Colunas
Leitores - 31/08/2012
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Castelos de areia
Ontem caminhando pelas margens do rio Bengalas, entre o bairro de Duas Pedras e o centro da cidade, observei dentro do rio uma draga, retirando areia da calha do rio e amontoando na sua margem esquerda, admirei a habilidade do operador desta máquina que alisava carinhosamente a areia depositada na margem, construindo uma rampa até bonita e enfeitada, decorada com diversos pneus na sua base... me ocorreu então uma ideia, as chuvas estão se aproximando e com certeza aquela areia tão caprichosamente acumulada nas margens do rio voltará para dentro do próprio rio com a força das próprias águas devido às cheias tão comuns na época das chuvas... francamente acho este procedimento absurdo, não tem a menor lógica... mais uma vez estão brincando com nossa cidade, trata-se de um trabalho desnecessário e inútil... para que todos tenham ideia do que me refiro, envio a foto da rampa de areia solta criada por este serviço que está sendo executado... pode até não valer nada, mas temos que concordar: que ficou bonitinho, ficou!
Jorge Plácido Ornelas de Souza
Boa iniciativa do Jornal
A Voz da Serra na última edição: "Como você descarta o seu lixo eletrônico?". Já passou da hora de o Poder Público friburguense assumir uma postura mais ativa com relação à destinação dos resíduos sólidos. A coleta seletiva feita pela EBMA em pontos fixos é pífia, perto do que realmente deveria ser feito. Além disso, se existe algum local apropriado para o descarte de lixo eletrônico, é desconhecido da maioria da população da cidade.
Silvia Rocha
Partes do bolo
No ano de 2011, o governo brasileiro deu 0,4% do PIB (tudo que se produz no país) aos "bem" mais pobres em torno de 14000000 de famílias cadastradas na "bolsa família", enquanto que 5,7% do PIB ao pagamento de juros de sua dívida, e para um número infinitamente menor de privilegiados, mas cujo tamanho se desconhece a "doação". Assim, verifica-se que a fatia maior do bolo vai para os bem mais ricos, que é de 13 vezes maior do que levou os bem mais pobres. Portanto, os auxílios concedidos aos bem mais pobres não são tão relevantes, porém incomoda a classe média, mas em parte se beneficia do amortecimento das mazelas acumuladas desde o descobrimento/invasão do Brasil. Com isso, ainda somos os "Campeões Mundial" disparado da pior desigualdade de renda (salários) e de outras maldades, mesmo com algum esforço governamental, nada mudou apenas amenizou, com os bem mais pobres podendo comprar eletrodomésticos e os "bem mais ricos" comprando helicópteros e aviões.
Wander Frauches de Andrade
Calçadas
Eu gostaria de entender quem é o responsável pela conservação das calçadas em nosso município. Se for a Prefeitura, por que estão nesse estado de abandono que vemos? Não é difícil perceber a péssima situação em pontos do Centro, na Avenida Euterpe, na Vilage, no Bairro Ypu, enfim, em diversos bairros podemos observar calçadas malconservadas. Se for de responsabilidade do comerciante ou do proprietário do imóvel, por que não há fiscalização que puna esses responsáveis, evitando, assim, que as calçadas literalmente se acabem e ninguém faça nada? Imagine um cadeirante necessitando utilizar uma calçada cheia de buracos? Uma pessoa idosa caindo numa calçada? Minha sogra, pelo estado triste que se encontrava uma calçada na Avenida Euterpe, levou um tombo e, por pouco, não cria um problema mais sério. Não é possível estabelecer um padrão, pelo menos no centro da cidade e adjacências? Na Avenida Euterpe, o piso escolhido pelo então Prefeito Heródoto, na minha opinião, não foi a melhor escolha. Ele escorrega e já vi várias pessoas caindo nele. Que se estabeleça um padrão de piso nas calçadas e que ele não ofereça risco aos pedestres. Que o responsável pelas calçadas faça um trabalho de manutenção das mesmas. Não é pedir muito, simplesmente zelar pelo direito de ir e vir dos cidadãos que pagam seus impostos.
Amanda Fagundes
Eleição é coisa séria
Meus parabéns pela atitude do Exmo. Sr. Juiz que coordena toda esta movimentação política de nossa cidade, principalmente no que se diz à colocação e distribuição de placas pelas ruas da cidade, se deixar acaba virando bagunça.
Por falar em política bom seria que o TSE ou TRE obrigasse a todos os candidatos que registrassem suas promessas de campanha em cartório, com firma reconhecida e tudo, assim poderíamos cobrar deles na Justiça o que prometeram e não estão fazendo... evitaria também que ouvíssemos tanta promessa, tanto "vou fazer" absurdos... não demora já que a moda é fazer pontes, prometerão uma na Alberto Braune... e se forem questionados e avisados que lá não tem rio... na certa sairão com essa: "mando colocar um rio lá"... Mas graças a Deus a campanha está correndo dentro da lei e da ordem, sem excessos ou confusões... apenas temos que ouvir aqueles que de uma maneira ou de outra participaram para deixar nossa cidade, esta linda Nova Friburgo, do jeito que está,dizendo, falando de renovação e mudança... mas faz parte!
Apenas gostaria de pedir a todos, que não anulassem seus votos ou votassem em branco, pois assim só estarão ajudando e colaborando com esta turma de aproveitadores, que já se julgam eleitos, donos que pensam que são, de currais eleitorais, vamos excluir esta gente de nossa política, só assim poderemos mudar e renovar... tem muita gente boa por aí!... E não se esqueçam, não se deixem enganar por promessas suntuosas, com promessas de vereadores que dizem que vão fazer... não deixem que o trem saia novamente dos trilhos... analise bem o seu candidato, converse com ele, olhe dentro dos seus olhos, olhos não mentem... e por favor não façam do seu voto objeto de venda ou troca... quando pedir alguma coisa, peça em nome da comunidade, da cidade, pense alto, pense grande, pense em conjunto... e lembre-se do peso, da importância do seu voto, que é igual, exatamente igual, ao voto de qualquer um que seja... somos todos iguais perante o voto! Pense bem nisso!... No mais peça que Deus lhe ajude, peça que Ele lhe oriente... e seja o que Ele quiser! Amém! Quem não quiser dizer amém... diga Aleluia! Vale até Saravá!
Jorge Plácido Ornelas de Souza
Votar (2)
Concordo com o Sr Maycon B. de Almeida quando escreveu sobre "Votar" na edição de 30/08/2012. De fato há políticos prometendo obras vultuosas, como o que foi citado. Me pergunto: Será que eles conhecem a Lei de Responsabilidade Fiscal? Será que conhecem de fato as verdadeiras necessidades da cidade neste momento? Tal candidato não prometeu só um viaduto por cima da praça do Paissandu não, prometeu desvios nas avenidas para os ônibus, prometeu obras de reurbanização em Cons. Paulino, e outras mais. Não só este candidato mas tem outros prometendo mais hospitais. Me pergunto: Pra quê mais hospitais se nem médicos nós temos? Fizeram a UPA e às vezes falta profissionais. Temos o Hospital Raul Sertã onde falta medicamentos e materiais de necessidades básicas. Tinham que melhorar a infraestrutura do que já existe. Até o Sr. Governador, que só promete e nada faz, disse que vai trazer um novo Hospital Regional Estadual... Pra quê? Acorda Friburgo! Muitos acreditaram no Trem, e ele passou e ninguém viu! Nossa cidade precisa de muito mais do que promessas, precisa de ação e nós, eleitores, precisamos agir para mudar...
Filipe Gonçalves
11º BPM esclarece
Em resposta à matéria publicada na coluna leitores On-line no dia 28/08/12, o Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar esclarece que mantém no centro de Nova Friburgo 07 (sete) viaturas operacionais executando patrulhamento ostensivo, atendimento emergencial no 190 e atuando nos pontos críticos de forma preventiva/repressiva nas ocorrências de furtos e roubos a transeuntes e comércio.
Ressalta que nos anos de 2010, 2011 e 2012 houve redução significativa de delitos de roubo de rua, inclusive atingindo índices inferiores às metas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Segurança, conforme demonstrativo abaixo.
Secom esclarece
Em resposta à matéria publicada na edição do dia 24 passado, página 5, A Voz dos Bairros, sobre o Rui Sanglard, em que é mostrada uma foto da Área de Esporte e Lazer Carlos da Silva, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Renato Satyro, informa que foram feitos reparos em portões, no abastecimento de água e energia elétrica, limpeza no local e fornecido material esportivo para a comunidade, conforme pode ser confirmado com a associação de moradores. O secretário de Esportes e Lazer informa ainda que para maiores intervenções sua secretaria não dispõe, no momento, de dotação orçamentária.
Secretaria de Comunicação Social
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário