Beth do Licínio -04/10/2013

sexta-feira, 04 de outubro de 2013

A colônia alemã comemorou ontem a sua data nacional. Parabéns! 

 

PAZ E AMOR I

A geração dos "anos dourados” foi decisiva nas fortes mudanças sociológicas ocorridas a partir do século XX.

Ao som de baladas, do twist e do rock, o mundo mudou.

Em Nova Friburgo o cenário principal onde se viveu a transformação foi o Clube de Xadrez.

E não é que em pleno século XXI os sessentões voltam ao Clube de Xadrez, agora transformado em Espaço de Convivência da Pessoa Idosa, denominação à qual esta coluna acrescenta "de pessoas felizes”.

No último fim de semana a programação do espaço propiciou o reviver de tempos felizes. Enquanto eram feitas as premiações aos vencedores da Gincana Esportiva Cultural, podia-se observar também o encanto e a elegância das paqueras e dos namoros. Lindo, lindo, lindo!


PAZ E AMOR II

A eleição da Rainha da Melhor Idade foi tarefa difícil para o júri, formado por Duda Emmerick, Silvyane Oliva, Ricardo Cler e a colunista, consagrando a princesa Darcy Silveira Silva e a rainha Marlene Morgardo.

A trova vencedora foi a de Maria Marcelina Klein.

No concurso de dança ficaram empatados os pares Rosângela-Ary e Alice-João Martinho.


CASAMENTO

Amanhã será o grande e esperado dia nas vidas dos jovens Paula e Vinícius, filhos de Lilian Beatriz de Moraes Souza Farsoun-Victor Kamel Farsoun e Carlos Roberto de Escobar, Marcelo de Souza Nascimento e Soraia Queiros do Amaral.

A cerimônia do casamento acontecerá na Igreja de Santa Edwiges e os cumprimentos serão recebidos em elegante solar de festas em Mury.

Os jovens Paula e Vinícius emocionam pela expressividade do amor que vivem.

A noiva é neta de Leda-João de Souza Moraes.

 

(Foto) O time campeão de 1941, o Esperança Futebol Clube, de Amâncio Mario de Azevedo, Laercio Rangel Ventura, José Saldanha, Álvaro de Almeida, Guaracy Botelho, Geraldo Moura, Olof Reis e outros ilustres torcedores


ESPERANÇA FUTEBOL CLUBE

O Esperança Futebol Clube foi fundado em 5 de outubro de 1915.

Bem mais tarde foi feita a fusão com o Friburgo Futebol Clube e o Conselheiro Paulino Futebol Clube, constituindo o Nova Friburgo Futebol Clube.


HUMANITÁRIA DOS OPERÁRIOS

A Sociedade União Beneficente Humanitária dos Operários (SUBHO) conserva rico acervo de documentos que podem contar fatos relevantes da história de Nova Friburgo.

O sócio e funcionário Wanderson Saldanha, apreciador de pesquisas históricas, encontrou documentos relativos à instalação do Senai em Nova Friburgo.

A negociação é iniciada por ofício do diretor, datado de 14 de março de 1944, ratificando à Humanitária a proposta verbal de arrendamento de terreno ao Senai, área de 100m², situado nos fundos do nº 71 da Rua Augusto Cardoso.

Ofício datado de 16 de março de 1944, assinado pelo prefeito municipal Dante Laginestra, afirma que, sabedor da necessidade do Senai em arrendar terreno de propriedade da SUBHO, de forma provisória, assume juntamente com o diretor a responsabilidade do ato.

Em 29 dezembro de 1944, a chefe de Divisão de Administração do Senai, Maria Luiza Moniz de Aragão, solicita a cobrança do arrendamento correspondente ao período de 1º de maio a 31 de dezembro de 1944.

O presidente da SUBHO, na época, era Juvenal Antonio Marques. 

Em 9 de abril de 1945 é comunicada a abertura dos cursos.


CAMINHADA ECOLÓGICA

A professora de educação física Anna Paula Dreux promove amanhã, às 8h30, animada caminhada ecológica pelos jardins e margens dos lagos do Nova Friburgo Country Clube.

Aos participantes será servida farta mesa de frutas.

E muito bom: a atividade é aberta ao público.

O evento tem a chancela do Espaço de Convivência da Pessoa Idosa e da Giga Farm.


PRIMAVERA

E as flores estão por todos os lados, em alguns mais, em outros menos.

O município, que já é lindo, está engalanado!

Enfeite o que puder com flores, use e abuse! O resultado fará bem ao autor e a quem o contemplar!

Aproveite quando passar pela Avenida Galdino do Valle Filho para admirar os gerânios da cobertura do edifício nº 67.


ANIVERSARIANTES

 2 – Braulio Rezende Neto, jovem empresário.

 7 – Dom Alano Maria Pena, ex-bispo diocesano de Nova Friburgo.

 8 – Cláudia Duarte, conceituada médica.

 8 – Dilva Maria de Moraes, referência na cultura e educação do município.

10 – Altineu Lauro de Azevedo, ex-diretor do Sanatório Naval.

10 – Aécio Alves da Costa, ilustre imortal da Academia Friburguense de Letras.



TAGS:
Beth do Licínio

Beth do Licínio

Beth do Licínio

Arrasou, inovou, festejou, cresceu e apareceu? Então você provavelmente ainda vai ser lembrado na coluna de Beth do Licínio – a colunista social mais amada, idolatrada, salve-salve da cidade, publicada nas páginas de A VOZ DA SERRA todas as sextas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.