Nova regra para saque

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Nova regra para saque

O Banco Central alterou na quarta-feira, 28, as regras para saques de dinheiro em espécie no Brasil. Pelas novas diretrizes, os bancos deverão requerer de seus clientes uma comunicação prévia, com três dias de antecedência, para saques no valor igual ou superior a R$ 50 mil. Atualmente, essa comunicação ocorre com apenas um dia de antecedência, para saques no valor igual ou superior a R$ 100 mil. A nova regra passa a valer dentro de 180 dias.

Deflação no aluguel

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) recuou 0,67%, em junho ante uma queda de 0,93%, em maio. Com esse resultado, houve deflação tanto no acumulado do ano (-1,95%) quanto nos últimos 12 meses (-0,78%). Esta última variação é a que serve de base de cálculo, entre outros, do reajuste do aluguel residencial. O levantamento é feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) e se refere às oscilações de preços coletados entre os dias 21 de maio e 20 deste mês. O índice é usado no reajuste dos contratos de aluguel.

Menos endividados

O porcentual de famílias endividadas alcançou 56,4% em junho de 2017, uma queda de 1,2 ponto porcentual ante maio, segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada ontem, 29, pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). É o segundo recuo consecutivo do indicador, que ficou abaixo dos 58,1% observados no mesmo período do ano passado. "A redução do porcentual de famílias endividadas sinaliza um ritmo ainda fraco de concessão de empréstimos e financiamentos para as famílias”, explica em nota a CNC.

*****

Apesar da segunda queda mensal do porcentual de famílias endividadas, a proporção das famílias com dívidas ou contas em atraso teve aumento, alcançando 24,3% em junho, ante 24,2% em maio e 23,5% em junho de 2016.

Bandeira Elo

A partir de 31 de julho, os clientes com cartões da bandeira Elo poderão completar as transações nas máquinas de outras empresas. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) assinou anteontem, 28, acordos com a credenciadora Cielo para pôr fim à exclusividade no processamento das compras com crédito ou débito feitas por meio da bandeira. Atualmente, os clientes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Bradesco que possuem cartão Elo só podem passá-los nas máquinas da Cielo. A bandeira foi criada pelos três bancos em 2011 para fazer concorrência com a Visa e a Mastercard, as principais no país.

*****

De acordo com o Cade, a exclusividade para os cartões Elo obriga os estabelecimentos comerciais a contratarem a Cielo para que possam aceitar os cartões de bandeira. Segundo o órgão, a prática prejudica a livre concorrência no mercado de meios de pagamento eletrônicos.

Incerteza na economia

O Indicador de Incerteza da Economia, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cresceu 14,4 pontos entre maio e junho, e chegou a 142,5 pontos. Segundo a FGV, o clima de incerteza da economia ainda reflete a crise política desencadeada pela divulgação das conversas entre o empresário Joesley Batista e o presidente Michel Temer. De acordo com a FGV, com o resultado de junho, o indicador volta ao mesmo nível de incerteza vivido no período pré-impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Reforma avança

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o projeto da reforma trabalhista, e aprovou ainda um requerimento de urgência para a votação da matéria no Plenário do Senado. A CCJ também derrubou três destaques, que pretendiam retirar do texto principal artigos sobre trabalho intermitente; afastamento de gestantes e lactantes de locais insalubres; e a prevalência do negociado sobre o legislado. Além da CCJ, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deu parecer favorável ao texto. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) decidiu pela rejeição do projeto. 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.