Colunas
Black Friday
Consumidor paga a conta
Mais uma vez, a tributação no Brasil concentrou-se sobre o consumo. Segundo dados da Receita Federal, quase metade do total arrecadado pela União, estados e municípios em 2015 veio do consumo de bens e serviços. Essa base representou 49,68% da carga tributária no ano passado. Essa carga é a razão entre o pagamento de tributos e quaisquer obrigações do cidadão com o governo e o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas no país.
*****
Em termos proporcionais, a tributação sobre o consumo onera mais os contribuintes de menor renda. Um consumidor de baixo poder aquisitivo que compra uma mercadoria paga o mesmo tributo que um consumidor de renda mais alta. A tributação sobre os salários onera proporcionalmente mais o trabalhador assalariado do que as empresas, que são tributadas sobre o lucro.
PIS/Pasep
Mais de um milhão de beneficiários do PIS-Pasep sacaram o benefício entre novembro de 2015 e agosto deste ano, período em que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizou campanha de divulgação. O montante de 1.006.663 saques representa uma ampliação de 414 mil (ou 69,9%) em relação ao observado entre novembro de 2014 e agosto de 2015 nas contas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
*****
O maior aumento foi verificado nas retiradas feitas por beneficiários com 70 anos ou mais, que passaram de seis mil para mais de 265 mil. Para esse público, foram enviadas pelo BB e Caixa quase 920 mil correspondências informando sobre a existência de saldo disponível para saque.
Medidas impopulares
O presidente Michel Temer prometeu avançar com medidas impopulares para reavivar uma economia conturbada, dizendo que sua falta de ambição eleitoral dá-lhe uma mão livre para agir. Em entrevista na Bloomberg em Nova York, Temer disse que iria dedicar todo o seu capital político para reforçar as contas públicas, expressando a confiança de que o Congresso irá aprovar suas propostas para limitar os gastos e reforma das pensões públicas.
Ovos de galinha
O país alcançou, no segundo trimestre deste ano, a maior produção de ovos de galinha desde o início da série histórica da pesquisa que faz esse tipo de avaliação, em 1987. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram produzidos 757,51 milhões de dúzias no segundo trimestre deste ano, 5% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. São Paulo continua sendo o maior produtor do país.
*****
Outro segmento que apresentou resultado histórico foi o abate de suínos, que chegou a 10,46 milhões de cabeças no segundo trimestre deste ano, a maior marca desde 1997. Em relação ao segundo trimestre de 2015, o aumento foi de 8%. Também houve crescimento, em relação ao segundo trimestre de 2015, no abate de frangos (6,5%). O abate de bovinos ficou estável e a aquisição de leite pelas unidades processadoras recuou 11,8% nesse tipo de comparação.
Black Friday
Depois de um intenso trabalho desenvolvido por representantes do setor de comércio eletrônico para que não houvesse falsas promoções, a Black Friday deste ano deve ser caracterizada pela multiplicação no número de varejistas participantes e de clientes. Segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o programa Black Friday Legal, elaborado para combater as ofertas fraudulentas, tem atraído um número surpreendente de adeptos do varejo on-line, entre grandes, pequenas e médias empresas. A estimativa da câmara, inclusive, é de ultrapassar neste ano a quantidade de certificados de procedência emitidos na edição passada do evento varejista. Tradicionalmente, a Black Friday é realizada na última sexta feira de novembro.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário