Cinema — 26/09/2015

sábado, 26 de setembro de 2015

Vitórias e derrotas nas telas

Em tempos de Olimpíadas vale a pena recordar os esportes no cinema. Gol, nocaute, cestas, pontos, vitórias e derrotas fazem parte do vocabulário esportivo e o cinema vem aproveitando esse gênero há muito tempo, contando histórias baseadas em todo tipo de modalidade. Quem não se lembra de Rocky o lutador, Karatê Kid, Isto é Pelé, Garrincha, alegria do povo, ou mesmo de Grand Prix?

Os grandes eventos esportivos ocupam os meios de comunicação notadamente as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol que geram os maiores índices de audiência mundial. O cinema também se ocupa do esporte e consegue excelentes bilheterias. Abaixo, uma mostra de alguns filmes que também se tornaram vitoriosos.

Carruagens de fogo (1981) – dir. Hugh Hudson

As Olimpíadas de 1924, em Paris, se aproximam. Eric Liddell (Ian Charleson) e Harold Abrahams (Ben Cross) pretendem disputá-la, mas seguem caminhos diferentes. Liddell é um missionário escocês que corre em devoção a Deus. Já Abrahams é filho de um judeu que enriqueceu recentemente e deseja provar sua capacidade para a sociedade de Cambridge.

Menina de ouro (2005) – dir. Clint Eastwood

Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, agenciando e treinando grandes boxeadores, e passando pra eles a mesma regra que adotou para a sua própria vida: antes de tudo, proteja-se. Frankie é uma pessoa fechada, que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que também cuida de seu ginásio. Até que Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada, que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe, surge em sua vida.

Pride - Orgulho de uma Nação (2009) – dir. Sunu Gonera

Com problemas para achar trabalho, por conta do preconceito racial, o determinado Jim Ellis (Terrence Howard), ex-competidor de natação, começa a trabalhar em um centro de recreação, enquanto procura emprego como professor. Um dia, na piscina do centro, ele conhece um grupo de jovens negros que mudarão sua vida. Baseado em história real.

Senna (2010) – dir. Asif Kapadia

Documentário sobre a trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1. Co-produção França, Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. O longa foi produzido pela Working Title em parceria com a ESPN Films e distribuído pela Universal. Durante vários anos inúmeros diretores de renome internacional pretenderam realizar um filme sobre o piloto. Porém, como a maioria queria um ator no papel de Senna, a família não autorizou a sua realização. O documentário foi aclamado pela crítica e público, tornando-se um dos mais festejados sobre esportes em todos os tempos.

Foxcatcher (2014) – dir. Bennett Miller 

Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), também uma lenda no esporte. Um dia, ele é convidado para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont convida Mark para integrar sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo alto salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos, eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz Mark trilhar caminhos perigosos.

Campo de jogo (2015) – dir. Eryk Rocha

Um retrato sobre a prática do futebol no cotidiano de jovens da periferia. A partir de um campeonato de comunidades da zona norte do Rio de Janeiro, o campo torna-se não só o berço do esporte, mas um local místico, para onde são transportados os dramas da vida real. 

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.