Olimpíada bélica

sexta-feira, 05 de agosto de 2016

Olimpíada bélica

A Olimpíada do Rio de Janeiro deu um novo fôlego à indústria de defesa nacional. Muito além do batalhão previsto de 85 mil homens, entre soldados e policiais, a aposta para o esquema de segurança dos jogos está na tecnologia: de bloqueadores de drones a sistemas de gestão e de tráfego aéreo. Em meio à crise fiscal do governo, que levou a sucessivos cortes de investimentos em defesa, o evento se transforma numa vitrine para as empresas brasileiras do ramo, que veem uma oportunidade de ampliar os mercados de exportação dessas tecnologias. Para a Associação Brasileira das Indústrias de Defesa e Segurança, o Brasil ainda tem um amplo potencial na área de segurança, tanto para atender às necessidades do mercado interno como para exportar essas tecnologias. O mercado de segurança e defesa no mundo é de US$ 1,5 trilhão.

Fazenda apoia estados

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, negou na quarta-feira, 3, que o governo tenha recuado nas condições exigidas aos estados que renegociarem a dívida com a União. Segundo ele, a inclusão das despesas estaduais na proposta de emenda à Constituição que limita o crescimento dos gastos públicos representa uma contrapartida para os governos locais. “Não há recuo no sentido de que a reestruturação da dívida foi mantida integralmente no projeto mandado pelo governo. E a contrapartida do teto dos gastos [para os estados] nos mesmos termos do governo federal está mantida integralmente. O que está em discussão são assuntos relacionados a definições na LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal], que foram incluídos no projeto a pedido dos governadores. Portanto, não há nenhum recuo”, declarou o ministro.

Visitantes recuam

O número de visitantes nos shopping centers do país recuou 2,19% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já na comparação com junho, houve um aumento de 4,94%, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a consultoria FX Retail Analytics, divulgada ontem, 4. De acordo com o levantamento, a região sudeste registrou o maior recuo na comparação anual, com retração de 3,30%, seguido do nordeste, com 2,73%, e do sul, com 1,18%. No acumulado entre janeiro e julho, a queda no setor foi de 4,25% em relação aos mesmos meses de 2015.

Energisa vende mais

As vendas totais de energia da concessionária de energia elétrica Energisa no primeiro semestre somaram 16.921,9 GWh, avanço de 3,8% em relação a igual período do ano passado, informou a empresa nesta quinta-feira, 4. "Esse desempenho decorre, principalmente, das vendas de energia no mercado livre (ACL – Ambiente de Contratação Livre) e de suprimento a outras concessionárias", explicou a empresa em boletim. Por outro lado, as vendas de energia elétrica a consumidores finais (mercado cativo), localizados nas áreas de concessão do Grupo Energisa, somadas a energia associada aos consumidores livres (TUSD) caíram 1,2% no mesmo período. A Energisa, que controla 13 distribuidoras de energia no Brasil, teve receita operacional líquida consolidada no primeiro semestre de 2016, deduzida das receitas de construção, de R$ 4,82 bilhões, representando uma redução de 7,4% em relação a igual período de 2015.

Linha branca sobe mais

Apesar da forte queda do movimento de vendas no comércio de eletrodomésticos, os preços de fogões, geladeiras e lavadoras não param de subir. Entre janeiro e junho deste ano o preço médio de uma lavadora chegou a registrar alta de 17% em relação ao mesmo período de 2015, aponta pesquisa do Zoom, site de comparação de preços do comércio online. No mesmo período, a inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 4,41% e em 12 meses, 8,84%.

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A história se repete no caso do fogão, cujo preço médio registrou alta de 12% no primeiro semestre deste ano, e do refrigerador, que ficou 11% mais caro, nas mesmas bases de comparação. Os preços médios pesquisados pelo site são para pagamento à vista e a coleta envolveu as maiores varejistas online de linha branca. O resultado ganha relevância especialmente porque a competição entre as redes varejistas costuma ser mais acirrada no comércio online em relação às lojas físicas. Além disso, as vendas de geladeiras, fogões e lavadoras estão em baixa. Dados da Eletros, que reúne os fabricantes, apontam para uma retração de 18% no número de unidades vendidas no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2015.

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