Lucro da BR

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Lucro da BR

A Petrobras registrou no primeiro trimestre deste ano lucro líquido de R$ 4,4 bilhões. Segundo a empresa, o resultado reverte o prejuízo registrado no mesmo período do ano passado, quando houve perda de R$ 1,2 bilhão. “Sem dúvida alguma, foi um bom trimestre para a nossa companhia”, disse o presidente da Petrobras, Pedro Parente. De acordo com a companhia, o resultado foi influenciado por menores gastos com importações de petróleo e gás natural, pela maior participação do óleo nacional na carga processada e maior oferta de gás nacional.

Energia solar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação do primeiro financiamento para um projeto de geração de energia solar.O empréstimo, de R$ 529,039 milhões, vai financiar a implantação do Complexo Solar Pirapora-MG, um empreendimento da EDF Energies Nouvelles, subsidiária do grupo estatal francês Électricité de France (EDF) e da fabricante de módulos solares canadense Canadian Solar (CSI), que fornecerá equipamentos para o projeto. O complexo prevê a construção de cinco usinas fotovoltaicas, com potência instalada total de 150 megawatts e capacidade para atender a demanda de 189.842 residências, informou o banco.

Super endividados

Estados com alto endividamento e problemas de caixa vão ganhar um fôlego para colocar as contas em dia. O projeto de lei apresentado pelo governo que trata da recuperação fiscal dos estados superendividados já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado.O projeto permite que estados com alto endividamento e problemas de caixa tenham o pagamento da dívida com a União suspenso por três anos (prorrogáveis por mais três), desde que atendam às contrapartidas constantes da proposta. Após esse período, os estados voltam a quitar seus débitos, mas ainda com parcelas reduzidas.

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Em troca dessa suspensão das dívidas, os estados terão de elevar a alíquota de contribuição previdenciária de servidores (ativos e aposentados) de 11% para, no mínimo, 14%. Está previsto ainda o congelamento de reajuste dos servidores públicos e a restrição à realização de concursos públicos.

CPI da Previdência

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência Social realizará a terceira audiência pública interativa nesta segunda-feira, 15. A CPI foi criada com o objetivo de investigar a situação financeira da Previdência. A comissão busca verificar as dívidas de grandes empresas com a Previdência, a sonegação e a concessão de anistias, desonerações e desvinculações tributárias que teriam provocado o desabastecimento do caixa do setor nos últimos anos.

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Serão ouvidos na audiência Fabrício da Soller, procurador-geral da Fazenda Nacional; Ana Paula Vitali JanesVescovi, secretária do Tesouro Nacional; George Alberto de Aguiar Soares, secretário de Orçamento Federal; e Guilherme Pfeifer Portanova, advogado especialista em Direito Previdenciário.

Aeroportos satisfazem

A satisfação geral dos passageiros com os principais aeroportos do país atingiu maior índice desde que a pesquisa começou a ser feita pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, em 2013. Em uma escala que vai até 5, a nota registrada no primeiro trimestre deste ano foi 4,34.A Pesquisa Permanente de Satisfação dos Passageiros ouviu 13,8 mil pessoas nos 15 aeroportos que movimentam 80% do público que viaja de avião no Brasil.

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O aeroporto internacional Afonso Pena, em Curitiba-PR teve maior média trimestral, com nota 4,73. Considerando apenas o mês de março, o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas-SP, teve maior nota da história da pesquisa, com 4,96. O aeroporto internacional de Salvador, com (3,83) foi o único que ficou com nota abaixo de 4, que é a meta definida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

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O indicador que avalia a satisfação dos passageiros em relação aos serviços públicos recebeu melhor nota, com média de 4,56. O item cordialidade dos funcionários recebeu 4,62 pontos. O tempo de espera na imigração foi o que menos agradou, mas, ainda assim, ficou com média de 4,39. O serviço das companhias aéreas foi o segundo melhor indicador na avaliação dos passageiros, com média de 4,34. Com destaque para a cordialidade dos funcionários do check-in. A velocidade de restituição de bagagens foi o item com pior nota (4,16).

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