Impressões — 20/11/2015

sábado, 21 de novembro de 2015

Fábula

Inveja – Dividade alegórica, de extrema fealdade, a qual se representa com os olhos espantados e sumidos, cor lívida e orosto muito enrugado, toucada de cobras, tendo em uma das mãos três serpentes e na outra uma hidra com sete cabeças, e uma serpente roendo-lhe o peito.

(Dicionário da Fábula – traduzido por Chompré – com argumentos tirados da história poética – Ed. Garnier – Paris)

Linha do tempo

“Jamais existirá igualdade entre brancos e negros a menos que sejamos vistos como iguais e não como povos distintos, pois éramos todos de uma raça até que alguém resolvesse nos separar pela cor, como se expressasse o caráter de cada homem.”

William Roger

“O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais.”

John Kennedy

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.”

Winston Churchill

Consciência

O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Em termos psicológicos a consciência é descrita como conduzindo a sentimentos; de remorso, quando o indivíduo age contra seus valores morais; de retidão ou integridade, quando a ação corresponde a essas normas. Metáforas comuns para a consciência incluem, entre outras, a “voz interior" e a "luz interior". Consciência é um conceito importante em direito, tanto nacional como internacional, cada vez mais aplicado ao mundo como um todo, foi muitas vezes inspiração de inúmeros atos nobres para o bem comum.

Consciência negra

Comemoramos no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra para marcar a luta pela liberdade dos negros brasileiros, que jamais cessou. A data foi cunhada como um passo que tornaria Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro. Internacionalmente, o Dia de Luta Contra a Discriminação Racial é comemorado todos os anos em 21 de março. A homenagem foi criada pela ONU em 1969 nesta data devido ao massacre ocorrido em Joanesburgo a 21 de março de 1960: o Massacre de Sharpeville. Neste dia milhares de pessoas protestavam pacificamente contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a ser portadora de um cartão com identificação dos locais onde era permitida a sua circulação. A polícia do regime de apartheid disparou contra a  multidão desarmada, causando 69 mortos e 186 feridos.

Consciência planetária

Consciência planetária é um movimento social que propõe mudar a relação de dominação do ser humano sobre a natureza e criar um modo de produção e de consumo respeitoso com o meio ambiente. Como todo movimento social, também este aglutina um conjunto de ideias, valores e projetos, dos quais, a Carta da Terra é a melhor expressão.

Leonardo Boff (2009) apresenta que a Carta da Terra pressupõe uma consciência planetária como um dado indiscutível, pois se estruturam nos seguintes eixos: respeito à comunidade de vida; integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia, não violência e paz. A consciência planetária e a Carta da Terra visam a construção de uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica, levando em conta que existe uma interdependência entre os seres vivos cuja responsabilidade pelo planeta deve ser compartilhada por todos os seres humanos.

Consciência política

Muito se tem falado sobre “política”. Mas, o que é “política”, realmente? Se consultarmos o dicionário, veremos que “política” é uma arte, que, se bem empregada, pode trazer muitos benefícios. Temos várias definições: ciência dos fenômenos referentes ao Estado; Ciência Política; sistema de regras respeitantes aos negócios públicos; arte de bem governar os povos; habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados; maneira hábil de agir; e outras.

No entanto, para que haja uma boa política, esta deve estar acompanhada de algo divino, consciência.

Infelizmente, essas duas palavras “consciência” e “política” não têm estado ligadas ultimamente. Os nossos “pretensos políticos” talvez nem saibam o que realmente é “Consciência Política”.

Vários são os fatores que causam essa ignorância generalizada. Basicamente, o nosso povo ainda não despertou para a importância que tem o seu voto. Assim como aqueles que se candidatam a cargos públicos também não estão preparados para exercê-los. Em ambos os casos falta “consciência”.  E o pior é que isso já vem de longa data.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.