Colunas
IMPRESSÕES - 23/03/2015
sexta-feira, 20 de março de 2015
Contagem regressiva para a felicidade
A indústria do entretenimento adora fazer listas contendo os 10 mais, os Top10, os mais-mais, ou maiores e os melhores da nossa cada vez menor aldeia global. Nada mais natural que seja assim. Afinal, a curiosidade humana pelo exótico e por pessoas e acontecimentos que engrandecem a vida é sempre motivo de atenção de todos.
Vou aqui fazer uma lista "mais-mais”, porém, não tem a finalidade de entreter e alegrar a vista. São passos que nos levam à felicidade. Uma contagem regressiva onde o produto final é aquilo que todos buscam e nem sempre, infelizmente, conseguem. Mas não custa nada tentar. O mundo está mudando. E você, espera ou muda junto?
10 - Pessoas que nos fazem acreditar na humanidade
Jiddu Krishnamurti - Filósofo, escritor, e educador indiano. Proferiu discursos que envolveram temas como revolução psicológica, meditação, conhecimento, liberdade, relações humanas e a natureza da mente.
Chico Xavier - Médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo.
Chico Mendes - Seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro. Lutou pelos seringueiros da Bacia Amazônica. Seu ativismo ecológico lhe valeu fama internacional: foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos”.
Leon Tolstoi - Escritor russo. Além de sua fama como escritor, ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e ideias contrastavam com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade com a natureza.
Amma - Mata Amritanandamayi Devi, mais conhecida como Amma (que significa mãe). É muito admirada dentro e fora da Índia e respeitada como uma humanitarista; muitos a reverenciam como Mahatma (Grande Alma) e uma santa viva: a santa dos abraços.
Dalai Lama - Dalai Lama é o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do budismo tibetano. É também o líder oficial do governo tibetano em exílio. Acredita-se que o Dalai Lama seja a reencarnação de uma longa linha de tulkus, que optaram pela reencarnação, a fim de esclarecer a humanidade.
Nisargadatta Maharaj - Guru hindu de Advaita Vedanta (não dualismo), pertencente ao Inchegeri Sampradaya. A publicação em 1973 de "Eu Sou Aquilo” ("I Am That”) lhe trouxe reconhecimento mundial e seguidores, especialmente da América do Norte e Europa.
Mohandas Ghandi - Mais conhecido como Mahatma Gandhi, foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto) como um meio de revolução.
Nelson Mandela - Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou Tata (‘Pai’).
Madre Teresa - conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica considerada, por alguns, a missionária do século XX. Fundou a congregação "Missionárias da Caridade”, tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas”.
9 - Sintomas de um possível despertar de consciência
- Tendência crescente de deixar as coisas acontecerem em vez de tentar controlá-las.
- Ataques frequentes de alegria, sorrisos sem explicação, sensações de estar intimamente contatado aos outros e à Natureza.
- Episódios frequentes de apreciação e admiração das coisas simples.
- Tendência a pensar e agir espontaneamente com amor.
- Perda de habilidade de se preocupar.
- Perda de interesse por tomar as coisas como pessoais
- Perda de apetite em julgar o outro
- Perda de interesse em julgar a si mesmo
- Inclinação a dar sem esperar nada em troca
8 - Atividades ligadas a uma vida longa
Aproxime-se dos amigos; treine seu cérebro; cuide da pele; valorize seu sono; reduza as calorias; respire e relaxe; aumente os passos; tenha objetivos.
7 - Atitudes das pessoas de sucesso profissional
Visão de longo prazo; metas claras; tomar grandes decisões; coragem; capacidade de concentração; disciplina; ter consciência das dificuldades.
6 - Causas do estresse
Baixa resistência a frustração; ameaças constantes; competitividade; falta de tempo para si mesmo; ansiedade constante; baixa autoestima.
5 - Passos para expandir sua consciência espiritual
Aprenda a se comunicar com sua alma; durma o suficiente; passe tempo com a natureza; permaneça positivo e sorria frequentemente; ative a glândula pineal.
4 - Dicas para ter uma velhice tranquila
Comece a poupar o quanto antes; não conte apenas com o dinheiro da previdência; pratique o consumo consciente; não use a economia para outros fins.
3 - Perguntas (sem respostas) sobre a felicidade
O que é a felicidade?
Como podemos ser felizes?
A felicidade depende de outras pessoas de nossa vida?
2 conselhos para viver 100 anos
Pratique atividades físicas
Exercite o seu cérebro
1 - Recado para se viver permanentemente bem
"Se toda a literatura ocidental se perdesse e restasse apenas o Sermão da Montanha, nada se teria perdido” (Ghandi)
As bem-aventuranças do Sermão da Montanha
"E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos.
E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”
Fábula
Gênio – Deus da Natureza, qual se adorava como divindade, que a tudo dava o ser e o movimento. Especialmente se considerava como autor das coisas agradáveis e voluptuosas. Acreditava-se que cada lugar tinha o seu gênio tutelar e que cada homem tinha também o seu. Muitos pretendiam que todos os homens tivessem cada um deus: um bom, que o inclinava para o bem; e outro mau, que lhe inspirava o mal.
Outono – divindade alegórica, que se diz ser deusa dos frutos e dos jardins.
(Dicionário da Fábula – com argumentos tirados da história poética – Edições Garnier – Paris)
Linha do Tempo
Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas” (Albert Einstein)
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário