Colunas
Sociais - 16 de março.
PRÓ-MEMÓRIA
eliz o município que tem sua história registrada e documentada, o que é uma prova consistente do alto nível cultural de seu povo.
Em Nova Friburgo, o Pró-Memória, vem, há muitos anos, coletando e colecionando documentos que contam a saga da gente das terras da Fazenda do Morro Queimado.
Lá pelos anos setenta do século XX, em saleta anexa ao prédio da Prefeitura Municipal, na Avenida Alberto Braune, já se podia encontrar Thereza de Albuquerque e Mello garimpando e arquivando documentos. Ela é, reconhecidamente, a guardiã da memória friburguense.
Para enriquecer ainda mais o acervo do Pró-Memória é importantíssima a participação da sociedade, doando ou emprestando fotos, jornais e documentos que retratam a história do município.
É comum muitas famílias possuírem esse tipo material e bem poderiam permitir que se tornassem públicos, disponíveis a consultas e pesquisas.
Mais informações podem ser obtidas no Pró-Memória, que fica na Praça Getúlio Vargas 55, com entrada pela Usina Cultural na Rua Dante Laginestra.
CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO
Na terça-feira passada, dia 9, a Câmara Municipal de Nova Friburgo realizou reunião solene em comemoração aos 140 anos da Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense.
A mesa que presidiu a solenidade foi composta pelo secretário de Governo, Braulio Rezende, representando o prefeito Heródoto Bento de Mello; pelo vereador Marcelo Verly, autor do requerimento da homenagem; pelo presidente da Campesina, Carlos Magno da Silva; e pelo presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Alberto de Carvalho.
Braulio Rezende destacou o suporte que o poder municipal vem dando à área cultural e revelou que está sendo estudada a possibilidade de aumento no valor das subvenções, em 2011, às bandas centenárias. Também destacou o empenho da Prefeitura em resgatar o formato original do Festival de Inverno.
O público foi brindado com a música da Banda Campesina.
SOCIEDADE ESPORTIVA FRIBURGUENSE
A Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), presidida por Antonio Fagundes, celebrou a mulher sefista pela passagem do Dia Internacional da Mulher.
Vedado a homens, as sócias do Clube da Colina ganharam chá da tarde, com direito à música ao vivo e muitas guloseimas.
Pela sua simpática participação nas atividades da SEF, Rosa Manes recebeu homenagem especial, sendo agraciada com cesta de produtos da Ventura Chocolates.
A interação entre os associados da Sociedade Esportiva Friburguense faz parte da tradição do clube, que este ano comemora seus 89 anos.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS DORES
Na festa dos 26 anos de canonização de Santa Paula Frassinetti, fundadora da Comunidade de Santa Doroteia, a qual o CNSD está ligado, muitos foram os motivos de agradecimentos.
A comunidade educativa do Colégio Nossa Senhora das Dores celebrou no passado 12 de março os dez anos de direção leiga.
O CNSD tem em seu corpo docente renomados profissionais, como Jean Beatriz Wermelinger e Robério Canto, entre outros.
Sucesso de 60, O Musical
Depois de absoluto sucesso nos palcos do Teatro Municipal e do Teatro Sania Cosmelli, o espetáculo 60, O Musical, de Bernardo Dugin, ganha os palcos cariocas.
A montagem do jovem talento friburguense se destaca e supera mais de 360 inscritos para o 8º Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro, estando entre os 12 selecionados.
A apresentação de 60, O Musical será no próximo dia 22, às 21h, no Teatro Princesa Isabel, em Copacabana.
O imperdível espetáculo concorre ao Troféu Arlequim nas seguintes categorias: espetáculo, direção, ator, atriz, ator e atriz coadjuvantes, cenografia, iluminação, figurinos, produção e texto.
O vencedor ganhará um mês de temporada no Teatro Princesa Isabel, um mês de temporada na Casa de Cultura Laura Alvin, em Ipanema, e participação no Circuito Cultural Sesi-Rio.
Fica a sugestão para que grupos de viagem se mobilizem para assistir ao espetáculo no Rio de Janeiro. A montagem resgata os saudosos shows de rádio dos anos dourados e mostra, com muita propriedade, ligações telefônicas, cartas de ouvintes, jingles, rádio-novela e música e dança..
VICENTA MANGUT
A senhora Vicenta Mangut está de passagem pelo Brasil acompanhando como sempre faz seu irmão, o estimado padre Antônio Mangut.
Aniversariando dia 9 passado, recebeu dos amigos e do irmão uma comemoração surpresa no Espaço Superpão.
Foi tarde das mais agradáveis, marcada pela amizade e alegria.
O padre Antônio Mangut é fiel leitor desta coluna lá na Espanha, via on-line.
ESPAÇO PILATES
Capitaneadas pela mega Germana Mussi, animada turma do Espaço Pilates festejou o Dia Internacional da Mulher na noite de Nova Friburgo.
Elas estiveram na Pizzaria Prediletta, destaque gastronômico da região.
Registrada a presença das elegantes Gláucia Schuenk, Lucia Bravo, Sonia Thuller, Andréa Banjar, Claudia Fischer, Nayana Rosa, Amanda Costa, Fernanda Bohrer, Eliette Verônica Richter, Marilea Jacods, Ana Paula Siqueira, Líliane Mosca e Maria José Dias.
A marca da noite foram os promissores brindes, sempre lembrando os namorados, noivos e maridos.
MODA NOVA
No sábado passado, a Avenida Ariosto Bento de Mello bombou com o lançamento da coleção outono-inverno da Allure.
Os jovens Yan Hetmaneck e Bebel Correia, proprietários da loja, se esmeraram para mostrar o que há de mais chique e confortável entre as novas tendências.
É uma nova proposta de moda para as mulheres friburguenses comprovadamente elegantes.
O PRAZER DA BOA LEITURA III
A ilustre Thereza de Albuquerque e Mello está relendo trechos da História de Nova Friburgo, pesquisa que o historiador Carlos Jayme de Siqueira Jaccoud vem magistralmente realizando.
Thereza de Albuquerque e Mello recomenda a leitura, que reúne transcrições das atas da Câmara Municipal de Nova Friburgo, no período de 1820 a 1890, por passar informações, algumas até curiosas, do cotidiano friburguense no âmbito político e social.
O trabalho de Carlos Jayme de Siqueira Jaccoud bem poderia fazer parte de tratado sociológico.
CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, presidida por Braulio Rezende, inova disponibilizando às empresas da região o certificado digital, emitido pela Serasa Experian.
O certificado digital é um documento eletrônico, com validade jurídica, que comprova a identidade de pessoa, empresa ou site, assegurando as transações realizadas on-line.
Braulio Rezende esclareceu que os interessados deverão escolher o certificado digital de seu interesse e preencher formulário na recepção da CDL ou por meio de link na página www.cdlnf.com.br. Após análise e aprovação será emitido protocolo para as devidas providências.

Beth do Licínio
Beth do Licínio
Arrasou, inovou, festejou, cresceu e apareceu? Então você provavelmente ainda vai ser lembrado na coluna de Beth do Licínio – a colunista social mais amada, idolatrada, salve-salve da cidade, publicada nas páginas de A VOZ DA SERRA todas as sextas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário