Colunas
Radar — 09/07/2015
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 8,89% nos últimos 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o mais elevado índice acumulado em 12 meses desde dezembro de 2003, quando chegou a 9,30%. O IPCA é o indicador oficial do governo para aferição das metas inflacionárias. O índice mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre um e 40 salários mínimos mensais. Em junho, ficou em 0,79%, acima da taxa de 0,74% registrada no mês de maio. Com este resultado o primeiro semestre do ano fechou em 6,17%, mais do que os 3,75% do primeiro semestre de 2014, registrando a taxa mais elevada para o período de janeiro a junho desde 2003 (6,64%).
*****
A crise já forçou as indústrias a reduzir a força de trabalho, segundo pesquisa inédita feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem. De 2.307 empresas entrevistadas, 50% disseram à Confederação ter demitido funcionários de outubro de 2014 a abril deste ano e 60% delas afirmaram que cortaram vagas ou adotaram medidas de redução do custo. Já 67% das companhias informaram queda na produção para a eliminação de postos de trabalho ou redução do uso de mão de obra. Um terço dos entrevistados confirmou que dificuldades financeiras motivaram as medidas.
*****
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do estado do Rio de Janeiro entraram em greve por tempo indeterminado. A categoria reivindica um reajuste salarial imediato de 27,3%, concursos públicos pelo Regime Jurídico Único (RJU) para aumentar o número de servidores, que segundo o movimento, é insuficiente para dar um atendimento de qualidade à população, e melhores condições de trabalho. A decisão é uma adesão ao movimento nacional, deliberado na plenária nacional da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), realizada no último sábado, em Brasília.
*****
As lideranças partidárias indicaram os nomes dos senadores titulares e suplentes para integrarem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (COL). Foram indicados para compor a CPI da CBF os senadores Humberto Costa (PT-PE), Zezé Perrela (PDT-MG), Ciro Nogueira (PP-PI), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Romero Jucá (PMDB-RR), Omar Aziz (PSD-AM), Alvaro Dias (PSDB-PR), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Romário (PSB-RJ), Fernando Collor (PTB-AL), Lídice da Mata (PSB-BA) e Wellington Fagundes (PR-MT).
*****
Os juros para o cheque especial atingiram, em julho, a maior taxa média desde novembro de 1995. Segundo levantamento da Fundação de Proteção de Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), os juros para essa modalidade de crédito ficaram em 11,49% ao mês, um crescimento de 0,33 ponto percentual em relação aos valores cobrados em junho (11,16%). A alta em julho foi puxada pelos reajustes feitos por cinco dos sete bancos pesquisados. O HSBC subiu de 12,66% para 13,21% ao mês, o Bradesco de 10,8% para 11,26%, o Itaú de 10,64% para 11,29%, o Banco do Brasil de 10,34% para 10,53% e a Caixa Econômica de 9,52% para 9,99%.
*****
O papa Francisco fez na terça-feira um apelo ao Equador e aos “povos latino-americanos”, para que evitem “a dolorosa memória de qualquer tipo de repressão, controle desmedido e restrição de liberdades” nas suas normas e leis. O sumo pontífice falou na Igreja de São Francisco de Quito, durante sua viagem à América Latina, que o leva também à Bolívia e ao Paraguai. Francisco destacou como o Equador e muitas outras nações da América Latina devem enfrentar novos desafios “que requerem a participação de todos os setores sociais”.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário