Colunas
Hora da emoção
Eu sei que o Temer é fraco, que os irmãos Batista são açougueiros de baixa categoria, que o desmanche da Eletrobrás é irreversível, que a violência é alarmante, que a exclusão social é gritante e que quase ninguém sabe em quem votar para presidente. Mas, o que fazer? Do outro lado da razão, pulsa a emoção, um friozinho na barriga, controle remoto na mão e muita atenção que lá vem o jogo. É o Brasil na Copa.
Por mais que a crise econômica e o desânimo devido ao trauma dos 7 a 1 nos tornem mais céticos, quando chega a hora do jogo, as coisas mudam de figura. Nos lares, a sós ou em companhia, nos bares ou nos Alzirões espalhados por todo o país, a expectativa de vitória da Seleção dá uma injeção de ânimo em nós, sofridos torcedores das mazelas brasileiras. Queremos vitórias. Queremos gols. Queremos ser felizes pelo menos nos campos da Rússia.
Pra não dizer que não falei da Copa, confira esses números:
- Até a Copa do Mundo de 2014, foram disputadas 836 partidas.
- A maior média de gols em uma Copa foi a de 1954 (Suíça). Foram marcados, em média, 5,4 gols por partida. A menor média foi a de 1990, na Itália, média, 2,21 gols por partida.
- Em todas as Copas do Mundo, até 2014, foram marcados 2.379 gols.
- As edições da Copa que tiveram o maior número de gols foram as de 1998 (França) e Brasil (2014). Nas duas foram marcados 171 gols.
- O goleiro que ficou o maior tempo sem tomar gols em uma Copa do Mundo foi o italiano Walter Zenga. Ele conseguiu ficar, na Copa de 1990, 517 minutos sem sofrer gols.
- O jogador mais novo a marcar um gol em Copa do Mundo foi o brasileiro Pelé. Com apenas 17 anos e 239 dias, ele marcou um gol contra a seleção do País de Gales, em 1958.
- Até a Copa de 2014, quando o alemão Miroslav Klose marcou 16 gols, o maior artilheiro de todos os tempos da história da Copa do Mundo era o brasileiro Ronaldo. Ele participou de 4 Copas do Mundo (de 1994 a 2006) e marcou 15 gols. Já o francês Just Fontaine é o maior artilheiro em uma única Copa. Na Copa do Mundo de 1954, realizada na França, Fontaine marcou 13 gols.
- A maior média de gols em uma Copa ocorreu em 1954 (Suíça) com a elevada média de 5,38 gols por partida (total de 140 gols). Já a Copa com menor número de gols foi a de 1990, na Itália, com apenas 115 gols e uma média de 2,21 por partida.
- A seleção com maior número de cartões vermelhos acumulados em copas do mundo é da Argentina. No total, são 10 cartões vermelhos. O Brasil vem em segundo lugar com 9 cartões vermelhos.
- Brasil e Alemanha são os maiores finalistas de todos os tempos. Os brasileiros chegaram 7 vezes e os alemães, 8 finais em Copas do Mundo.
- Na Copa do Mundo da França de 1998, foi a primeira vez que a competição contou com a participação de 32 seleções (quantidade atual).
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário