Happy hour no trabalho

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Jovens desempregados

O aumento do desemprego afetou os trabalhadores de forma generalizada, mas foi particularmente mais danoso para os mais jovens, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo levou em conta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério do Trabalho registrados entre o primeiro trimestre de 2014 e o segundo trimestre deste ano.Nesse intervalo, o desemprego dos brasileiros com idades entre 14 e 24 anos passou de 16,8% para 26,7%. No mesmo período, o desemprego geral no país cresceu de 7,2% para 11,3%. Na faixa entre 25 e 59 anos, a fatia de desocupados subiu de 5,2% para 9,1% entre o primeiro trimestre de 2014 e o segundo de 2016. Entre as pessoas com mais de 59 anos, o crescimento foi de 2% para 4,7%.

Serviços inadimplentes

O setor de serviços (bar, restaurante, salões de beleza, turismo, entre outros), que costuma sentir por último os efeitos da crise, registrou em junho maior percentual de inadimplência, revela estudo inédito da Serasa Experian, com 45,3% do total. Foi a primeira vez, desde 2015, que este segmento ultrapassou o setor de comércio (comércio de bebidas, vestuário, veículos e peças, eletrônicos, entre outros), com 44,9% do total. O levantamento de junho de 2016 apontou que 4,45 milhões de empresas estão negativadas, das cerca de oito milhões em operação no cenário nacional.

*****

De acordo com os economistas da Serasa, as pessoas, por falta de dinheiro, estão gastando menos no salão de beleza, no restaurante, nas compras em geral, o que acaba se refletindo também nos empregos e desempenho do setor. As dívidas atrasadas totalizam R$ 106,6 bilhões. O número de inadimplentes é o maior já registrado pela Serasa Experian desde que iniciou a medição, em 2015, quando pela primeira vez a inadimplência afetou 3,79 milhões de companhias. Em junho de 2015, verificou-se 3,84 milhões de empresas inadimplentes. De março de 2015 a junho deste ano mais de 661 mil se somaram às empresas já negativadas. Em média, depois de 60 dias com débitos em atraso, a empresa já é negativada.

Happy hour no trabalho

Trazer o famoso happy hour de sexta-feira com os colegas de trabalho para dentro da empresa. Essa é a proposta de empresas identificadas em um levantamento produzido pelo Love Mondays, plataforma onde funcionários avaliam as empresas em que trabalham. Com base em avaliações sobre 80 mil empresas, foram mapeado locais de trabalho que, segundo seus funcionários, têm happy hours frequentes.

*****

Diversas empresas apostam em um clima descontraído e oferecem o happy hour na própria companhia. Em algumas delas é possível, até mesmo, brindar com aquela cervejinha gelada as metas alcançadas ao longo da semana. Além do happy hour, os depoimentos dos funcionários mostraram que em comum essas empresas possuem ambiente informal e horário flexíveis, além de clima agradável.

Black Friday promete

A ser promovida no próximo dia 25 de novembro, uma sexta-feira, a Black Friday vem prometendo muitas promoções e preços baixos para os consumidores. A pouco mais de dois meses do evento, muitas lojas já vem divulgado o prometido desconto. Já tradicional no Brasil, a Black Friday nasceu na década de 1960 nos Estados Unidos e é até hoje um dos momentos mais esperados do ano pelos consumidores em função das boas oportunidades de compra. Pela sua data de ocorrência, o evento é também um dos favoritos para quem quer adiantar as compras de natal. A vantagem do Black Friday é a variedade: é possível comprar desde roupas e sapatos até passagens aéreas ou pacotes de viagens, passando por produtos eletrônicos e artigos de decoração. Como todos querem aproveitar as promoções da Black Friday, para evitar filas nas lojas e sites congestionados, convém seguir algumas instruções: um bom conselho é planejar suas compras com antecedência, e assim manter-se focado durante todo o processo, evitando distrações.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.