Grãos mágicos

domingo, 08 de julho de 2018

Quando o homem deixou de ser nômade para se dedicar à agricultura, deu um importante passo para sua evolução. Isso aconteceu quando ele descobriu que  alguns grãos que cresciam soltos pela natureza podiam serplantados e  cultivados. Eram vários os tipos de grãos, entre eles, a aveia, a cevada, o sorvo e, claro, o trigo. Naquela época os grãos não eramiguais aos que a gente  encontra hoje, eram o que chamamos de “grãos selvagens” que, ao longo dos  séculos, foram se modificando.

Diferentes povos, desde a pré-história até o Mundo Antigo, utilizaram esses  grãos para a alimentação, ou fazendo uma espécie de mingau, ou cozinhando um  tipo de bolo não levedado, que ainda não era realmente oque a gente pode  chamar de pão. Mas foi há mais ou menos seis mil anos que os egípcios descobriram, sem querer, a fermentação do trigo, descobrindo, desta forma, o pão.

Os egípcios rapidamente aprimoraram as receitas do pão, modificando-as e criando  diferentes formas, sabores e usos. Desde a sua descoberta até hoje, o pão sempre esteve ligado à vida do homem tanto como alimento quanto como símbolo econômico, político, religioso, artístico e cultural.

No Brasil, o pão começou a ser popular no século 19, apesar de ser conhecido desde os colonizadores. Os pães feitos no Brasil eram escuros, enquanto na França ele tinha miolo branco e casca dourada. A receita desse pão no Brasil só surgiu no início do século 20 e difere do pão europeu por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.

Bisnagas e baguetes

Nas regiões Leste e Sul do país, o consumo per capita de pão é de 35 quilos por ano. No Nordeste, esse número cai para dez quilos. A média é de 27 quilos anuais por pessoa, pouco se comparado aos 60 quilos recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

• No Chile são consumidos 93 quilos de pão, por pessoa, por ano. Na Alemanha 87, na Itália 60, na França 56, no Uruguai 51, em Portugal 70, no Peru 32 e na Espanha 67.

• O pãozinho de padaria tem vários nomes: bengala, broa, brotinho, cacetinho, careca, carioquinha, filão, filãozinho, francês, bisnaga.

• Por que quando fica velho o pão endurece e a bolacha velha amolece? Porque o pão perde a água de sua massa e a bolacha absorve a umidade do ar.

• O pão de queijo, famosa iguaria mineira, foi criado no século 18, para ser servida nas mesas dos senhores, ao lado dos biscoitos de polvilho. A tradicional receita leva leite, ovos, queijo-de-minas curado e ralado e o polvilho (a parte nobre da mandioca).

Foto da galeria
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.