O grande desafio – Enem

sábado, 04 de fevereiro de 2017

Fábula

Campo de Lágrimas – lugar do Inferno onde acreditavam que estavam aqueles que a violência do amor havia causado a morte. (Dicionário da Fábula – Ed. Garnier – Paris)

Linha do Tempo

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”  Paulo Freire

O grande desafio – Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para as grandes universidades brasileiras, se tornou um dos mais significativos termômetros da qualidade da educação nas escolas públicas e particulares do país. Ele é produzido anualmente a partir das notas dos alunos no exame. O resultado divulgado na manhã desta terça-feira pelo Inep, órgão responsável pelas avaliações oficiais, ligado ao Ministério da Educação (MEC), reafirma o predomínio das particulares, reitera algumas características dos colégios que costumam se sair bem no ranking e mostra uma tendência que vem se acentuando nos últimos anos entre aqueles que aparecem no topo.

No grupo das dez melhores escolas no Enem — todas particulares — há uma característica comum a sete delas. Seus alunos não cursaram o ciclo de três anos lá. Na verdade, a maioria permaneceu apenas um ano nesses colégios. Como são fortemente voltados para o vestibular, atraem alunos justamente na véspera da grande prova, explicam os especialistas.

Das 100 melhores classificadas do Rio de Janeiro, seis delas são de Nova Friburgo: Colégio São João Batista, Anchieta, Externato Sant Ignes, CNS Mercês, CNS das Dores e Colégio Miosótis.

As 10 melhores escolas do Estado do Rio segundo o ENEM   (Nome da escola (cidade) - rede de ensino - média nas provas objetivas

1- Colégio Ipiranga (Petrópolis) – privada - 706,93
2- Colégio e Curso Ponto de Ensino (Niterói) – privada - 704,59
3- Sistema Elite de Ensino (Rio de Janeiro) – privada - 703,73
4- Colégio e Curso Ponto de Ensino (Rio de Janeiro)  – privada - 702,66
5- Colégio de São Bento (Rio de Janeiro)  – privada - 693,81
6- Colégio e Curso Ponto de Ensino (Rio de Janeiro)  – privada - 691,20
7- Colégio Santo Agostinho (Rio de Janeiro)  – privada - 690,62
8- Colégio Santo Inácio (Rio de Janeiro) – privada - 684,38
9- Instituto Gay-Lussac - Ensino Fundamental e Médio (Niterói)  – privada - 678,27
10- Colégio Cruzeiro - Centro (Rio de Janeiro)  – privada - 677,42

Pensador Nota 10

Rubem Azevedo Alves (Boa Esperança, 15 de setembro de 1933 — Campinas, 19 de julho de 2014)

Foi um psicanalista, educador, teólogo, escritor e ex-pastor presbiteriano brasileiro. Foi autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil. Foi professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Sua mensagem é direta e, por vezes, romântica, explorando a essência do homem e a alma do ser. É algo como um contraponto à visão atual de “homo globalizadus”, que busca satisfazer desejos, muitas vezes além de suas reais necessidades.

"Ensinar" é descrito por Alves como “um ato de alegria, um ofício que deve ser exercido com paixão e arte. É como a vida de um palhaço que entra no picadeiro todos os dias com a missão renovada de divertir. Ensinar é fazer aquele momento único e especial. Rindo, dizer coisas sérias. Mostrando que esta, na verdade é a forma mais eficaz e verdadeira de transmitir conhecimento. Agindo como um mago e não como um mágico. Não como alguém que ilude e sim como quem acredita e faz crer, que deve fazer acontecer”.

Brasil vergonhoso

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou no final do ano passado  que o Brasil é uma "vergonha" em qualquer parâmetro de ensino, o que faz o país estar em uma situação "vexatória".

Mendonça Filho deu a declaração após participar de uma audiência pública no Congresso Nacional na qual foi discutida a medida provisória (MP) editada pelo governo em setembro que prevê uma reforma no ensino médio.

"Os resultados da educação são deprimentes. O Brasil celebra a mediocridade, essa é a verdade. A gente acompanhou uma evolução razoável do ponto de vista de universalização [nos últimos anos], mas os números relativos à área educacional do Brasil, para mim, não podem tornar nenhum cidadão feliz ou satisfeito, muito pelo contrário", disse o ministro.

Se analisarmos qualquer indicador, [seja] com relação ao Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes] ou ao ranking de competitividade, a gente vai se deparar com uma situação vexatória. O Brasil é uma vergonha do ponto de vista educacional em qualquer parâmetro", completou Mendonça Filho.

A proposta do governo Michel Temer altera o conteúdo e o formato das aulas, e também a elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  O objetivo da medida, segundo o governo, é aumentar a carga horária do ensino médio, tornando-o integral, e flexibilizar a grade curricular para que os estudantes possam escolher até metade do conteúdo que irão estudar.

Frases

“A única arma para melhorar o planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” 
Nelson Mandela

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” 
Immanuel Kant

“Uma palavra mal colocada estraga o mais belo pensamento.” 
Voltaire

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.