Colunas
Junho no aperto
Junho no aperto
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas divulgaram ontem, 8, o Indicador de Propensão ao Consumo, onde foi apontado que 58% dos consumidores planejam reduzir os gastos este mês. Entre as razões estão a tentativa de economizar - apontado por 23% dos entrevistados – e os altos preços, além do endividamento e a redução da renda, respectivamente citados por 18%, 15% e 10%. Embora uma parcela considerável esteja endividada, a maior, ou seja, 42% dos participantes da apuração disseram estar com as contas equilibradas. Por outro lado, 37% assumiram estar no “vermelho”.
Contas inativas do FGTS
Cerca de 7,5 milhões de trabalhadores poderão sacar neste sábado, 10, o saldo disponível nas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Inicialmente, a previsão era para o dia 16. Entre os beneficiários, estão os nascidos em setembro, outubro e novembro. A antecipação da disponibilização do FGTS inativo se deu por conta do feriado de Corpus Christi (próxima quinta-feira, 15). Pouco mais de duas mil agências da Caixa funcionarão no sábado, das 9h às 15h, para atender aos trabalhadores que desejam sacar os recursos já no primeiro dia, calculados em R$ 10,9 bilhões, o equivalente a 25% do total cedido pelo programa.
BB com WhatsApp
O Banco do Brasil anunciou na quarta-feira, 7, novo recurso que permite realizar transferências bancárias ou pagamento de contas com ajuda de aplicativos de mensagem como o WhatsApp ou SMS. A novidade ainda não tem data para lançamento, mas deve estar disponível em breve. Recentemente, o banco divulgou acessório que dispensa o uso dos cartões de crédito e débito em pagamentos.
Reforma adiada
Após pressão dos senadores de oposição, o calendário de tramitação da reforma trabalhista no Senado será atrasado em pelo menos uma semana. A leitura da proposta de reforma trabalhista, que seria feita hoje, 9, na Comissão de Assuntos Sociais, foi adiada para terça-feira, 13. O acordo prevê que o texto será colocado em votação apenas no próximo dia 20, na comissão. Com isso, o novo calendário indica que o texto ficaria pronto para ir ao plenário em 28 de junho,
Jovens aprendizes
O Brasil registrou mais de 143 mil novos jovens aprendizes contratados desde janeiro até abril. De acordo com dados divulgados pelo Projeto de Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho, do Ministério do Trabalho, houve uma leve redução em relação às contratações no mesmo período do ano passado, quando foram 145,09 mil.
*****
Entre os estados, o maior total de contratações de aprendizes até abril ocorreu em São Paulo (37,62 mil contratos), seguido por Minas Gerais (17,70 mil), Rio Grande do Sul (12,98 mil), Santa Catarina (12,15 mil) e Rio de Janeiro (10,38 mil). Os setores que mais contrataram foram a indústria de transformação, comércio e reparação de veículos, serviços sociais e de saúde.
Bye bye Brasil
Segundo a Receita Federal, cerca de 18,5 mil brasileiros deixaram o país em 2016, mais do que o dobro dos quase oito mil que foram viver no exterior em 2011. Os brasileiros – principalmente aqueles de classe média, com uma carreira profissional consolidada e com família formada – estão comprando uma passagem só de ida para países como Canadá e Austrália. O número, segundo especialistas em imigração, está crescendo. O perfil daquele que quer sair do Brasil muitas vezes tem uma vida plena e estável por aqui e decidem abrir mão dela para viver fora buscando uma melhor qualidade de vida ou melhores oportunidades.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário