Radar — 11/05/2016

terça-feira, 10 de maio de 2016

Saques do PIS-Pasep

O Ministério da Fazenda informou ontem, 10, que mais de 614 mil beneficiários do programa PIS-Pasep foram às agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal sacar os valores de cotas disponíveis em suas contas individuais após campanha do governo sobre o assunto entre novembro de 2015 a abril deste ano. Esse montante representa uma ampliação de 269 mil saques (ou 78%) em relação ao observado entre novembro de 2014 e abril de 2015. O balanço do Ministério da Fazenda mostra ainda que o maior aumento foi verificado nas retiradas feitas por beneficiários com 70 anos ou mais, que passaram de 3,7 mil para quase 190 mil.

Mais créditos para as MPEs

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou a criação de uma linha de crédito de R$ 5 bilhões para financiar capital de giro de micro e pequenas empresas. A linha Proger Urbano - Capital de Giro será composta por R$ 2 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e R$ 3 bilhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), segundo informou o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Os recursos da nova linha serão destinados a micro e pequenas empresas com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões. O limite de financiamento com recursos dos depósitos especiais do FAT é de R$ 200 mil por empresa, com prazo de pagamento de até 48 meses, com 12 meses de carência e limite financiável de 100%.

Mães ganham menos

 As vendas da semana do Dia das Mães (últimos dias 2 a 8) caíram 8,4% em relação ao ano passado e tiveram o pior desempenho desde o início da série do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, em 2003. De acordo com balanço divulgado, na comparação com o mesmo fim de semana de 2015 o último fim de semana (dias 6 a 8) registrou queda de 9,5% em todo o país. De acordo com os economistas da Serasa Experian, “a queda do poder de compra dos brasileiros, tendo em vista a escalada do desemprego, e a inflação ainda em patamar elevado, afetaram negativamente o movimento varejista do Dia das Mães deste ano”. Além disso, eles destacam o crédito mais caro e escasso.

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As vendas online para o Dia das Mães cresceram 8% nas duas semanas que antecederam a data, na comparação anual, para R$ 1,62 bilhão, de acordo com dados da E-bit/Buscapé divulgados nesta segunda-feira, 9. O valor médio das compras passou para R$ 402 reais, ante R$ 380 um ano antes. Entre as cinco categorias mais vendidas estavam eletrodomésticos (13,1% dos pedidos), moda e acessórios (12,9%), livros (12%), telefonia/celulares (10,6%) e casa e decoração (9,1%). Neste ano, quatro milhões de pedidos foram feitos via internet, uma alta de 2% na comparação com 2015.

Juros altos
As seis linhas de crédito disponíveis para pessoas físicas - pesquisadas pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) - apresentaram elevação de juros entre março e abril indicando taxa média anual de 150,42%, o que significa alta de 62,45 pontos percentuais. Também subiram as três modalidades destinadas a empresas, com média de 71,15% ao ano. Segundo a Anefac, foi a 19ª elevação seguida.

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Em relação a pessoas físicas, a rolagem do débito pelo cartão de crédito continua sendo o tipo de financiamento mais caro, alcançando 435,58% ao ano. A taxa mensal subiu 9,37% (em março) para 15,01% (em abril). A segunda modalidade mais onerosa para o consumidor é o cheque especial que aumentou de 7,72% ao mês (em março) para 11,46% (em abril), atingindo 267,64% ao ano. No comércio, o índice aumentou de 4% para 5,82%, o que ao ano representa 97,16%.

Idosos conectados

Eles estão cada vez mais dependentes de seus smartphones, usam a internet para se conectarem a amigos e familiares e estão em busca da conveniência oferecida pelos e-commerces. Assim como qualquer outro consumidor, os idosos também foram conquistados pelo mundo virtual e estão aproveitando os recursos oferecidos pela tecnologia em suas rotinas.

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Analisando as características de navegação deste público a mensagem é clara: “me entenda, me atenda e ganharás a minha preferência”. Isso é o que mostra a pesquisa “Os 60+ e a internet”, realizada pela SeniorLab, em parceria com a Segmento Pesquisas e Mandíbula que ouviu, entre os dias 7 a 16 de janeiro, maiores de 60 anos e todos com perfil no Facebook. O público sênior passa em média 57 minutos por dia conectado, segundo o levantamento. 

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