Radar — 17/06/2015

quarta-feira, 17 de junho de 2015

O desempenho das vendas do Dia dos Namorados decepcionou os varejistas, que devem antecipar para o início de julho as liquidações de itens de inverno, que já não eram grandes, para o fim do mês. Depois do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, ambos ruins, a intenção dos lojistas é desovar os estoques para fazer caixa e pagar as despesas do mês. Levantamento da Associação de Lojistas de Shoppings mostra que as vendas não cresceram em relação a 2014. Os itens mais vendidos foram os de baixo valor unitário, como flores, chocolates e produtos de perfumaria.

*****

Os carregadores de celular tomaram a atenção de deputados federais nesta terça-feira. Uma audiência pública na Câmara discutiu uma proposta de padronização para a forma como as baterias de todos os aparelhos são recarregadas. O projeto de lei 32/2015, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), estabelece que todos os telefones produzidos e comercializados no Brasil usem a mesma interface que se conecta ao aparelho e à rede elétrica. O padrão seria definido posteriormente, pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A justificativa do projeto de lei é sucinta. Diz que objetivo é facilitar o ato de carregar um celular, já que o plugue será padronizado, e estimular a concorrência entre os fabricantes de celular e seus carregadores, reduzindo o valor dos equipamentos.

*****

Quatro pontes essenciais para o escoamento da produção agropecuária e industrial de Nova Friburgo foram vistoriadas pelo governador Luiz Fernando Pezão nesta segunda feira. Os acessos — reconstruídos após as enchentes de 2011 — ficam no distrito de São Pedro da Serra. As pontes integram um total de 92 acessos que estão sendo reconstruídos pelo governo estadual em parceria com o governo federal e o Banco Mundial. Foram investidos R$ 101,7 milhões nas obras.

*****

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados rejeitou projeto de lei do deputado Jorge Silva (Pros-ES) que proíbe a cobrança de estacionamento a motoristas idosos. O relator defendeu a rejeição da proposta que, segundo ele, se o cidadão possui condições financeiras para arcar com os custos de um carro deve também estar apto a pagar pelo estacionamento de seu veiculo, independentemente da idade.

*****

Estudo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que o índice de reincidência nas prisões brasileiras de adultos chega a 70%, enquanto nas instituições de correção juvenil o percentual é inferior a 5%. O levantamento foi realizado em 2014 e mostra que os jovens com idade entre 16 e 18 anos são apenas 0,9% de todos os crimes registrados no país.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.