Radar – 13/05/2015

terça-feira, 12 de maio de 2015

Concebido para ser referência no tratamento dialítico, o Centro de Hemodiálise está concluído. Não, não é em Nova Friburgo, e, sim, em Teresópolis. Lá, a população gritou, esperneou e a Prefeitura apressou logo a conclusão da obra. Aqui em Nova Friburgo, o prédio anexo ao Hospital Raul Sertã parece “obra de igreja” e faz parte do conjunto de problemas enfrentados pela saúde pública e permanece sem data para ser resolvido. Cadê a CPI?

***** 

O Dia do Desafio, competição mundial para sensibilizar a população para a prática do exercício físico, será realizado no dia 27 de maio e as prefeituras estão sendo convocadas para sensibilizar o maior número de pessoas a parar 15 minutos e realizar uma atividade física. As inscrições poderão ser feitas nas unidades do Sesc.

***** 

Praga em todas as cidades brasileiras, o descumprimento de regras de trânsito e de civilização parece não ter fim. Tem sido cada vez mais comum a prática de motoristas estacionarem seus veículos em frente às rampas de acesso, impedindo a locomoção de deficientes físicos, idosos e carrinhos de bebê. Tudo isso é feito nas barbas da fiscalização, que não consegue reprimir na forma de multa a infração comumente cometida. Até quando?

*****

A doleira sentenciada Nelma Penasso Kodama, condenada nos processos da Operação Lava Jato, prestou depoimento ontem na CPI da Petrobras em Curitiba e não fez por menos: assumiu a função. “Sou doleira, comprava e vendia moedas no mercado negro e isto vai constar no termo de colaboração que estou firmando”, disse. Ex-namorada do doleiro Alberto Youssef, ela é conhecida como a “Dama do mercado” e gostava de usar pseudônimos como Greta Garbo, Cameron Diaz e Angelina Jolie.

***** 

Corram dos cartões de crédito. Pesquisa econômica da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade revelou que a taxa de juros do “dinheiro de plástico” subiu de 12,02% ao mês, ou 290,43% ao ano, em março, para 12,14% ao mês, ou 295,48% ao ano, em abril. A taxa de abril é a maior desde março de 1999, quando chegou a 13,45% ao mês, ou 354,63% ao ano.

***** 

Quatro entre dez brasileiros estavam inadimplentes em abril, o que corresponde a um contingente de 55,3 milhões de pessoas. Os dados são do SPC Brasil e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgados nesta terça-feira.

***** 

A paulista filha de inglês Paula Dolphin foi derrotada nas eleições a uma vaga no parlamento britânico. Ela obteve 7.483 votos. Paula concorria pelo Partido Liberal Democrata e gastou na campanha R$ 115 mil, dinheiro feito sem doações de terceiros — metade de seu bolso e a outra metade pelo partido. Quase igual ao Brasil.

***** 

Em 100 dias de funcionamento, o novo Congresso Nacional, empossado em 1º de fevereiro, foi marcado por votações importantes, desavenças com o Planalto, alguns escândalos e até xiliques de parlamentares. Relembre os 5 destaques dos 100 dias: Lei da terceirização, PEC da Bengala, PEC das Domésticas, Lei do feminicídio e a redução da maioridade penal.

***** 

Se você se irrita com facilidade durante voos de avião, você não está sozinho. Pesquisa com passageiros revelou que em primeiro lugar em irritabilidade aponta os apressados em saltar de suas poltronas assim que o sinal de atar o cinto de segurança se apaga. Depois vem a formação de fila antes do horário de embarque, o bloqueio da passagem em direção à esteira de bagagem e o serviço de refeição em período de turbulências.

***** 

Deu nas redes sociais. A preocupação com os direitos humanos chegou à gastronomia. Padaria em Porto Alegre alterou o nome da torta “Nega Maluca” rebatizando-a de “bolo afrodescendente”.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.