Impressões — 11/07/2015

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Fábula

Fraude – Divindade fabulosa, que se representava com cabeça humana, fisionomia agradável e o resto do corpo em forma de serpente, com cauda de escorpião, corpo em forma de serpente, com cauda e escorpião.

(Dicionário da Fábula – traduzido por Chompré – com argumentos tirados da história poética – Ed. Garnier – Paris)

Linha do Tempo

“O homem superior distingue-se do homem inferior pela intrepidez e desafio à infelicidade.”

Nietzsche

Se vira, humanidade! 

Por definição, se virar é passar por uma situação adversa, com pouco conhecimento, fazendo as coisas do próprio jeito. Fazer por conta própria. Improvisar. Fazer um grande esforço para resolver um problema. Geralmente uma determinada coisa pode ser feita da maneira correta, e quando não é feita do melhor jeito, então alguém tem que se virar para que a coisa seja feita de qualquer jeito. Fazer ou resolver determinada questão de qualquer maneira, a qualquer custo.

A humanidade não conseguiu resolver, através dos tempos, os grandes desafios que afligem a sociedade. Muitos tentam, mas poucos conseguem. O desafio está sempre presente e é preciso, além da força intelectual, de uma grande dose de força de vontade, determinação e confiança naquilo que faz, isolada ou conjuntamente. Das simples questões do indivíduo às transformações globais, tudo é desafiador.

Há pessoas muito inteligentes que não param diante de qualquer  problema, elas buscam a solução mais rápida e ao seu alcance para corrigir falhas, embora não sejam os componentes mais esteticamente corretos. O que importa é a utilidade.  

Desafio de ser refugiado

Na medida em que o mundo avança no terceiro milênio e quando se torna inadiável uma nova configuração do ordenamento jurídico internacional, existe um contingente de cerca de 160 milhões de pessoas (equivalente a mais que quatro populações da Argentina) fora de seus países de origem. São os refugiados. Aqueles que foram forçados a fugir por recearem pela sua vida e liberdade, e que na maioria dos casos, abandonaram tudo — casa, bens, família e país — rumo a um futuro incerto em terras estrangeiras.

Desafio da saúde

A melhoria da saúde pública é um desses grandes desafios que o Brasil precisa vencer, principalmente quando avaliamos o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, não podemos negar que a recente polêmica em torno da vinda de médicos estrangeiros para o país reacendeu a discussão.

Historicamente, a Constituição Federal de 1988 instituiu o SUS, que tem sua origem no movimento conhecido como Revolução Sanitária, nascido nos meios acadêmicos na década de 1970. A implantação do Sistema foi de grande valia no setor da saúde do brasileiro, porém, hoje, sabe-se que esse Sistema não funciona essencialmente conforme seus princípios: saúde como direito de todos, pregando pela Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde da população brasileira.

Desafio da educação

Um dos grandes desafios relacionados à garantia da qualidade da educação é o de promover a permanência e a aprendizagem dos alunos nas escolas. A proporção de estudantes que concluem o ensino fundamental ainda é muito baixa. Segundo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de cada 100 alunos matriculados no Ensino Fundamental, apenas 53 conseguem concluí-lo. Esse quadro agrava-se nas regiões mais pobres, como Norte e Nordeste, onde somente 40% das crianças concluem o ensino fundamental. No Sul e Sudeste, essa proporção sobe para 70%.

Desafio da globalização

A globalização não é um fato novo na história. Desde que no século XV os navegadores fizeram conhecer novos mundos ao mundo; a globalização está em marcha e não parará por aqui.

Nunca se viveu como agora a globalização e muito maior será no futuro. Diversos são os estudos que mostram que os habitantes dos países mais ricos e desenvolvidos são majoritariamente favoráveis à integração e globalização, que esta lhe permitirá elevar o seu nível de vida embora também digam que a globalização os poderá prejudicar o nível de emprego e segurança. Mas como podermos definir globalização? Parece que uma definição possível para globalização será o aparecimento de um único mercado mundial de bens, serviços, capital e mão de obra.

O maior desafio do mundo

O Fórum Econômico Mundial inscreveu aqueles que serão os principais desafios para 2015. E daí nasceu a lista dos dez maiores desafios que o mundo enfrenta este ano e que serão seguidos pelos especialistas deste organismo durante os próximos 18 meses.

O aprofundamento da desigualdade lidera o topo das preocupações. O aumento do desemprego, a quebra da confiança das populações com as suas lideranças, a falta de liderança política e um aumento das tensões entre as superpotências fecha os cinco principais desafios globais. Na lista dos dez desafios ainda estão para a humanidade o aumento da poluição no mundo desenvolvido, o aumento das pulsões nacionalistas e o aumento dos problemas de acesso à água. A lista encerra com A lista encerra com a melhoria das condições de saúde das populações.para que os países possam abraçar um projeto de prosperidade econômica.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.