Sinalização

terça-feira, 31 de agosto de 2010
A fotografia nº 1 mostra que foi feita uma correta sinalização em direção ao Externato Santa Ignez. Entretanto, a fotografia nº 2 mostra que não há placas de sinalização na sua extensão. Deveria haver uma placa proibindo virar a esquerda (perto do orelhão), proibindo estacionar ali (fotografia nº 3) e mais uma placa proibindo virar a esquerda na próxima rua (exatamente onde a picape preta vai virar). E mais. Olhando para o outro lado (ESI sentido centro) deveria haver uma placa proibindo estacionar no início da rua (onde está o caminhão e a picape preta, fotografia nº 4). O início dessa rua é estreita e quando ficam dois veículos estacionados (como está nessa foto), só passa apenas um veículo, prejudicando a circulação dos demais veículos. De manhã e a tarde, quando há grande fluxo de veículos, a falta de sinalização causa problemas. Assim, gostaria de solicitar que fossem colocadas placas de sinalização nos pontos acima mencionados. Atenciosamente, Alexandre Castro Guachalla Engarrafamento Prezados senhores, Venho apresentar a seguinte sugestão. O engarrafamento ocorrido na última festa de Cordeiro, no domingo, dia do show da dupla Vitor e Leo, mostrou a fragilidade da praça de pedágio em Cordeiro. Ela (a praça) não está preparada para receber um grande volume de veículos, bem como não havia plano de contenção (venda de ticket em fila) por parte do pessoal que lá trabalhava. Fazendo-se dois pequenos ajustes, esse problema pode ser resolvido, pois, com certeza, outras festas teremos (Festa de Cordeiro, Festa de Macuco, Festa de Cachoeiras, etc). Vejamos: Plano de contenção: colocar alguns funcionários vendendo tickets na fila de veículos. Cabine reversível, bidirecional ou qualquer outro nome que se queira dar: quando houver grande fluxo de veículos, com retenção, pode-se acionar a cabine reversível, abrindo-se mais uma ou duas pistas para os veículos passarem. Vejam o desenho em anexo. Temos 6 pistas (de 1 a 6). Nas pistas 3 e 4 poderíamos ter cabines reversíveis, que funcionariam quando houvesse grande retenção. Isso é o mínimo. Num plano mais robusto, as pistas 2 e 5 também poderiam ter cabines reversíveis para atender situações extremas, tal como ocorreu na festa de cordeiro, quando eu levei 2 horas e 50 minutos para passar no pedágio de Cordeiro, quando voltava para Nova Friburgo, no final da festa. Com esta segunda opção poderíamos ter 5 pistas num só sentido, que, conjugado com a venda de tickets nas filas, seria mais do que suficiente para debelar qualquer engarrafamento. Atenciosamente, Alexandre Castro Guachalla Ciclistas Acabei de ler a reportagem “Ciclistas nas calçadas são alvos de reclamações da comunidade“ e preciso acrescentar que, como ciclista, tenho vários problemas em circular pela única ciclovia da cidade (avenida perto do Clube 50). Os pedestres caminhas na ciclovia e, quando um cliclista pede passagem e comunica que aquele espaço (que, por sinal deveria ser bem marcado em vermelho) é para uso exclusivo de ciclista, há o início de, pelo menos, um estresse, já que os pedestres não respeitam a faixa. Opto, muitas vezes, por pedalar pelo asfalto, junto com os carros e aí, mais uma vez, grandes problemas, pois muitos motoristas ignoram completamente nossa presença e, em muitos casos, sentem enorme prazer em testar suas “habilidades” de motorista, passando bem colado no clista e, dentro do carro, soltando gargalhadas pelo feito brilhante, boçal e magnífico que acabou de cometer. Sou ciclista sim, ando com capacete, luvas, iluminação noturma, não ando na calçada e paro, sim, no sinal de trânsito, junto com todos os outros carros e não tenho vergonha alguma em admitir isso, e fico extremamente chateada quando vejo um “ciclista” na calçada ou na contramão... Mas afirmo que não é justo culpar apenas uma parte, já que o descaso é generalizado... Eram os motoristas, ciclistas e o órgão que deveria fiscalizar e/ou punir a quem de direito. Friburgo é uma cidade belíssima que oferece condições para para ótimas pedaladas, mesmo junto aos carros, sem estresse algum, tanto para favorecer a saúde quando a diminuição do número de veículos que circulam e ônibus lotados, no entando, é URGENTE uma conscientização GERAL, caso contrário seremos todos (ciclistas que andam de forma correta ou não) colocados dentro de uma forma mal moldada e intitulados de ruins ou ervas daninhas, como, infelizmente, já o são os motoristas de motos nessa mesma cidade. Jaqueline Pereira
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