Carros regrediram

sexta-feira, 10 de março de 2017

Carros regrediram

O Brasil caiu no ranking dos maiores fabricantes de carros no mundo, passando da 7ª para a 10ª posição. Os dados foram apresentados quarta-feira, 8, pela Oica (Organização Internacional de Construtores Automotivos), durante o Salão do Automóvel em Genebra. A entidade mostrou que o Brasil regrediu em uma década também em vendas. As maiores montadoras mundiais estimam ainda que 2017 pode ser o ano de uma modesta estabilização no que se refere às vendas. O presidente da Oice, Mathias Wissmann, disse que "o que ocorreu no Brasil é dramático". De acordo com a entidade, o Brasil caiu da 7ª posição em 2012 para a 10ª ao final de 2016. Hoje, o maior produtor de carros do mundo é a China, com 28 milhões de unidades.

Mercúrio fora

A partir de 2019, a comercialização de termômetros e aparelhos de medir pressão que utilizam mercúrio estará proibida no País. A decisão tem como base resolução aprovada, na terça-feira, 7, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A proposta faz parte do compromisso do Brasil de banir produtos com mercúrio até 2020 de acordo com a Convenção de Minamata, onde 140 países, incluído o Brasil, comprometeram-se com o controle do uso e redução de emissões e liberações do mercúrio para a natureza. De acordo com a Anvisa, já existem no mercado termômetros e medidores de pressão digitais, alternativos aos com a coluna de mercúrio.

Águas de março

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional de Águas (ANA) e parceiros vão realizar uma série de atividades ao longo de março para comemorar o Mês das Águas e alertar a população para a crise hídrica que o País enfrenta. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou a importância das atividades diante da escassez enfrentada em território nacional. “Torna-se imprescindível uma gestão de recursos hídricos que seja capaz de superar a crise hídrica vivenciada atualmente no País, de forma a garantir o bem-estar da população e atender às necessidades de desenvolvimento socioeconômico”, declarou Sarney Filho. 

Justiça garante servidores

Liminar concedida pela Justiça do Rio de Janeiro impede 26 bancos de descontar os valores referentes a empréstimos consignados diretamente das contas de servidores públicos que estejam com os salários atrasados. A decisão de anteontem, 8, da juíza Maria Christina Berardo Rucker, da 2ª Vara Empresarial, vale para todo o Brasil. A liminar ainda estabelece a exclusão dos nomes dos servidores inscritos nos cadastros de devedores, em função da aplicação da cláusula que permite a cobrança direta. As instituições financeiras também ficam proibidas de fazer novas negativações por esse motivo.

*****

Segundo a magistrada, se o estado atrasa os salários dos servidores, é evidente que o atraso no desconto do valor consignado é de responsabilidade do estado e não do servidor. A magistrada estabeleceu ainda multa de R$ 10 mil aos bancos, para cada infração cometida.

Safra recorde

A safra brasileira de grãos deve crescer 21,8% em 2017, segundo estimativa de fevereiro divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devem ser colhidas 224,2 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, sendo 93% de soja, milho e arroz. A estimativa de produção para 2017, calculada em fevereiro, variou positivamente 1,3% em relação ao número de janeiro, que já apontava crescimento.

*****

A área colhida também deve aumentar e superar 2016 em 5,7%, totalizando 60,3 milhões de hectares. Também neste dado, a estimativa de fevereiro supera a de janeiro em 0,8%. A produção brasileira deve ser 42,4% originária do Centro-Oeste e 36,4% da Região Sul. O Sudeste deve produzir 9,6% da safra, seguido pelo Nordeste, com 8%, e o Norte, com 3,6%. Mato Grosso (24,3%), Paraná (18,7%) e Rio Grande do Sul (14,8%) devem colher as maiores parcelas da produção nacional.

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.