Radar - 07/05/2015

quinta-feira, 07 de maio de 2015

O ex-presidente Lula bem que tentou transmitir à população o inconformismo contra o ajuste fiscal da “companheira Dilma”, falando à Nação na noite de anteontem, quando reviveu seus tempos de líder sindical e favorito da população naquela época. Contudo, nos tempos atuais, seu discurso teve efeito contrário — irritou mais que uniu. O resultado não poderia ser outro. Enquanto vociferava indignação, o brasileiro orquestrou um panelaço repudiando o partido, as dificuldades do dia a dia do país e os casos de corrupção que envergonham a todos. Teria sido melhor, para o PT, “deixar Pelé no banco”, em vez de tentar defender o indefensável. Os tempos são outros.

***** 

Descendo a ladeira da produção industrial brasileira, como ocorreu em 2014, o mês de março teve o pior desempenho desde 2010. Números do IBGE mostram que em março a produção industrial nacional recuou 0,8%, acumulando queda de 5,9% no ano e de 4,7% nos últimos 12 meses, mantendo assim uma trajetória descendente verificada desde março de 2014.

***** 

Sondagem Econômica Regional divulgada pela Firjan no último dia de abril revelou baixa atividade econômica nas regiões Serrana e Centro-Sul no primeiro trimestre do ano. Produção, volume de empregos e estoques fecharam o trimestre abaixo do planejado. Nas duas regiões, tanto a indústria quanto o comércio apresentaram queda de vagas no período. 

***** 

Não poderia ser diferente. O secretário de Educação do Paraná, Fernando Xavier, pediu demissão ontem, sete dias após o confronto da polícia com os professores em greve há 12 dias. Ele alegou que pediu demissão por motivos pessoais. Porém, o conflito com os professores deve ter pesado na sua saída. A categoria, parada, está deixando fora das escolas quase um milhão de alunos.
***** 

O lançamento ontem da Fevest, que será realizada entre os dias 2 e 4 de agosto no Country Clube, dá um novo alento ao setor e mantém viva a esperança de que a crise econômica, embora de caráter nacional, não trará muitas dificuldades ao setor de moda íntima, praia e fitness da Região Serrana. É hora, portanto, de cruzar os dedos.

***** 

Alta nos preços dos remédios e das roupas fez com que o índice de inflação da baixa renda no mês de abril ficasse acima do verificado para a média das famílias brasileiras. Mesmo com a trégua no preço da energia, da gasolina e dos alimentos, a alta dos preços pesou mais para quem ganha entre 1 e 2,5 salários mínimos.

***** 

Nesta semana do Dia das Mães, a Mega Sena fará um sorteio extra e, em função disso, mudou os dias do concurso: um deles foi realizado na terça, outro será hoje e haverá outro no sábado. A Caixa Econômica pretende realizar este ano mais cinco concursos extras: a Mega Sena de Férias, em julho; a Mega Sena dos Pais, em agosto; da Primavera, em outubro; da República, em novembro, e a de Natal, em dezembro. A aposta mínima custa R$ 2,50.

***** 

Qual a principal mudança que você gostaria de ver em Nova Friburgo por ocasião dos 197 anos de fundação da cidade?
Saneamento básico e ruas asfaltadas
Limpeza das ruas e vias públicas
Transporte público de qualidade
Iluminação e policiamento ostensivo
Melhorias no atendimento em saúde
Mais projetos culturais na cidade
Valorização da escola e dos professores

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.