O fechamento do Ibama

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A notícia do fechamento da unidade regional do Ibama em Nova Friburgo é mais uma atitude vergonhosa e irresponsável  com o meio ambiente. Uma injustiça aos que brigam pela preservação do patrimônio natural da nossa região. Será que os que decidiram por esse fechamento, sabem que temos uma das regiões do Brasil mais preservadas? Que essa preservação é fundamental por se tratar de áreas de montanhas com nascentes de rios importantes para o abastecimento de inúmeros municípios? Será que eles sabem que a altitude daqui, faz com que tenhamos uma das maiores biodiversidades da Mata Atlântica?

O que sabemos é que falta dinheiro para manter as equipes nas bases de fiscalização. Falam-se em restrições orçamentárias provavelmente em razão dos desvios para outros fins menos nobres que já sabemos quais são. Por que, ações assim tão contundentes, por baixo dos panos como foi, são tomadas sem clareza quanto ao motivo? 

Estamos acostumados a ouvir, ler e ver na imprensa que recursos desaparecem e vão aparecer em locais inusitados. E também é certo que sempre depois dessas decisões desastrosas vêm os aproveitadores e passam a agir com total desenvoltura e segurança na certeza de que não serão mais importunados pelas fiscalizações. Garantia de devastações e daqui a alguns anos, novas tragédias na região. As decisões são quase sempre políticas e interesseiras, ignorando-se dados técnicos/científicos e as evidências que deveriam ser os mais importantes. Assim o meio ambiente do país vai sendo arrasado.

Roberto de Gouvêa Vianna, ex-secretário municipal de meio ambiente (2002 /2010)

TAGS:

A Voz dos Leitores

A Voz dos Leitores

A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.