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A minha odisséia na 1001 - Perdido no Espaço
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Por favor, publicar no a voz da serra em prol da sofrida população de nova friburgo nas mãos da tirânica 1001
O monopólio do transporte rodoviário na região dos lagos e no Norte fluminense
Sexta-feira, 23 de julho, uma sexta normal, sem feriadão no meio.
Chego na Rodoviaria Novo Rio às 15:00 hs, com a intenção de viajar para Nova Friburgo.
Ao chegar no guichê da empresa 1001, uma fila imensa, 40 minutos para chegar ao guichê.
Às 15:40hs só tinha passagem disponível para 17:50hs, duas horas e dez minutos depois.
Às 18:30hs, após 40 minutos de atraso do horário da partida do ônibus, junto aos funcionários da 1001 nenhuma informação sobre o paradeiro do ônibus que nos atenderia.
Pelo sistema de som da rodoviária se constatava que a maioria dos ônibus da 1001 que partiam para a Região dos Lagos estavam saindo com uma hora de atraso.
Passageiros revoltados com o atraso comentavam que isso tem sido uma prática constante da 1001.
Nesse momento surgem dois fiscais do Detro. Me dirijo a eles, explico a situação e peço uma providência.
Eles alegam estarem ali justamente para resolverem esse problema.
Ficam durante 20 minutos dentro da cabine da 1001 com os despachantes da empresa.
Ao saírem, abordo-os novamente e sou informado de que eles estavam levando o caso para o inspetor e que a empresa seria autuada. Disse que independente da autuação precisávamos de uma posição sobre o horário de saída do nosso ônibus. Eles disseram não poder fazer nada, o máximo que eles poderiam informar é que a empresa seria autuada pelo atraso. Questionei o valor da multa e eles disseram não saber informar (sic) fiscal que multa não sabe o valor aplicado num caso tão banal como o atraso na saída dos ônibus !!!!. Insisti e ele respondeu que a multa era em Ufirs. Questionei quantas Ufirs e ele disse não saber. Se retiraram e nunca mais voltaram.
Às 19:15hs, um despachante da 1001 nos procura e oferece como alternativa um ônibus velho, sem ar condicionado, para realizar a viagem, aceitamos e questionamos como seria feito o reembolso da diferença do valor da passagem, uma vez que a mesma nos dava direito a um ônibus com ar condicionado. Ele disse que não poderia fazer nada porque não seria possível fazer o reembolso ou dar um crédito. Recusamos a lata velha e ele disse que nós não estávamos querendo colaborar!!!
Ao mesmo tempo em que enfrentávamos esse problema, ônibus para outras linhas como Macaé, Macuco, Itabapoana, saíam no horário sem que houvesse qualquer ação operacional da empresa para resolver o nosso problema. Nessa altura passageiros aflitos não sabiam como fazer para chegar aos seus destinos pois iriam perder os últimos ônibus saindo de Nova Friburgo para cidades vizinhas.
Vale ressaltar que, nesse dia, não houve nenhum evento na cidade que tivesse provocado maiores transtornos ao trânsito e que pudessem, eventualmente, justificar os atrasos.
O descaso dos funcionários da 1001 era total diante da revolta e indignação dos passageiros.
Às 19:30 hs, o ônibus para para Nova Friburgo.
Com uma hora e 40 minutos de atraso. Quatro e 30 minutos após a minha chegada na rodoviária.
Segundo comentários dos passageiros envolvidos, a 1001 pressionou o governo para coibir e eliminar o transporte alternativo (vans) para a região.
Não existe outra alternativa para o transporte rodoviário para a Região dos Lagos e Norte fluminense uma vez que a 1001 detém o monopólio dessa atividade vital para a população.
Se houvesse o monopólio, mas, na contrapartida, a oferta de um serviço honesto e decente ainda vá lá.
Mas ficarmos submetidos a tirania de uma única empresa que utiliza o monopólio como ferramenta para aferir lucros fantásticos a custa do sacrifício da população é um absurdo, ou mais um dos absurdos a que estamos submetidos por conta dos órgãos que deveriam cobrar, fiscalizar e punir tais infrações.
Roberto Bianchy
Resposta da 1001
A Auto Viação 1001 esclarece que no dia 23 de julho recebeu um movimento muito maior do que o normal em virtude do período de férias e de festas que ocorriam em cidades no interior do estado, como no município de Cordeiro, na Região Serrana, o que gerou maiores filas nas bilheterias. Além disso, o trânsito no entorno da Rodoviária Novo Rio prejudicou parte da operação e afetou não somente a 1001, mas outras empresas que operam no terminal. Lamentamos os transtornos e lembramos que somente em alguns horários de algumas linhas tivemos problemas, não sendo uma situação generalizada. O horário em questão atrasou, pois ele era proveniente do Castelo, centro do Rio, e pegou todo o trânsito caótico nas ruas próximas a Novo Rio.
Quanto às filas encontradas pelo cliente no Terminal Rodoviário Novo Rio, lembramos que a 1001 disponibiliza a venda de passagens pelo telefone, internet e conta ainda com diversos pontos de vendas espalhados pela cidade do Rio de Janeiro para melhor atender quem precisa viajar, não precisando o cliente adquirir o bilhete somente nas rodoviárias. Para consultar as agências de viagens cadastradas, sugerimos pesquisa através do site www.autoviacao1001.com.br. Vale ressaltar que todos os guichês da bilheteria estavam em funcionamento.
Com relação a reclamação da falta de horários, a empresa esclarece que opera em média com 24 partidas na sexta-feira, na ligação entre o Rio de Janeiro e Nova Friburgo, fora os horários extras. Nesse dia, entre o horário em que o cliente chegou no guichê para compra (15h40) e o horário disponível (17h50), outros quatro horários já estavam lotados, em razão do imenso movimento do dia.
A 1001 lembra mais uma vez que os problemas ocorridos no dia foram pontuais e não uma constante. Por dia, são mais de 250 partidas do Terminal Novo Rio, e mais de 8.600 clientes atendidos. Apesar de ser a principal empresa que opera no terminal em tamanho e número de passageiros, os atrasos e reclamações não chegam a 4%. Só em compra de ônibus nos últimos dois anos foram investidos quase R$ 100 milhões para atender a todas as regiões do estado, incluindo o Norte fluminense e Região dos Lagos, citada pelo nosso cliente. A empresa está investindo também na ampliação dos canais de venda com a instalação de terminais de auto atendimento nas rodoviárias (Niterói já possui e em breve a Novo Rio também terá um terminal). Na Novo Rio, ainda, será criada a Sala NET, para ampliar os pontos de atendimento e facilitar a retirada da passagem para quem compra pela internet. Em Nova Friburgo, inauguramos recentemente uma nova e moderna bilheteria, ampliando a capacidade de atendimento ao passageiro. Por fim, o cliente pode ter a certeza de que a 1001 está trabalhando para que problemas dessa natureza não voltem a ocorrer, mesmo ele sendo relacionado ao caótico trânsito na cidade do Rio de Janeiro.
Assessoria de Comunicação
Auto Viação 1001
O caos no trânsito
Gostaria que fizessem uma matéria sobre o caos no trânsito da nossa cidade. Hoje levei 30 minutos do Ministério Público até a minha rua, um absurdo!!!
A General Osório está um caos devido às mudanças que aconteceram na última semana, hoje uma ambulância e um carro dos Bombeiros ficaram entalados na rua.
Obrigada, aguardo matéria.
Karla Pontes
Peixes
Bom dia!
Passei na Rua da Campesina, e tinha várias pessoas vendo peixe carpa no rio que vem da Fábrica Ypu. Que maravilha!!!
Sérgio Saippa
Passarela da Rua São Paulo
Prezado senhor editor,
Em resposta à carta do leitor Elberth Jonas de Mello Heringer, publicada na edição de 3 de agosto, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo informa que a construção da referida passarela foi uma reivindicação dos moradores da Rua São Paulo, para facilitar o acesso ao Centro da cidade pela Rua Mato Grosso, e ainda não foi concluída por depender de desapropriação de área próxima. A Prefeitura esclarece que as obras no local vão incluir, além da reconstrução de trecho da Rua São Paulo e da implantação da passarela, a instalação em breve de uma praça que já foi licitada. Lembra ainda que a Rua São Paulo estava interditada desde 2007, sem qualquer providência, e que em menos de um ano do atual governo ela foi totalmente refeita com recursos, pessoal e maquinário próprios. A Prefeitura destaca que as obras restabeleceram o trânsito no local, possibilitando inclusive o retorno da passagem de ônibus, e restituíram à comunidade o direito de ir e vir. A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo estranha a crítica do leitor, que demonstra desconhecer o local, já que os moradores da Rua São Paulo não têm poupado elogios ao trabalho realizado até agora.
Girlan Guilland
jornalista / Secretário de Comunicação Social - PMNF
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