Radar – 03/06/2015

quarta-feira, 03 de junho de 2015

De janeiro a abril deste ano, 666 pessoas foram golpeadas com facas ou tesouras no Estado do Rio, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Em média, cinco vítimas foram feridas por dia em casos de homicídios, tentativas de homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal dolosa. Destas, 72 morreram, o que significa que, a cada dois dias dos últimos quatro meses computados, uma pessoa morreu no estado vítima de arma branca. Outro dado alarmante do ISP mostra explosão nos números de roubos de celulares em 2015, com 79% de aumento no estado (de 2.043 registros em 2014 para 3.652, de janeiro a abril).

*****

A lei que regulamenta a PEC das Domésticas foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Com isso, a categoria passará a usufruir de direitos como o pagamento de horas extras e de adicional noturno, seguro-desemprego, salário-família e acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) — que até então era opção do patrão e agora será obrigatório. Com a nova lei, todos os empregadores ficam obrigados a recolher 8% do salário a título de FGTS. A contribuição previdenciária cairá de 12% para 8%, mas o empregador terá que pagar 0,8% para seguro contra acidente de trabalho e 3,2% para a constituição de uma poupança para o pagamento de multa dos 40% de fundo, caso o funcionário seja demitido sem justa causa.

*****

Levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas aponta que 84% dos moradores de Brasília reprovam o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). O instituto ouviu 1.280 eleitores entre os dias 25 e 28 de maio. A pesquisa tem grau de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais. De acordo com o levantamento, apenas 12,2% dos brasilienses aprovam o segundo mandato da presidente Dilma, enquanto 3,8% disseram não saber opinar ou não responderam aos questionamentos. Os dados também indicam que o maior índice de reprovação está entre as mulheres. Ao todo, 85,1% das eleitoras rejeitam a administração da presidenta. O índice de reprovação entre os homens é de 82,8%.

*****

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, criticou a aprovação, em primeiro turno, do fim da reeleição para presidente da República, dentro do pacote da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma política. Para Toffoli, a medida poderá provocar “instabilidade política”. Apesar de ter criticado o fim da reeleição para presidente, Toffoli classificou a medida como positiva se ela fosse adotada apenas para governadores e prefeitos. “O fim da reeleição para prefeitos e para governadores é algo positivo, porque são esferas da federação brasileira em que os controles são menos rígidos, os holofotes são menores. E vai ser salutar para uma oxigenação do poder nas elites locais. Para presidente da República, com um mandato de quatro anos, penso que traz uma instabilidade política” analisou.

*****

Entidades de ONGs vão denunciar às Nações Unidas a corrupção em programas sociais do governo de Nicolás Maduro na Venezuela. A denúncia feita pela Transparência Internacional afirma que lotes de leite que seriam distribuídos em escolas públicas acabaram sendo contrabandeados para a Colômbia.

*****

Cerca de 9,5 mil alunos das escolas estaduais do estado do Rio de Janeiro estão inscritos na primeira etapa da 11 Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (ObMep), que começou ontem em todo o Brasil. A competição, desenvolvida há dez anos, consiste em 20 questões objetivas de múltipla escolha que são aplicadas pelas próprias escolas inscritas. Serão distribuídas 6,5 mil medalhas aos melhores classificados, além de certificados de menção honrosa pela participação e desempenho.

*****

O espanhol Fernando Alonso, da McLaren, é o piloto mais bem pago do grid da Fórmula 1 em 2015. Segundo o jornal Mundo Deportivo, ele está ganhando 35 milhões de euros por mês no novo contrato com a escuderia. Sebastian Vettel, que corre pela Ferrari, está embolsando 28 milhões de euros por mês. Já o líder do campeonato, o inglês Lewis Hamilton, ganha 25 milhões de euros por mês, mas seu novo contrato a partir do ano que vem o levará para a primeira posição. Ele receberá 56 milhões de euros por mês na Mercedes. Já o brasileiro Felipe Massa, da Williams, recebe 4 milhões de euros mensalmente e o estreante Felipe Nasr, da Sauber, recebe 200 mil euros.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.