Impressões – 07/06/2015

domingo, 07 de junho de 2015
Foto de capa

O grito da Natureza

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, em vez de louvarmos a Natureza e a sua eterna bondade com o ser humano, estamos enlutados. Não comemoramos festivamente e, sim, choramos a maltratada relação com esta divina generosidade, com a terra, o ar, a água, os seres vivos. Não retribuímos a quem nos oferece vida e alegria. Somos incrédulos com quem nos afaga, nos dá calor, nos sustenta. Mantemos uma triste relação que precisa ser modificada a qualquer custo e cujas consequências por nossa indiferença nos custará caro. Estamos desperdiçando um bem incomparável e que muito em breve mostrará a sua indignação por tamanha descompaixão, insensibilidade e desinteresse. Não podemos mais continuar a exterminar, dia a dia, esta oferenda que não nos cobra nada além da atenção e respeito. Somos cruéis com que nos dá sustento. Até quando retribuiremos com a maldade quem nos oferece tanto bem?

Nova Friburgo, em coro com a humanidade, também se mostra perversa com a natureza. Desmatamento, derrubadas, queimadas, crueldade com os animais, poluição, lixo, tudo conspira contra nós e não nos atentamos para isto. É hora de dar um basta. O retorno pela indiferença deixará um legado triste e pobre para as gerações futuras. Não podemos ser responsáveis por esta herança funesta. Vamos nos redimir, sejamos complacentes, retomemos uma relação saudável com quem nos oferece o que há de melhor no mundo. Na natureza, nada se perde, tudo se transforma. Ainda há tempo, portanto, de mudarmos. Eu, você, todos nós. Vamos nos unir para louvarmos nosso maior patrimônio, antes que seja tarde demais. Respeitemos a Natureza!

Fábula

Natureza – Filha de Júpiter. Alguns a fazem sua mãe, outros a sua mulher. Alguns antigos filósofos acreditavam que a Natureza não era outra coisa mais que o mesmo Deus, e que Deus não era outra coisa senão o Mundo, isto é, todo o universo. Muitos admitiam um deus particular da natureza humana, o qual entendia ser o mesmo que Gênio.

(Dicionário da Fábula – traduzido de Chompré – com argumentos tirados da história poética - Ed. Garnier – Paris)

Linha do tempo

“Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas — é de poesia que estão falando.”

Manoel de Barros

“Toda a concepção moderna do mundo tem como fundamento a ilusão de que as chamadas leis da natureza sejam as explicações dos fenômenos naturais.”

Ludwig Wittgenstein

“Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos ... aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza.”

Albert Einstein

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.