Colunas
Impressões — 05/03/2016
Fábula
Proserpina – filha de Júpiter e de Ceres. Estando colhendo flores nos prados da Sicília, Plutão a roubou, sem embargo das fortes oposições. Ceres, sua mãe, a andou buscando por todo o mundo, desceu aos infernos e aí deu com ela, porém, como já havia adiantado muito com Plutão, não quis de lá sair.
(Dicionário da Fábula- traduzido por Chompré – com argumentos tirados da história poética – Ed. Garnier – Paris)
Linha to tempo
“As mulheres, durante séculos, serviram de espelho aos homens por possuírem o poder mágico e delicioso de refletirem uma imagem do homem duas vezes maior que o natural.” (Virginia Woolf)
Ricas, poderosas e perigosas
Para homenagear as mulheres neste Dia Internacional, que acontece dia 8, não vou citar Madre Tereza de Calcutá, nem Malala Yousafzai, nem Gisele Bunchen, Madonna nem a atacante Marta. Vou ficar com as mais ricas do Brasil, as mais poderosas do mundo e as mais perigosas do planeta. Listas das 10 mais existem em todas as revistas, sendo a principal delas o ranking da revista de negócios Forbes. Aproveito a seleção e transcrevo algumas das mais cotadas. Ricas, poderosas e perigosas. Mas existem outras, muitas, todas as mulheres do mundo. E é para elas esta página.
As ricas brasileiras
Ana Lúcia de Mattos Barretto Villela
Ana Lucia é membro de uma das mais tradicionais e antiga família do setor econômico do Brasil, hoje ela é a maior acionista individual do Banco Itau-Unibanco(Itausa), em conjunto com seu irmãoAlfredo, cada um tem 7,2% dessa holding que esta avaliada em R$ 52 bilhões, assim sendo o maior banco privado do pais e um dos 15 maiores do mundo.
Lia Maria Aguiar
As irmãs Lia e Lina, gêmeas, brigam na Justiça até hoje pelos bens deixados pelo seu pai. Esses bens não incluem o Bradesco, pois em testamento de Amador Aguiar, a empresa seria controlada pela Fundação Bradesco (entidade). A briga é por um acordo feito há 30 anos, que daria a elas mais de 1 bilhão. Os bilhões que tem atualmente, a princípio seriam de uma espécie de “doação” feito pelo pai em vida.
Regina de Camargo Pires Oliveira Dias
Regina é filha de Sebastião e Dirce Navarro de Camargo e possui fatia no controle da Participações Morro Vermelho, holding familiar que agrupa vários negócios do grupo com fundação em 1939. No ano 2012, o grupo comprou 95% da Cimpor, por 3,7 bilhões de dólares.
Renata de Camargo Nascimento
Após a morte de Dirce Navarro de Camargo, o grupo Camargo Corrêa passou a ser controlado pelas filhas, Renata de Camargo Nascimento, Regina de Camargo Pires Oliveira Dias e Rosana Camargo de Arruda Botelho, com representação pelos maridos de Renata e Regina.
Maria Helena Moraes Scripilliti
Maria Helena, juntamente com irmãos possui um quarto do conglomerado industrial Votorantim. O grupo atua em diversas áreas como cimento, química, alumínio, papel celulose, eletricidade, metais, siderúrgicas, e o Banco Votorantim.
As poderosas
Angela Merkel
A chanceler alemã é a primeira colocada não apenas na lista das mulheres mais poderosas da política mundial, mas também é a mais poderosa da lista geral.
Hillary Clinton
A segunda mulher considerada pela Forbes entre as mais poderosas na política e também na lista geral é a atual candidata ao posto de presidente dos Estados Unidos e ex-secretária de Estado.
Dilma Rousseff
A presidente do Brasil ficou na terceira colocação entre as mulheres mais poderosas da política mundial. Na lista geral, a atual líder brasileira ficou na sétima colocação.
Michelle Obama
A primeira-dama dos Estados Unidos também é parte da lista das mulheres mais poderosas do mundo e está em quarto na categoria política e em décimo na lista geral.
Park Geun-hye
Presidenta da Coreia do Sul, Park Geun-hye ficou no quinto lugar quando o assunto é o mundo da política e em 11º na lista geral das mulheres mais poderosas.
Loretta Lynch
Ela é a primeira secretária de Justiça negra dos Estados Unidos e tomou posse do cargo de chefe do Departamento de Justiça do país.
Federica Mogherini
Federica ocupa a função de chefe da diplomacia da União Europeia.
Nancy Pelosi
Política democrata americana. Foi eleita pela Forbes como uma das mais poderosa do planeta quando o assunto é política. Na lista geral de mais influentes, ela ficou no 38º lugar.
As perigosas
Claudia Ochoa Félix
Claudia é líder do grupo ‘Los Antraz’, responsável por dezenas de assassinatos na região mexicana de Sinaloa. Em suas redes sociais, Claudia se gaba de sua beleza — ela é conhecida como a ‘Kim Kardashian mexicana’.
Sandra Ávila Beltrán
Chamada de a ‘Rainha do Pacífico’, assim conhecida por sua participação em cartéis de drogas mexicanos e colombianos. Em 2007, foi presa com mais de nove toneladas de cocaína, mas, por contar com ótimos advogados, foi considerada inocente.
Judy Moran
Matriarca da família Moran, uma das famílias criminosas mais perigosas de Melbourne, na Austrália., Judy dedicou-se por muito tempo ao tráfico de drogas. Em 2011 foi condenada a 26 anos de prisão pelo assassinato de seu irmão. Com 66 anos e já com a saúde precária, pode morrer atrás das grades.
Thelma Wright
Viúva de Jackie Wright, um dos maiores nomes do tráfico de drogas na Filadélfia.Assumiu a distribuição de narcóticos após o assassinato de seu marido em 1986. A partir de então, ela passou a administrar o “negócio familiar”. Decidiu largar o mundo do crime após participar de um tiroteio quando saía de uma boate, em 1991. Desde então, Thelma se tornou palestrante e escritora contando suas próprias experiências atuando como criminosa.
María León
Mãe de treze filhas que teve com um dos bandidos mais perigosos de Los Angeles, María León inclusive chegou a receber o apoio de outras organizações criminosas mexicanas, o que a fez ser uma das mais temidas gangsteres do Estado da Califórnia.
Anna Maria Licciardi
Lidera o grupo da família criminosa Licciardi, que era conhecida pelo tráfico de drogas e prostituição em Nápoles, na Itália. A mafiosa Anna Maria já chegou a ser incluída na lista de 30 criminosos mais procurados da Itália.
Rosetta Cutolo
A irmã mais velha de Raffaele Cutolo, o chefe da Nuova Camorra Organizzata, uma máfia italiana fundada no final de 1970., Rosetta ganhou a alcunha de “olhos de gelo” devido à frieza e lucidez com que conduzia os negócios de família.
Jemeker Thompson
Jemeker Thompson atuava em Los Angeles. Com o marido o casal vendia junto enormes quantidades de crack e foram considerados os maiores traficantes de drogas em Los Angeles nos anos 1980. Os negócios continuaram até que Jemeker ser detida na cerimônia de formatura de seu filho. Ela foi condenada a 15 anos de prisão.
Raffaella D'Alterio
Após a morte de seu marido em um tiroteio no ano de 2006, Rafaella assumiu os negócios de uma organização criminosa acusada de mais de 4.000 assassinatos. Ela foi presa em junho de 2012 depois que a polícia italiana apreendeu em sua casa bens que somavam 10 milhões de dólares.
Anna Gristina
Foi proprietária de um bordel de alta classe em Nova York que funcionou por 15 anos e recebia alguns dos homens mais influentes da cidade. Em seu julgamento no ano de 2012, Anna confessou ao Tribunal Criminal de Manhattan seu envolvimento com o negócio de prostituição.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário