Radar — 12/11/2015

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A demanda do consumidor por crédito caiu 2,4% em outubro na comparação com setembro, segundo levantamento divulgado pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o recuo foi superior: 8,5%. Entretanto, no acumulado do ano, a procura do consumidor por crédito registra avanço de 1,9% em relação aos dez meses de 2014. De acordo com os economistas da Serasa, o encarecimento das condições de crédito e a elevação dos níveis de desemprego inibem a busca dos consumidores por crédito.

******

O volume de etanol hidratado – usados nos veículos movidos a álcool - comercializado pelos produtores do Centro-Sul, em outubro, atingiu 1,7 bilhão de litros, o que representa crescimento de 36,04% em relação ao total produzido (1,25 bilhão de litros) no mesmo mês do ano passado. O volume vendido é o maior já registrado no Centro-Sul, superando em mais de 5% o recorde anterior, que era 1,61 bilhão de litros, registrados em setembro de 2010.

*****

Cerca de 2 mil empresários estão participando em Brasília do X Encontro Nacional da Indústria, o maior fórum empresarial do país. O evento será encerrado hoje com a presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do ex-presidente dos EUA Bill Clinton.

*****

As pessoas mais velhas estão mais insatisfeitas com a vida. O Índice de Satisfação com a Vida para os brasileiros com 55 anos ou mais caiu 13% em um ano. A queda nessa faixa etária foi maior do que a média nacional, de 9,5%, e muito superior à retração de 3,9% registrada entre os jovens de 16 a 24 anos, mostra um recorte inédito da pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 2.002 pessoas em 140 municípios, entre 18 e 21 de setembro. Na avaliação da CNI, isso indica que pessoas mais velhas estão sendo mais penalizadas pela crise econômica.

*****

O medo do desemprego também é maior entre as pessoas mais velhas. Na faixa da população que tem de 45 a 54 anos, cuja maioria ainda trabalha, o Índice de Medo do Desemprego cresceu 46,6% entre setembro de 2014 e setembro de 2015, mais do que os 37,5% da média nacional. Entre as pessoas que têm de 25 a 34 anos, o indicador aumentou 32,8%. Uma explicação para essa diferença é a maior dificuldade que as pessoas ativas de maior idade encontram para se recolocarem no mercado de trabalho.

*****

A produção industrial em setembro caiu em dez dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As quedas mais acentuadas foram registradas na Bahia (-7,6%) e no Rio de Janeiro (-6,6%). Os resultados positivos foram verificados no Pará (12,6%), Paraná (5,1%), Espírito Santo (1,3%) e Amazonas (0,1%). A indústria nacional teve queda de 1,3% em setembro, em relação ao mês anterior, e manteve a trajetória descendente iniciada em outubro de 2014. O Pará, com expansão de 2,4%, registrou o principal avanço em setembro de 2015.

*****

A mais recente edição da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro revelou que 84% dos passageiros aprovam os aeroportos do País. O trabalho foi elaborado a partir de dados coletados com 13 mil passageiros nos 15 aeroportos que movimentam 80% das pessoas que viajam de avião no Brasil. Desde que a pesquisa começou a ser realizada, no início de 2013, a nota de satisfação do terceiro trimestre de 2015 foi a mais alta já registrada: 4,15.

*****

O final de ano será bastante disputado nas principais cidades turísticas do País, de acordo com boletim de outubro divulgado pelo Ministério do Turismo. A maior parte dos viajantes brasileiros (84,1%) escolheu uma cidade brasileira para passar o recesso e as férias de verão. Foi o maior índice dos últimos seis anos para destinos nacionais, de acordo com o estudo. 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.