Colunas
Radar – 12/05/2015
A utilização de menores para a movimentação de drogas pelo comando do tráfico em Nova Friburgo é preocupante. Invariavelmente, para não dizer diariamente, a polícia apreende menores com quantidades que, se fossem com os maiores, seriam acusados de tráfico. Porém, o Estatuto da Criança fala mais alto e os menores voltam para as ruas, para novos delitos. Uma triste rotina.
*****
Lei municipal criada pelo vereador Gustavo Barroso obrigando diversos estabelecimentos, como shoppings e supermercados, a disporem de bicicletários para a guarda das “magrelas” cria uma expectativa positiva para a evolução da mobilidade urbana em Nova Friburgo. Falta, agora, o governo criar as faixas para ciclistas, que ainda não apareceram.
*****
Um anjo da guarda tecnológico é o novo modelo Ford Ka, com o sistema de conectividade Sync. Trata-se de um sistema programado para fazer uma ligação automática ao 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em caso de acidente com o veículo, informando sua localização e conectando os passageiros para o resgate. A novidade já existe nos Estados Unidos e Europa e é oferecida pela primeira vez no Brasil.
*****
A cantora Sandy, filha do superstar da música sertaneja Xororó, revelou que ama o pai mas não ama a música sertaneja. O modismo musical rural, ampliado com o “boom” do agronegócio brasileiro, ganhou mais uma crítica e criou “frisson” nas fazendas e nas gravadoras do país. O estilo é responsável pelo alto faturamento das gravadoras no Brasil e pela riqueza de muitas duplas espalhadas pelos estados, na cidade e no campo.
*****
Apesar da recessão que atinge em cheio o mercado de trabalho, com demissões e contratações reduzidas pelo setor privado, no setor público as coisas não vão tão mal assim. Para esta semana há, em todo o país, 19.894 vagas distribuídas entre 178 seleções para todos os níveis de escolaridade.
*****
O BNDES, principal financiador de obras de infraestrutura, tem acumulado embaraços com operações financeiras desde que o PT chegou ao poder, beneficiando empresas eleitas pelo Palácio do Planalto com financiamentos generosos, como as empresas de Eike Batista e em países cujo sistema democrático é questionável. O banco tem se recusado a quebrar o sigilo bancário e a revelar as condições e garantias dos empréstimos realizados nos últimos anos. A briga promete continuar com a oposição tentando quebrar este desvirtuamento no Congresso Nacional.
*****
Wolf Maia, o diretor da novela “I Love Paraisópolis”, que estreou ontem, na Globo, tem uma teoria pela baixa audiência das telenovelas. E não é porque o público está ficando “careta”. “A culpa é de quem faz a novela”, disse, em uma referência a “Babilônia”, que vem derrapando nos números desde sua estreia, em março.
*****
O projeto do novo Código Penal será examinado em sessão extraordinária a partir de hoje na Câmara dos Deputados. A matéria, que tramitava desde dezembro do ano passado na CCJ, segue agora para deliberação em plenário. O texto amplia a pena mínima para crime de homicídio, torna a corrupção crime hediondo e tipifica os crimes de terrorismo e caixa dois. E ainda aumenta o rigor penal para crimes contra a administração pública.
*****
Lojistas da Rua Teresa, em Petrópolis, estão pedindo a todos os santos que este inverno traga boas notícias. De acordo com o sindicato do comércio local, das 800 lojas, 200 estão de portas fechadas e cerca de 500 pessoas já foram demitidas. A crise no setor vem desde 2014, mas agravou-se no primeiro trimestre do ano.
*****
O ex-vereador Jeferson de Jajaia, atual assessor especial do prefeito de Búzios, André Granato, foi preso em flagrante desmatando um terreno em área de proteção ambiental na Praia Rasa, entre Búzios e Cabo Frio. Tudo em nome da especulação imobiliária. Segundo a Guarda Marítima Ambiental, responsável pelo flagrante, Jeferson é o “segundo maior incendiário e o primeiro maior desmatador de Búzios”.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário