Impressões — 05/09/2015

sábado, 05 de setembro de 2015

Fábula

Vaticano – Deus que proferia oráculos em um campo vizinho de Roma

 (Dicionário da Fábula – traduzido por Chompré – com argumentos extraídos da história poética- Ed. Garnier – Paris)

Linha do tempo

“Talvez eu e meu corpo formemos uma conspiração pelas costas de minha própria mente.” Nietzsche

Teoria da conspiração

Nos dicionários define-a como qualquer teoria que explica um evento histórico ou atual como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito geralmente por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como uma “sociedade secreta” ou “governo sombra”. As teorias da conspiração são muitas vezes vistas com ceticismo exagerado e por vezes ridicularizadas e mesmo desacreditadas, uma vez que raramente são apoiadas por alguma evidência conclusiva. Existem muitas mas apresento apenas algumas que estão no imaginário da sociedade.

A mulher da nota de real

Você já percebeu que existe uma moça em todas as cédulas de real em circulação no Brasil? A figura se parece à escultura de uma mulher, toda séria e sem olhos, ilustrando o lado anverso de todas as cédulas. Mas, afinal, quem é essa moça? De acordo com o Banco Central do Brasil, trata-se de uma efígie simbólica, ou seja, uma ilustração que representa a República. No nosso país, ela foi interpretada sob a forma de uma escultura, e a imagem original que serviu de inspiração para essa representação foi o quadro “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugène Delacroix, no qual a Liberdade é apresentada na forma de uma mulher. 

Sociedades secretas

Essas organizações despertam a curiosidade de todos. Apresentamos algumas das quais você provavelmente nunca ouviu falar. Confira:

Arioi

Estabelecida no Taiti, esta sociedade secreta consistia em uma ordem religiosa composta apenas pelos membros mais belos e bem-sucedidos da população. Seus integrantes — homens e mulheres — veneravam Oro, o deus da guerra, enalteciam as artes e a liberdade sexual e eram obrigados a se abster de ter filhos. Por essa razão, era comum que os membros da Arioi cometessem abortos e até infanticídios. Outra característica interessante é que os membros podiam abandonar a Arioi quando quisessem e constituir família sem sofrer qualquer tipo de hostilidade por parte dos demais integrantes.

Calves’ Head Club

Fundada na Inglaterra no século 17 pouco depois da decapitação do Rei Carlos I, os integrantes do Calves’ Head Club — ou “Clube das Cabeças de Bezerro” em tradução livre — costumavam se encontrar para, basicamente, celebrar a execução do monarca. Esta sociedade secreta era formada por integrantes que compartilhavam as mesmas ideias e que se reuniam simplesmente para passar o tempo juntos e festejar.

Sociedade da Palavra do Cavaleiro

Conhecida pelo nome original de The Society of the Horseman’s Word, esta sociedade secreta surgiu na Escócia durante o século 18 e, inicialmente, acreditava-se que ela composta por ferreiros e camponeses que recitavam feitiços e faziam uso da bruxaria para domar seus cavalos. No entanto, de acordo com historiadores, na verdade, a Sociedade era formada por homens com profundo conhecimento sobre esses animais que se reuniam em segredo para trocar todo tipo de informação relacionada aos equinos.

Empresas misteriosas

Todo mundo já assistiu algum filme ou seriado em que o grande vilão da história não era especificamente uma pessoa, mas sim toda uma empresa ou corporação que visava lucros independentemente do mal que causasse à humanidade. Bons exemplos são a Mega Corporação Weyland-Yutani, da série de filmes Alien, e a Tyrell Corporation, do filme “Blade Runner – O Caçador de Andróides”. Mas no mundo real pode existir companhias sinistras também. Como estas listadas abaixo:

Kentucky Fried Chicken – KFC

Em 1930, o coronel Harland Sanders inaugurou o seu primeiro restaurante, onde servia pedaços de frango temperados com uma receita secreta que ele mesmo criou. Hoje, a franquia conta com mais de 15 mil lojas espalhadas por todo o mundo. A receita original, listando as 11 ervas e especiarias usadas no preparo do famoso prato e escrita à mão pelo próprio coronel, continua guardada no escritório central da empresa no Kentucky. Em 2008, ela foi removida pela primeira vez da sede para que a companhia pudesse melhorar o seu sistema de segurança. O manuscrito foi posto em uma valise com senha, que foi algemada ao braço de um especialista em segurança, que por sua vez saiu do local em um carro blindado e escoltado.

Tootsie Roll Industry, Inc.

O Wall Street Journal chama a Tootsie Roll Inc., fabricante do doce de mesmo nome, de “império secreto da América”. São fabricadas diariamente 64 milhões de unidades da guloseima na fábrica da empresa, fundada há quase 120 anos por um imigrante austríaco. Os lucros da companhia não são revelados em lugar algum.. O acesso ao interior da fábrica dos Tootsie Rolls é terminantemente proibido, e dizem que a única forma de fazer um tour por lá é entrando sorrateiramente.

Monsanto Company

Fundada em 1901, a Monsanto Company é uma multinacional nos ramos de biotecnologia agrícola e agroquímicos. De suborno de oficiais da lei e processos contra agricultores por quebra de patentes até poluição do ambiente por lixo tóxico e a descoberta de ferro radioativo em alimentos voltados para gestantes, a Monsanto tem um passado longo, sombrio e controverso. Em muitos lugares, o nome da companhia significa ganância, escândalos, corrupção e política agressiva. Em 2014, aconteceram protestos contra a empresa em 436 cidades de 52 países simultaneamente.

Mistérios musicais 

A Mental Floss  selecionou algumas teorias da conspiração envolvendo artistas do mundo da música. A seguir, confira algumas delas.

Jay-Z seria um Illuminati?

Illuminati e teoria da conspiração são assuntos que andam de mãos dadas. Muitos acham que o músico americano Jay-Z é um membro dessa sociedade secreta. A suspeita é decorrente do símbolo que o rapper faz com a mão, em formato de triângulo. O triângulo, com um olho dentro, é um dos principais símbolos dos Illuminati. Há quem diga que o rapper tem o poder de controlar a mente das pessoas e de viajar no tempo. Entre os possíveis cantores Illuminatis estão também a esposa do músico, Beyoncé, Rihanna, Kesha, David Bowie e Lana Del Rey.

A morte de Michael Jackson

Quando o rei do pop morreu, em 2009, o mundo ficou abalado, e com razão. A morte do polêmico astro da música acabou sendo relacionada a inúmeras teorias da conspiração – há até quem acredite que o cantor nem morreu para poder viver em paz, longe da fama, ao lado do amigo Elvis Presley, que também não teria morrido. De acordo com alguns membros do governo iraniano, a morte do ícone pop foi inventada para desviar a atenção da mídia ocidental da guerra iraniana, que acontecia também em junho de 2009.

A CIA assassinou John Lennon? 

Quando o assunto é a morte do ex-Beatle, o que se sabe é que um fã teria atirado contra ele em 1981, teoricamente influenciado pela leitura do clássico “O Apanhador no Campo de Centeio”. Acontece que, para alguns teóricos da conspiração, o envolvimento de Mark David Chapman na morte do artista foi apenas a forma que os verdadeiros culpados pelo assassinato de Lennon encontraram para escapar. Há quem acredite que Chapman foi contratado pela CIA, que queria Lennon morto devido à visão anticapitalista do cantor.

A caneta Bic

A famosa caneta Bic, que pode ser encontrada em qualquer canto, faz parte de nosso dia a dia. É boa de usar e muito popular. Mas como ela se tornou tão conhecida? A reposta mais comum seria que a caneta Bic é um bom produto, que tem um bom preço e é bem divulgada, porém pode haver outro. Em 2001 foram divulgadas informações que ligam a Bic e a Nasa. Esse vazamento de documentos revelou que as canetas podem ser sondas extraterrestres, que mandam informações completas de nossas vidas para fora do planeta. Para quem não sabe Bic tem um significado: Big Inspekto Center (Centro de Grandes Inspeções, em tradução livre). Outra indicação de que essas canetas são sondas extraterrestre está no logotipo delas, onde aparece um alienígena segurando uma caneta na costas, como se quisesse escondê-la.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.