Radar – 21/05/2015

quinta-feira, 21 de maio de 2015

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, quer que a cidade não fique imunda com a propaganda eleitoral durante a Olimpíada de 2016. E está pedindo que o TRE autorize a propaganda somente no dia 22 de agosto, um dia após o término dos jogos. O período determinado pela Justiça Eleitoral para a campanha é de 90 dias antes do pleito de 2 de outubro e coincidiria com a realização da competição, de 5 a 21 de agosto.

*****

O Odeon, o mais antigo cinema do Rio, faz 90 anos em 2016. Ele reabriu esta semana como centro cultural, uma alternativa para se tornar sustentável. Além de filmes, mostras, sessões para cineclubistas e universidades, a sala da Cinelândia, no centro do Rio, deverá receber apresentações teatrais e musicais e exibições de jogos de futebol, como a final da Liga dos Campeões da Europa. A reforma melhorou a projeção, as 550 poltronas, o ar-condicionado e as instalações elétrica e hidráulica. O Rio tem 16 cinemas de rua, o dobro de São Paulo (sem contar as salas especiais paulistanas). Já foram quase 200, há 50 anos.

*****

O Portal Brasiliana Fotográfica, resultado de uma parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Instituto Moreira Salles (IMS), já pode ser acessado na internet. Mais de duas mil fotos históricas raras, do século XIX e das duas primeiras décadas do século XX, estão disponíveis para consulta gratuita, por tema, período ou autoria. As fotos foram digitalizadas em alta resolução. Os usuários poderão criar galerias de fotos preferidas e compartilhá-las nas redes sociais.

*****

Um estudo publicado terça-feira, nos Estados Unidos, aponta que as pessoas nascidas a partir de 1980 têm menos parceiros sexuais do que seus pais. De acordo com o estudo, as pessoas da geração “baby-boomer” e da primeira fase da “geração X”, nascidas nos anos 1950 e 1960, tiveram uma média de 11 parceiros sexuais na vida adulta. Já os adultos da segunda fase da “geração X”, nascidos nos anos 1970, tiveram 10. Já a “geração Y” ou “geração do milênio” está com uma média de apenas oito parceiros sexuais na vida adulta.

*****

O empresário Eike Batista terminou de receber de volta todos os seus bens que haviam sido apreendidos pela Justiça em fevereiro. Nesta segunda-feira foi a vez do último que faltava, a Lamborghini Aventador LP700-4 branca, modelo 2012. Também foram liberados os bens da ex-mulher Luma de Oliveira, dos filhos Thor e Olin Batista, e da atual mulher, Flávia Sampaio. Devolveram ainda dois motores de lancha, um computador, uma escultura, o telefone celular de Eike e, até mesmo, um ovo Fabergé, relíquia russa fabricada entre 1885 e 1917 e avaliada em R$ 18 milhões.

*****

Um estudo descobriu que a música de sucesso média tem letras com nível de leitura digna de um aluno da terceira série — cerca de oito anos de idade no sistema educacional dos Estados Unidos — e que esse nível tem diminuído ao longo da década. A música country tem o nível mais avançado, com uma média de 3.3, com R&B e hip-hop no final da lista, com 2,6. Entre os gêneros, as músicas de Mariah Carey ficaram entre as mais inteligentes entre os artistas pop, enquanto Eminem ficou no topo da parada de hip-hop.

*****

Um juiz argentino reduziu a pena de um pedófilo sob a alegação de que a vítima, de 6 anos, já tinha orientação homossexual e, como havia sido alvo de abuso de outro violador, esse segundo caso “não era tão ultrajante” e não justificaria uma agravante. A decisão do magistrado Horacio Piombo o colocou sob ameaça de cassação de organizações jurídicas e associações LGBT. Ele defendeu, porém, a sentença. “A decisão é técnica. O réu não merecia a agravante pedida, pois a vítima não tinha sido violada pela primeira vez”. E baixou a pena de 6 anos para 3 anos e 2 meses do condenado, dirigente de um clube de futebol da região metropolitana de Buenos Aires. Haverá recurso da decisão na Suprema Corte da Província de Buenos Aires.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.