Colunas
Leitores - 31/01/2013
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Mensagens pela internet sem identificação completa e textos digitados com todas as letras maiúsculas serão desconsiderados para publicação. Em razão do espaço, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal também se reserva o direito de publicar ou não as cartas dos leitores.
Futebol x Câncer
Gente, minha gente, pobre gente, por favor, me digam que é mentira o que ouço nas ruas de Nova Friburgo. É verdade que o candidato a governador, o Sr. Pezão, declarou que pretende ou vai construir três campos de futebol em Nova Friburgo? Digam que é mentira, por favor... Se é verdade, nunca ouvi tamanho escárnio, tanta besteira, é brincar com o sentimento das pessoas... Ainda mais dito por um homem que vivenciou tudo o que nossa cidade passou... Um homem que sabe o quanto estamos pobres e desvalidos... um homem que sabe que não temos saúde, não temos educação... Passamos por um momento difícil, complicado... e vem um político dizer tamanha besteira, tamanha ignorância... Pelo amor de Deus... Uma cidade que nem é citada na copa... uma cidade que só tem um time profissional... e vem este Sr. nos achincalhar, dizendo tamanha besteira... No mínimo está chamando o povo de burro, de idiota! Não temos mais cabeça, mais coração, para ouvir tamanha estupidez... Que me perdoem, mas não tenho estômago para ouvir isso!
Outra situação que me comove, me preocupa, me estarrece, é saber, segundo ouço falar nas minhas andanças... que estamos em vias de perder o hospital do câncer... Por que será? Será que estádios de futebol são mais importantes?... Que falta de sensibilidade de nossos políticos. Não sabem, ou fingem não saber, o martírio, o sofrimento que é viajar para outros municípios para se submeter a tratamento do câncer, que por si só já é desgastante, doloroso, terrível... Pegar uma van de madrugada, sem nenhum acompanhamento médico, sem dinheiro no bolso, sequer para um pequeno lanche ou cafezinho... ainda chegando no Inca ou no Into e enfrentar filas imensas...Como sofre esta gente já condenada...Às vezes vão e voltam em jejum e não me digam que é mentira. Já acompanhei e ouvi relatos de muitos deles...Viajam em vans lotadas debaixo do maior calor... às vezes nem ar condicionado tem... Que desrespeito, que falta de sensibilidade, que falta de escrúpulo! Ah... antes que me esqueça, já fui a enterro de muitos deles!
A cada notícia deste tipo aumenta a razão que tenho para não votar em ninguém, anular meu voto... Só tenho tido decepções e mais decepções. Antes das eleições dão tapinha no seu ombro... depois lhe empurram e jogam você no abismo... não aguento mais esta cambada! Gente... só tenho um coração e ele está cansado de tanta ingratidão... de tanto descaso! Eu desisto!
Jorge Plácido Ornelas de Souza
Álbum de Retratos
David resgatou de forma magistral lembranças para aqueles que, como eu, estão na casa dos 40 e tantos anos e ainda guardam as doces lembranças de uma Nova Friburgo que ficou para trás. O cheiro de madeira dos corredores do Anchieta e da sauna do clube, os invernos que eram verdadeiramente frios, as filas do lado de fora do cinema São José aos sábados acompanhadas do cheirinho de amendoim e pipoca – quantas recordações boas vieram à tona… Atenciosamente,
Leonardo Pinheiro
Via Expressa
Realmente como constante nas inúmeras mensagens enviadas a esta conceituada coluna, o nosso querido bairro de Olaria é carente de inúmeros serviços públicos e a Via Expressa não poderia jamais deixar de constar nesta carência. Ou seja, segurança, limpeza, etc, etc.? Nem pensar. Semáforos para coibir maus motoristas, nem pensar. E o que vemos? O fechar de olhos do poder público para as ocupações irregulares em toda a extensão da Via Expressa, com instalações de hidrômetros de água pela Águas de Nova Friburgo e de medidores de energia pela Energisa. Pasmem, friburguenses, para nós, que cumprimos com nossas obrigações, adimplimos nossos impostos, para realizarmos simples instalações de água ou energia nos obrigam comprovar a titularidade de nossos imóveis, e nas construções irregulares ao lado da Afape podem verificar se não há hidrômetros e medidores de energia nos "imóveis” localizados nestes locais, inclusive num "ferro-velho” irregular. Verifiquem, senhores vereadores e Ilmo. Prefeito, se não há construções irregulares em meio às árvores de pinheiros na extensão da Via Expressa, com instalações de energia e água. Ah, esqueci-me completamente, eles dão votos e as eleições estão próximas. Nossos representantes na realidade estão preocupados apenas com seu bem-estar, com seus salários depositados em suas contas-correntes pontualmente e mensalmente, e nós, povo, friburguense, ah, podemos esperar.
Robson
Energisa esclarece:
A Energisa informa que cumpre o disposto em resoluções do setor, bem como definições dos órgãos competentes.
Águas esclarece
A Concessionária Águas de Nova Friburgo informa que sempre solicita documentações pertinentes sobre a legitimidade do solicitante, ou seja, que comprove a titularidade/responsabilidade do imóvel, assim como, seus documentos pessoais. Todos os clientes cadastrados da concessionária são obrigados a fornecer: CPF, RG, escritura do imóvel (RGI), IPTU, conta de consumo (Luz e/ou telefone) e, quando necessário, certidão de casamento e certidão de óbito. A empresa reforça que não realiza instalações em áreas que são consideradas irregulares pelo município. No caso específico da Via Expressa, a maior parte das ligações é anterior à Concessão, algumas são de 1979, e as que são posteriores apresentaram documentação de direito de posse da área ocupada.
Prefeitura esclarece
De acordo com a Subprefeitura de Olaria, Vale dos Pinheiros, Cônego e Cascatinha, no atual governo nenhuma construção, instalação de água ou luz foi feita na local. Quanto ao ferro-velho, já foi informado ao Setor de Posturas da Prefeitura, que deverá tomar as providências cabíveis. Sobre a limpeza, a subprefeitura informou que disponibiliza três funcionários exclusivamente para atender a Via Expressa. E no que tange à segurança, até o momento não houve nenhuma reclamação por parte da população residente na área.
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário