educação superior no país representa cerca de 62% da renda média de um homem com o mesmo nível de escolaridade. Com o resultado, o Brasil aparece em sexto lugar na avaliação dessa disparidade, dentre os países que disponibilizaram dados. O relatório é a principal fonte de informações comparáveis sobre a educação no mundo. A publicação oferece dados sobre a estrutura, o financiamento e o desempenho de sistemas educacionais de 46 países. A publicação mostra que, no Brasil, 72% de homens com ensino superior ganham mais que duas vezes a média da renda nacional. Entre as mulheres isso ocorre com 51% das que têm ensino superior.
*****
Quase 30 milhões de pessoas entre aposentados e pensionistas começaram a receber a segunda parcela do 13º. O pagamento vai até o dia 7 de dezembro. São cerca de R$ 16 bilhões que serão movimentados ajudando a aquecer a microeconomia de mais de três mil municípios. Os aposentados e pensionistas já receberam a primeira parcela do abono natalino em setembro e outubro. E, com os valores que serão transferidos nos próximos dias, o décimo-terceiro total pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atingirá este ano o recorde de R$ 32 bilhões.
*****
A Receita Federal vai atualizar o site do eSocial para recolher os tributos referentes ao 13º salário dos empregados domésticos. A partir de 1º de dezembro, a atualização estará funcionando e os patrões poderão recolher os tributos sobre a primeira parcela do abono. A primeira parcela do 13º deve ser paga até o dia 30 de novembro. Já os tributos podem ser pagos até o dia 7 de dezembro.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário