Colunas
O que é a amizade?
Fábula
Amizade – os gregos fizeram dela uma divindade. Apresentava-se na figura de uma mulher, vestida com uma túnica, por baixo de cuja franja liam-se as palavras morte e vida. Na testa estavam gravadas as palavras o verão e o inverno. A figura tinha o peito aberto até o coração, para o qual apontava um dedo e nele as palavras de perto e de longe.
(Dicionário da Fábula – traduzido por Chompré – cm argumentos tirados da história poética – Ed.Garnier – Paris)
Linha do Tempo
“A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”.
Platão
“A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela, também”.
Oscar Wilde
Amigo – o lado esquerdo do peito
O Dia do Amigo será comemorado na próxima quarta-feira, 20. Mas amigo mesmo, de verdade, é para todas as horas alegres ou tristes. Pesquisas mostram que durante a vida acumulamos aproximadamente 400 amigos.
Em média vivemos rodeados por uns 30 a 40 amigos e em média apenas seis são verdadeiros. Os adultos passam menos 10% do tempo com amigos do que adolescentes e crianças.
As pessoas que se isolam sofrem até três vezes mais risco de morte prematura. O câncer surge com menos frequência nas pessoas que têm bons amigos. As pessoas solitárias possuem um risco cinco a dez vezes maior de serem hospitalizadas por distúrbio mental.
Possivelmente o termo amizade se derivou de amore; amar, (ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.
Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
As relações de amizade são amplamente retratadas tanto na literatura como no cinema e na televisão. Como exemplos, podemos citar: Dom Quixote e Sancho Pança, Sherlock Holmes e Watson, os Três Mosqueteiros, Batman e Robin, O gordo e o magro e Os três patetas. Mas existem muitos outros.
O que é a amizade?
Investigadores indicam que a amizade se resume em oito características:
Prazer – Os amigos sentem prazer pela companhia uns dos outros.
Aceitação – Os amigos aceitam-se sem se tentar mudar, aceitam-se incondicionalmente.
Confiança – Os amigos confiam uns nos outros, sabem que não se vão magoar.
Respeito – Os amigos mostram consideração e respeito pelos sentimentos mútuo.
Ajuda Mutua – Os amigos ajudam-se mutuamente, nos bons e maus momentos.
Confidência – Os amigos partilham os seus sentimentos e segredos íntimos.
Compreensão – Para os amigos é importante a compreensão mútua.
Abertura – Os amigos podem ser genuínos, sem se inibirem por possíveis juízos pejorativos.
Componentes de uma amizade ideal
- A tendência de desejar o melhor para o outro;
- Simpatia e empatia;
- Honestidade;
- Lealdade;
- Faz parte da amizade não exacerbar os defeitos do outro e dividir os bons e maus momentos;
- Os amigos evitam ser sufocantes ao outro para que haja respeito nos direitos deste. Evitam também sufocá-los com exigências, para que não haja o risco de perdê-los;
- Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples fato de existir entre eles o verdadeiro amor, também conhecido como “amor de amigos”.
Tipos de amizade
Amizade x coleguismo
Em sentido mais restrito, são chamados de amigos aquelas pessoas com quem se costuma realizar atividades recreativas, tais como desportos, jogos diversos, sair à noite; ou no contexto dos adolescentes, aqueles com os quais se dão melhor na escola. Muitos apontam nisso uma confusão entre o conceito de amigo e o de colega, este sim um tipo de pessoa com o qual não há fortes laços de companheirismo, apenas interesses afins.
Amizade entre sexos diferentes
Na maioria das culturas, considera-se normal que os amigos sejam prioritariamente pessoas do mesmo sexo, embora esta concepção tenha mudado bastante. Ainda assim, a amizade entre pessoas heterossexuais, de sexos diferentes, ainda é muitas vezes vista com a desconfiança de que não seria nada mais que um mero relacionamento com conotações sexuais, disfarçado.
No Brasil frases preconceituosas deste tipo são muito encontradas na cultura popular, tais como "Amigo de mulher é mulher também", ditas frequentemente por namorados ciumentos. Não existe, para a maioria das culturas, problemas explícitos, erro ou desvio na amizade entre sexos diferentes.
Amizade colorida
Segundo o dicionário Houaiss, amizade colorida é um relacionamento amoroso e sexual, geralmente passageiro, sem compromisso de estabilidade ou fidelidade. Ou seja, é uma espécie de relação aberta em que pode existir uma intimidade física entre as pessoas, bem diferente de uma amizade tradicional — também chamada “amizade preto-e-branco”. No Brasil, é um relacionamento mais típico das últimas décadas, que descreve um relacionamento entre duas pessoas onde estes são amigos, mas também costumam ter algum tipo de relação de caráter romântico-sexual, sem que tenham realmente um compromisso de namoro.
Embora sejam conceitos diferentes, muitos confundem a ideia de amizade colorida com os conceitos de “ficada” e “relacionamento aberto”.
Amizade por correspondência
Amizade por correspondência, e sua versão século 21, a amizade virtual, são relacionamentos entre pessoas que se comunicam por carta ou internet, e desenvolvem entre si sentimentos idênticos ao de uma amizade tradicional, sem de fato jamais terem se conhecido pessoalmente; ou quando muito, se encontraram raramente.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário