O Natal em diferentes países

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Fábula

Felicidade - divindade alegórica. Representava-se na figura de uma rainha assentada em seu trono, com um caduceu numa mão e um corno de abundância na outra.

(Dicionário da Fábula - traduzido por Chompré –Ed. Garnier – Paris)

Linha do tempo

A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.

Autor dsconhecido

É @ssim que o mundo gir@

Natal é festa em família, tem Papai Noel e árvore enfeitada... mas cada lugar do planeta comemora a data de um jeito, seguindo os costumes de sua cultura. Conheça abaixo como a festa acontece em dez diferentes países.

Grécia 

Tanto na véspera de Natal quanto no Réveillon, crianças vão às ruas e cantam canções típicas nas casas de familiares e conhecidos. Elas são parecidas com as músicas natalinas conhecidas no Brasil, mas, claro, cantadas em grego. Cada região do país tem letras diferentes para as músicas e o show não sai de graça: os adultos costumam retribuir a cantoria com dinheiro.

Os gregos fazem mais festa no Réveillon do que no Natal. Lá, Papai Noel se chama Ágios Vasílis, mas só chega com presentes para a virada de ano. Um prato típico desta data por lá é um bolo chamado Vasilopita. Dentro dele há uma moeda e dizem que a pessoa que ganhar o pedaço "premiado" terá sorte no próximo ano.

Estados Unidos 

Os americanos gostam muito de enfeitar casas, ruas e até carros na época do Natal. Shoppings e lojas também fazem decorações muito bonitas e iluminadas, assim como no Brasil. Por lá, o Papai Noel é chamado de Santa Claus.

A tradição é cada membro da família pendurar uma meia próximo à lareira, para receber pequenos presentes. No dia 24, há a ceia natalina e as crianças vão dormir cheias de ansiedade, porque os presentes só podem ser abertos na manhã do dia 25.

Japão 

Como a maioria da população não é cristã, no Japão não é feriado no Natal, embora a data seja comemorada por lá atualmente. Depois de um dia normal de trabalho, os japoneses comemoram jantando com a família no dia 25. O cardápio geralmente é frango assado e, como sobremesa, comem um bolo de morango com creme chantili chamado de "Christmas Cake" (ou bolo de Natal). A saudação para a data é Merii Kurisumasu, que significa Feliz Natal. As crianças recebem presentes do Papai Noel, conhecido por lá como Santa Kuroosu. A comemoração maior é no Ano-Novo, quando as crianças recebem dos adultos um envelope com dinheiro chamado otoshidama.

Itália 

Na Itália existe a ceia do dia 24 e o almoço do dia 25. Tudo com bastante comida. O Papai Noel lá é chamado de Babbo Natale e traz presentes no dia 24. As pessoas também costumam assistir à Messa di Natale, conhecida no Brasil como Missa do Galo. Mas este não é o único dia do ano com presente pra criançada! No dia 6 de janeiro a Befana, uma bruxa boa, traz presentes para quem foi comportado e também deixa dentro de uma meia, como o bom velhinho faz em alguns países.

Inglaterra 

Na Inglaterra, as crianças deixam bolachas, pedaço de bolo de Natal e um copo de leite para o Papai Noel na noite de 24/12. A comemoração mesmo e a troca de presentes é no dia 25, com um almoço, e o feriado se estende até o dia 26.

O panetone não é comum na Inglaterra, mas existe um bolo típico de Natal, com frutas secas. As cidades são enfeitadas com muitas luzes coloridas. Nesta época, como é inverno por lá, começa a anoitecer muito cedo, por volta das 16h. A iluminação, então, destaca-se bastante.

Alemanha 

Lá, o Natal é muito esperado mesmo. Tanto que tem até contagem regressiva. Cerca de um mês antes do Natal começa a época chamada de Advento. Os alemães fazem a Coroa do Advento, que é parecida com as guirlandas conhecidas no Brasil, mas o detalhe é que existem quatro velas encaixadas nela. A primeira vela é acesa quatro domingos antes do Natal e, a cada semana, se acende mais uma. Isso tudo pra simbolizar a chegada de Jesus, trazendo luz às pessoas. Mas essa não é a única contagem. As crianças também fazem o Calendário do Advento, a partir de 1º de dezembro. O tal calendário tem 24 "janelinhas", uma pra ser aberta a cada dia. Atrás delas, podem ter imagens, guloseimas, tarefas ou presentinhos. Existem versões compradas e feitas em casa. Os alemães fazem a ceia no dia 24, com comidas simples e muitas bolachinhas, e um almoço bem caprichado no dia 25. Enquanto brasileiros costumam comer peru, na Alemanha se come pato. E a festa não acaba aí: o dia 26 também é feriado de Natal!

Finlândia 

As celebrações de Natal na Finlândia começam no Domingo de Advento, que é o primeiro domingo quatro semanas antes do Natal. É nesse dia que são inauguradas as decorações das lojas e escritórios.

As crianças finlandesas também têm um Calendário do Advento e são acesas as velas do Advento, como na Alemanha. É só no último domingo antes do Natal que as pessoas compram e decoram a árvore de Natal. Os finlandeses gostam de pendurar na árvore bandeiras de vários países e um enfeite feito de palha chamado himmeli. Na Finlândia, a primeira refeição que comemora o Natal é feita às 12h do dia 24/12. Por volta das 17h do mesmo dia, as famílias costumam ir à igreja agradecer e rezar por seus parentes e amigos queridos. Lá, o Papai Noel se chama Joulupukki.

Portugal 

Em Portugal, também é costume fazer a ceia de Natal na véspera, que por lá é chamada de Consoada. Os pratos típicos da data são bacalhau, polvo cozido com arroz, carne de porco, bolinho de jerimum, filhós (massa de pastel frita com açúcar e canela) e bolo rei (um bolo especial de frutas).

As crianças também ficam muito ansiosas pela chegada do Pai Natal, como Papai Noel é conhecido pelas crianças portuguesas. Na noite do dia 24/12, elas deixam uma meia com docinhos, castanhas e um biscoito chamado rebuscado para o Bom Velhinho.

Israel 

A maioria das pessoas que moram em Israel são judias e, por isso, no dia 25 de dezembro não é feriado lá. Mas os cristãos que moram em Israel também fazem ceia e comemoram a data.

Existe uma festa muito popular em dezembro em Israel. A partir do dia 8/12 começa a celebração de Chanucá, a festa das luzes, que celebra a multiplicação do azeite usado para reacender a Memorá (um candelabro de sete braços) depois da reconquista do Templo Sagrado de Israel há muito tempo.

África do Sul 

No dia do Natal, os sul-africanos costumam ir às igrejas onde cantam muitas músicas natalinas. É quando voltam da missa que as pessoas servem a ceia em uma mesa cheia de parentes e amigos. Todos comem frango, carne bovina, carne de carneiro ensopada e bolinhos de massa. No Natal, as crianças sul-africanas ganham brinquedos, roupas e doces de presente. No dia 26 de dezembro também é feriado na África do Sul. A data é uma maneira de comemorar o fato de o país ser independente hoje em dia e é uma forma das famílias esticarem as celebrações de Natal.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.