Colunas
FGTS prorrogado
FGTS prorrogado
O presidente Michel Temer prorrogou a data limite para saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nos casos em que o beneficiário comprovar a impossibilidade de comparecimento nas agências da Caixa. O prazo para saque termina na próxima segunda-feira, 31. Mas, para quem não puder fazer o saque, terá agora o prazo máximo até 31 de dezembro de 2018.
Temer reprovado em pesquisa
O governo do presidente Michel Temer foi considerado ruim ou péssimo por 70% da população, de acordo com a pesquisa CNI/Ibope. Já 5% consideram ótimo ou bom, 21% regular e 3% não sabem ou não responderam. O levantamento foi divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
*****
A pesquisa CNI-Ibope do segundo trimestre de 2017 foi realizada entre 13 e 16 de julho, com duas mil pessoas em 125 municípios e revela a avaliação dos brasileiros sobre o desempenho do governo federal. No último levantamento, divulgado em março, 10% dos entrevistados avaliaram o governo como ótimo ou bom, 31% como regular, 55% como ruim ou péssimo e 4% não souberam ou não responderam.
BC reduz os juros
Pela sétima vez seguida, o Banco Central baixou
os juros da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic em um ponto percentual, de 10,25% ao ano para 9,25% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. Com a redução, a Selic chega ao menor nível desde outubro de 2013, quando estava em 9% ao ano. Essa é a primeira vez que os juros básicos da economia retornam a um dígito em quase quatro anos.
*****
Desde novembro de 2013, quando o Copom elevou a taxa para 10% ao ano, ela estava em dois dígitos.
Em comunicado, o Banco Central informou que as incertezas políticas não influenciaram, pelo menos até agora, as expectativas para a inflação. O texto, no entanto, informou que a manutenção do ritmo de cortes dependerá da continuidade das reformas em tramitação no Congresso.
Indústria em baixa
A produção e o emprego no setor industrial registraram nova queda em junho. Segundo a Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria, o indicador de produção ficou em 47,7 pontos, resultado 6,1 pontos abaixo do registrado em maio. Os indicadores da pesquisa variam de zero a 100 pontos. Quando estão abaixo de 50 apontam tendência de queda, e acima de 50, crescimento.
Máquinas em queda
O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos registrou queda de 21,9% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Na comparação com junho de 2016, a queda foi 44,2%.
*****
“É a 12º queda consecutiva neste tipo de comparação e a mais intensa devido às importações ocorridas em junho de 2016 pela Companhia Siderúrgica do Pecém, no valor de US$ 800 milhões, que elevou fortemente a base de comparação”, informou a Abimaq.
PDV publicado
A Medida Provisória 792 que trata do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) no âmbito do Poder Executivo Federal já foi publicada no Diário Oficial da União de ontem, 27. Ela tem como objetivo reduzir gastos públicos com a folha de pagamento dos servidores públicos federais.
*****
O PDV propõe, entre outras medidas, indenização correspondente a 125% da remuneração do servidor, na data de desligamento, multiplicada pelo número de anos de efetivo exercício. A forma de pagamento dessa indenização será definida pelo Ministério do Planejamento e poderá ser feita de uma só vez ou em parcelas.
Descontos em passeios
A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei 6854/17, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), que garante meia-entrada em pontos turísticos e parques nacionais aos estudantes, às pessoas com deficiência e aos jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes. O desconto também valerá para transportes destinados exclusivamente à visitação dos parques ou pontos turísticos. A proposta inclui o benefício na lei que regulamenta a meia-entrada no Brasil (12.933/13), que já assegura o desconto em salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário