Radar – 15/05/2015

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, reclama, e com razão, das brechas jurídicas que permitem que bandidos perigosos obtenham recursos para sair das prisões, para visitas familiares, e não mais retornarem. É o caso de elementos como Fu da Mangueira, Peixe e Playboy, que escaparam da prisão após receberem o benefício da progressão da pena. Segundo o secretário, Fu da Mangueira é responsável pela guerra do tráfico no Morro do Fallet e da Coroa, no Catumbi, no centro do Rio.

***** 

Enquanto a economia em geral vai mal, o mercado de carros de luxo no Brasil é só sorrisos. Audi, Mercedes e BMW, que dominam 70% do mercado de alto padrão no Brasil, comercializaram quase 14 mil unidades de janeiro a abril, crescendo 18 por cento, enquanto o mercado de veículos como um todo retraiu 18 por cento. Um nicho de luxo.

***** 

A edição de 2015 do Mapa da Violência no Brasil, divulgada na quarta-feira, 13, mostra um crescimento de assassinatos por arma de fogo no país, aumentando 272,6%, entre os jovens de 15 a 29 anos, no período de 1980 e 2012. Passou de 4.415 vítimas em 1980 para 24.882 em 2012. 

***** 

Universitárias sul-coreanas participam de um concurso de sono para recarregar as energias após as provas. Receberam lençóis e travesseiros e tiveram apenas cinco minutos para pegar no sono. Os organizadores queriam conscientizar os jovens sobre a falta de sono e sugerir que em vez de irem para a balada, os estudantes deveriam dormir para recuperar sua mente e seu corpo. Segundo as estatísticas, 3 entre 10 jovens de 13 a 24 anos dormem menos que 6 horas por noite.

***** 

A ex-escrava Harriet Tubman foi escolhida por mais de 600 mil norte-americanos em votação organizada pelo grupo independente “woman on 20s” como o rosto a ser estampado nas notas de 20 dólares no lugar do ex-presidente Andrew Jackson. Nascida escrava, Tubman ficou conhecida por sua luta abolicionista e ativista humanitária. Seu rosto entra no lugar do polêmico ex-presidente, dono de fazenda de escravos e que apoiou a remoção de índio em 1830, causando a morte de milhares deles por fome, doenças e migração forçada. Agora, a decisão caberá ao Departamento de Tesouro norte-americano. Resta esperar. 

***** 

O físico e escritor Stephen Hawking tem previsões sombrias para a humanidade. No último fim de semana, revelou que não vamos sobreviver a outro milênio a não ser que colonizemos outro planeta. “Não acho que vamos sobreviver sem fugir do nosso frágil planeta”, argumentou. Hawkins já havia dito, em 2006, que desastres como a colisão de um asteroide ou uma guerra nuclear podem nos dizimar.

***** 

A renúncia do secretário municipal de Saúde, Luis Fernando, volta a colocar o abacaxi no colo do prefeito Rogério Cabral. Com um orçamento estimado de R$ 130 milhões e inúmeros problemas, o novo titular enfrentará as mesmas dificuldades do médico e vereador, fazendo coro com a quase totalidade das cidades brasileiras, sem recursos, infraestrutura, quadro de pessoal e um número incalculável de pacientes. Tarefa ingrata.

***** 
    

Em comemoração ao aniversário de Nova Friburgo, amanhã, 16, o prefeito Rogério Cabral poderia anunciar medidas que elevassem a autoestima do friburguense, como a remodelação da Praça Getúlio Vargas, a cura do Hospital Raul Sertã, a conclusão das obras na Av. Roberto Silveira, o fim da rodoviária urbana, a melhoria do trânsito e até mesmo a recolocação das estátuas das quatro estações na Praça Dermeval Barbosa Moreira. É o que poderíamos chamar de legado do seu mandato para os 200 anos que se aproximam.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.