Dia dos Pais

terça-feira, 02 de agosto de 2016

Produção melhora

A produção industrial brasileira cresceu 1,1% na passagem de maio para junho. Segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a quarta alta consecutiva do indicador nesse tipo de comparação. Apesar disso, a produção teve queda de 6% na comparação com junho de 2015, marcando a 28ª taxa negativa consecutiva nessa comparação. A indústria brasileira também acumula quedas de 9,1% em 2016 e de 9,8% no período de 12 meses.

Faturamento cresce

O faturamento da indústria cresceu 2% em junho na comparação com maio, na série livre de influências sazonais, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A elevação ocorre após três quedas consecutivas. Segundo a CNI, no mesmo período, as horas trabalhadas na produção subiram 0,2% e o nível de utilização da capacidade instalada teve alta de 0,3 ponto percentual, chegando a 77,4%. Os dados estão nos Indicadores Industriais de junho da confederação.

*****

A pesquisa indica também que o mercado de trabalho continua encolhendo. Em junho, o emprego na indústria caiu 0,6% na comparação com maio, na série de dados dessazonalizados. Foi a 17ª queda consecutiva do indicador. Com a retração do emprego, a massa real de salário recuou 0,6%, e o rendimento médio real dos trabalhadores ficou estável, na comparação com maio, na série livre de influências sazonais.

Varejo em queda  

As vendas no comércio varejista brasileiro tiveram queda de 4,1% em junho ante o mesmo mês de 2015, de acordo com o relatório MasterCard SpendingPulse. A queda média dos últimos três meses foi de 4,5%, uma melhora em relação à média do primeiro trimestre do ano (-5,3%). Dos sete setores considerados na pesquisa, quatro tiveram desempenho acima do índice cheio em junho: artigos farmacêuticos, material de construção, supermercados e vestuários. Por outro lado, os segmentos de móveis/eletrodomésticos, artigos de uso pessoal e doméstico e combustíveis ficaram abaixo da média geral. O e-commerce subiu 1,7% em julho ante o mesmo mês do ano passado.

Dia dos Pais

O varejo deve movimentar R$ 4,2 bilhões em vendas no Dia dos Pais, uma queda de 9,4% em relação ao ano passado, de acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Se confirmada a estimativa, será o pior desempenho de vendas em um Dia dos Pais desde o início da pesquisa, em 2004, quando as vendas subiram 1,6%. Em 2015, foi registrada a primeira queda nas vendas desde o início da pesquisa. A CNC estima que serão criadas 24,2 mil vagas temporárias no varejo, o que representaria um recuo de 3,7% em relação ao ano passado. Seria também o pior resultado desde 2012, quando foram abertas 23,9 mil vagas.

Confiança avança

O Indicador de Confiança (IC) dos micro e pequenos empresários dos segmentos do varejo e de serviços avançou 20,7% na comparação entre julho e o mesmo mês de 2015. Calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o IC passou de 37,6 pontos para 44,72 pontos, atingindo o maior patamar em 15 meses de série histórica. Na comparação com junho, quando o indicador estava em 42,93 pontos, o crescimento foi de 4,2%.

*****

Segundo o SPC Brasil, apesar da melhora registrada, a maior parte dos entrevistados ainda avalia que as condições gerais da economia e de seus negócios pioraram no último semestre, uma vez que segue abaixo do nível neutro de 50 pontos. A escala do indicador varia de zero a 100 – acima de 50 pontos mostra otimismo e abaixo mostra pessimismo.

Repasses para o turismo

O Ministério do Turismo divulgou novas regras para os repasses de verbas. Pelo menos 90% dos recursos da pasta serão destinados aos 2.175 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro e 50% do orçamento próprio será liberado por meio de chamamento público. O apoio a eventos que estimulam o aumento do fluxo turístico pelo país também vai obedecer novos critérios.

Feriado Olímpico

A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou que amanhã, 4, também será feriado na cidade. A informação foi divulgada pelo prefeito Eduardo Paes. Quinta-feira, 4, é o primeiro dia em que a tocha olímpica percorrerá a Cidade Maravilhosa. Além desta quinta, a prefeitura já tinha decretado três feriados municipais durante os Jogos Olímpicos: sexta-feira, 5, dia da abertura dos Jogos; quinta-feira, 18, dia da competição de triatlo masculino; e segunda-feira, 22, dia de saída de turistas e delegações da cidade.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.