Colunas
IMPRESSÕES - 20/12/2014
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
Fábula
Cupido, ou o Amor, era filho de Marte e de Vênus. Presidia os prazeres. Representa-se na figura de um menino sempre nu, algumas vezes com uma venda sobre os olhos, arco e aljava cheia de setas ardentes. Foi muito amado por Psychis, e teve na infância Antéros como companheiro. Os gregos o chamavam de Eros. Os risos, os jogos e os prazeres eram semelhantemente representados como ele, debaixo de uma figura de meninos com asas.
(Dicionário da Fábula, Edições Garnier, Paris)
Bizarras pichações
Pichação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta. No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos — às vezes gangues rivais. Por isso difere-se do grafite, uma outra forma de inscrição ou desenho, tida como artística.
O grafite, em princípio, é bem mais elaborado e de maior interesse estético, sendo socialmente aceito como forma de expressão artística contemporânea, respeitado e mesmo estimulado pelo poder público. Já a pichação é considerada essencialmente transgressiva, predatória, visualmente agressiva, contribuindo para a degradação da paisagem, vandalismo desprovido de valor artístico ou comunicativo.
Fundação à vista
O vereador Marcelo Verly está propondo a criação do SOS Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas, com vistas à retomada desse patrimônio histórico de Nova Friburgo.
O parlamentar não está sozinho nesta empreitada. Une-se a outras vozes que vêm tentando a recuperação do imponente imóvel, projetado inicialmente para servir de cassino, cuja atividade jamais aconteceu devido à proibição do jogo no Brasil. Foi então instalado o emblemático e saudoso Colégio Nova Friburgo, que funcionou de 1960 a 1977, considerado um dos exemplos mais bem sucedidos de experiência educacional inovadora em nosso país e que cativou e formou gerações e gerações de friburguenses, fluminenses e brasileiros. Uma iniciativa que merece o apoio.
Linha do tempo
"Passado presente no futuro digital”
O arquivo digital do Centro de Documentação Dom João VI possui um importante acervo documental sobre Nova Friburgo que vale a pena ser conhecido por todos. De fácil acesso (www.djoaovi.com.br) apresenta uma farta historiografia com jornais e revistas, fotos e gravuras, cartografia, livros raros, áudio e vídeo, manuscritos, documentos raros e atas da Câmara Municipal. Um dos documentos é o decreto real, datado de 16 de maio de 1818, para a instalação no Brasil de cem famílias suíças para habitar a vila de Nova Friburgo, constituindo-se na primeira colonização não portuguesa havida no Brasil em caráter permanente.
Humanidade em quatro quadros
Alguns dos mais importantes acontecimentos da história da humanidade puderam ser registrados em fotografias. Veja aqui quatro delas:
Eugen Weidmann, condenado por roubo e assassinatos, foi o último
a ter a cabeça cortada em praça pública. França, 1939
Realeza europeia reunida no funeral do Rei Eduardo VII da Grã Bretanha. Poucas vezes o
mundo assistiu visualmente tamanha concentração de poder. Maio de 1910
Foto tirada por tripulantes do navio The Carpathia, que resgatou os sobreviventes do Titanic. Abril de 1912
Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade. Lua, junho de 1969
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário