Colunas
Outros rios friburguenses
Linha do Tempo
“Todo mundo chama de violento a um rio turbulento, mas ninguém se lembra de chamar de violentas as margens que o aprisionam.” (Bertolt Brecht)
Outros rios friburguenses
O município de Nova Friburgo é banhado pelas bacias do Rio Grande, Rio Bengalas, dos Ribeirões de São José e do Capitão e do Rio Macaé. Os principais rios que cortam o centro da cidade são o Rio Santo Antônio, Rio Cônego e o Rio Bengalas, que se forma após o encontro destes rios.
Rio Cônego
Nasce da junção do Córrego Caledônia, Córrego Bambuaçú e do Rio Cascatinha, no mesmo bairro. Percorre os bairros da Cascatinha, Cônego, Olaria, Bela Vista, em sua parte baixa, e centro, formando com o rio Santo Antônio o Rio Bengalas.
Rio Santo Antônio
Nasce no bairro do Debossan, corta os bairros de Mury, Ponte da Saudade, Bairro Ypu e Centro, e juntamente com o Rio Cônego formam o Rio Bengalas.
Rio Macaé
Nasce na localidade de Macaé de Cima, distrito de Mury, e segue rumo leste do município, em direção a Lumiar. Em Lumiar, recebe as águas de diversos rios, como o Rio Bonito e o Rio São Pedro. Possui diversos trechos cheios de cachoeiras, o que propicia a prática de esportes radicais, como o rafting, boia cross e a canoagem, que fazem de Lumiar um dos mais importantes redutos de esportes radicais do estado, acontecendo aqui competições como os Circuitos Estadual e Nacional de Canoagem, muito concorridos.
Rio Grande
Nasce na Serra do Morro Queimado, no bairro de São Lourenço, localizado no distrito de Campo do Coelho, zona rural da cidade. Rio que banha as áreas rurais da cidade cortando bairros como Conquista, Campo do Coelho, Rio Grande de Cima e o distrito de Riograndina.
O Grande é um dos mais importantes afluentes do Paraíba do Sul, rio que nasce em São Paulo cortando os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Sofre com a erosão causada pelas enxurradas e por causa das construções irregulares às suas margens. A poluição também prejudica a saúde do rio, já que um dos mais importantes mananciais de abastecimento de Nova Friburgo e de quase toda região serrana norte depende dele.
Ao longo de seu curso até o Paraíba recebe dejetos industriais e residenciais de vários municípios, tais como Bom Jardim, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes e São Sebastião do Alto. Recebe águas de vários rios importantes como o Rio Negro, que nasce em Duas Barras e forma, junto com o Grande, o Rio Dois Rios, na divisa entre Itaocara e São Fidélis, norte do estado.
Ribeirões
Os ribeirões de São José e do Capitão nascem no Morro do Curuzu, em Varginha, cortando grande área rural da localidade e do distrito do Amparo. O Capitão deságua no São José, que por sua vez deságua no Rio Grande, já na cidade de Bom Jardim.
Fontes: wikipedia.org
sosriosdobrasil.blogspot.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário