Previsão otimista

sábado, 14 de outubro de 2017

Terceira idade

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos, registrou no terceiro trimestre de 2017 (julho, agosto e setembro), variação de 0,68%. Em 12 meses, o IPC-3i acumula alta de 3,53%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas. Com a alta, o IPC-3i fechou o mês com variação acima da taxa acumulada pelo IPC-BR, que mede a variação da inflação para a maior parte da população do país, e que foi de 3,17% no mesmo período.

Previsão otimista

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) pode passar a ser de 4%, caso as reformas propostas pelo governo sejam aprovadas. Meirelles citou como exemplo reformas macroeconômicas, entre as quais a tributária e a da Previdência. “Algumas delas já foram aprovadas, como, por exemplo, a taxa de longo prazo para o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]”, destacou o ministro. Ele disse que seria viável atingir esse patamar em um horizonte de tempo de “três, quatro anos”.

Bye bye Brasil

Portugal esta na moda. Basta caminhar pelas cidades de Lisboa, Cascais ou Porto para chegar a essa conclusão. Alem do turismo principalmente na alta temporada há novos restaurantes, bares, cafés e lojas em cada esquina e nos últimos anos Portugal tem sido a escolha de muitos brasileiros que buscam fugir da crise econômica e almejam melhor qualidade de vida.

*****

Hoje cerca de 80 mil brasileiros residem em Portugal com vistos regulares, segundo dados do Servico de Estrangeiros e Fronteiras, órgão responsavel pelo controle de imigração português, mas esse número deve ser ainda maior pois brasileiros com passaporte europeu ou que estão no país irregularmente somem das estatísticas. Entre os atrativos para os brasileiros estão a qualidade de vida, a facilidade da língua, o clima, a proximidade entre as culturas, e a oferta de boas universidades.

PIS/Cofins

Está sendo estudada uma alternativa para recompor as perdas de arrecadação depois da decisão do Supremo Tribunal Federal que retira o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da base de cálculo do PIS/Cofins. “Isso diminui a tributação sobre cada produto, e a Receita Federal está efetuando estudos visando avaliar se há necessidade de alguma medida para aumentar a tributação para atingirmos um ponto de neutralidade”, afirmou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

******

Segundo Meirelles, não há intenção de aumentar a carga tributária. “Não há nenhum aumento de carga. Estaria havendo uma recomposição de base, visando a termos uma neutralidade tributária em relação a essa decisão”, afirmou o ministro. Ele informou que a decisão deve sair no início da semana que vem.

PIS/Pasep para idosos

Idosos com saldo nas contas do PIS/Pasep poderão fazer o saque a partir da próxima quinta-feira, 19. O calendário de saques foi divulgado pelo governo federal. Antes, as retiradas só podiam ser feitas pelos cotistas que já tivessem completado 70 anos. Aposentados, militares na reserva, pessoas com doenças graves e de piora progressiva e beneficiários de amparo social também podem ter direito aos recursos. Os beneficiários correntistas do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal receberão o dinheiro automaticamente nas contas.

*****

As retiradas começam na próxima quinta-feira, 19, para os cotistas com mais de 70 anos. A partir de 17 de novembro, serão disponibilizados os recursos para os aposentados. Em dezembro, a partir do dia 14, o saque será liberado para mulheres a partir de 62 anos e os homens com 65 anos ou mais.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.