Beth do Licínio - 14/03/2014

sexta-feira, 14 de março de 2014

HISTÓRIAS DE NOVA FRIBURGO

A escritora Marieta de Moraes Ferreira tem direcionado sua obra à história da região.

Abordando Nova Friburgo, estão, entre outras, "Cinco séculos de alianças” e "Histórias de família: casamentos, alianças e fortunas”, leituras indispensáveis a quem quer conhecer a trajetória da saga friburguense.

O "Cinco séculos de alianças” destaca Marianne-Guillaume Salusse, que deslancharam a economia, a vida social e cultural da colônia suíça, lá pelo ano de 1831. A visão empreendedora de Marianne Salusse impulsionou não só Nova Friburgo, mas toda a região. Vale — e muito — conhecer sua biografia.

O "Histórias de famílias: casamentos, alianças e fortunas” relata a trajetória de famílias da região, detalhando rituais, gastronomia, moda, costumes e sentimentos. A autora destaca a força da mulher, forjada para a submissão, mas sempre que necessário assumindo lideranças, característica até hoje notoriamente reconhecida na mulher friburguense.

Marieta de Moraes Ferreira, segundo seu depoimento, teve o fascínio pela história despertado ainda em criança pela sua mãe, Georgiana Maria, que a ninava com "histórias do tempo antigo” e, na adolescência, pelos casos de família descritos pela avó Pequenina Neves Marques Braga.

 

No Nova Friburgo Country Clube, Antonio Aucar e João Carlos Mayer


FEDERAÇÃO DE BOLÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O bolão é um dos esportes mais antigos praticados pela humanidade.

O convívio no bolão propicia boas amizades e muita alegria. Em Nova Friburgo, é jogado no Nova Friburgo Country Clube sob a direção de Marcio Ribeiro e na Sociedade Esportiva Friburguense sob a direção de Francisco Quaresma.

A Federação de Bolão do Estado do Rio de Janeiro está em Nova Friburgo, tendo como presidente Juliana Ieker e vice Daniela Ieker.

Em plena temporada do Campeonato Estadual de Bolão, a primeira etapa foi disputada na Sociedade Esportiva Friburguense, presidida por Pedro Tarjano, pela anfitriã, Nova Friburgo Country Clube e Coral Concórdia de Petrópolis.

No feminino, 1º lugar para Nova Friburgo Country Clube e, no masculino, 1º lugar para a Sociedade Esportiva Friburguense, 2º lugar para Nova Friburgo Country Clube e 3º lugar para o Coral Concórdia.

As próximas rodadas serão em maio no Coral Concórdia e em agosto no Nova Friburgo Country Clube, presidido por Julio Cesar Celles Cordeiro.


SEGURANÇA

Para maior segurança no comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas, presidida por Braulio Rezende, está disponibilizando um aparelho identificador de notas, cartões, cheques e documentos falsos.

Portátil, o aparelho funciona através de luz ultravioleta e sensor magnético; um bip confirma a autenticidade.

O identificador pode ser usado em moeda nacional e estrangeira, documentos pessoais como passaportes, cartões de crédito, cheques e etc.


INSTITUTO RENAL GABRIEL CALIXTO

O Instituto Renal Gabriel Calixto foi lançado objetivando respaldar familiares e pacientes que conseguiram realizar o transplante, os que por ele esperam fazendo hemodiálise e os que precisam de cuidados preventivos, como diabéticos e hipertensos.

À frente do Instituto estão Amanda e Sarah Calixto, respectivamente irmã e viúva do saudoso jornalista Gabriel Calixto, que faleceu aos 32 anos de idade, vítima de complicações pós-transplante.


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

A Universidade Estácio de Sá, campus Nova Friburgo, em parceria com o Pronatec, está oferecendo cursos técnicos gratuitos.

Os cursos são de enfermagem, cuidador de idosos, informática, informática para internet, logística, massoterapia, radiologia e meio ambiente.

Todos os cursos são aprovados pelo MEC e dão direito a certificados emitidos pela Universidade Estácio de Sá.

Informações: www.estácio.br. 


O BODE EXPIATÓRIO

O simpático restaurante, fincado em antigo casarão na Praça Getúlio Vargas, faz a diferença disponibilizando exposições de renomados artistas locais.

No momento, estão sendo admiradas fotografias de Regina Lo Bianco, acrílico sobre tela de papelão assinado por Mario Moreira, pintura bauern de Beth Bussinger e a belíssima cerâmica de Marisa Poyares.

A gastronomia, cada vez mais apurada, adotou uma linguiça artesanal deliciosa, mantendo o tradicional cardápio onde se destacam coelho, cabrito e ossobuco.


OBSERVAÇÃO

Esta coluna começou com referência à garra da mulher em Nova Friburgo e, por força dos acontecimentos, citou vários exemplos no seu decorrer.

No mês do Dia Internacional da Mulher, podemos citar muitos outros nomes como Adriana Ventura, Grace Arruda, Dilva de Moraes, Dalva Ventura, Giovana Machado, Ângela Miele Wermelinger, Hilda Soares, Vanderléia Lima, Leda Sader, Fany Zissu, Cecília Pinto, Simone Costa, Jane Rezende, Euza Carestiato,Vânia Brantes da Rosa, Tereza Carielo, Fátima Serafin, Benigna Carestiato, Luciana Ferraz, Elizabeth Souza Cruz e tantas outras.


ANIVERSARIANTES

14 – Thereza Martha, gentil funcionária da Unimed.

14 – Jesus Roberto Muellas Laso, ativo soamarino.

14 – Sania Cosmeli, irmã doroteia e referência na educação fluminense.

14 – André von Helder Ferreira, filho de Jocilaine-Ebenezer Ferreira.

14 – Vitória Miranda, charmosa como a avó Altineia Miranda.

14 – Maria José Cerqueira, muito simpática.

15 – Paulo Cesar Calixto, requisitado engenheiro civil.

16 – Luiz Alberto dos Santos, ilustre morador de Mury.

17 – José Luiz de Souza Ramos, ex-presidente do Lions Club de Nova Friburgo.

18 – Luciana Ferraz, a primeira-dama da televisão friburguense.

18 – José Ronald Vieira, de tradicional família.

20 – Pedro Henrique Vahia de Abreu Concy, aplicado nos estudos e pesquisas.

20 – Iara Mastrangelo, referência de elegância.

20 – Claudia Miranda, dinâmica e empreendedora.

 

O prefeito Rogério Cabral e a vereadora Vanderléia Lima



TAGS:
Beth do Licínio

Beth do Licínio

Beth do Licínio

Arrasou, inovou, festejou, cresceu e apareceu? Então você provavelmente ainda vai ser lembrado na coluna de Beth do Licínio – a colunista social mais amada, idolatrada, salve-salve da cidade, publicada nas páginas de A VOZ DA SERRA todas as sextas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.