Colunas
Leitores - 31 de dezembro de 2011 a 2 de janeiro de 2012
sexta-feira, 06 de abril de 2012
2011 já vai tarde!
2011, um ano que será sempre tristemente lembrado.
Por suas catástrofes, tragédias e mortos. Perdemos Elizabeth Taylor, José Alencar, Itamar Franco, Amy Winehouse, Steve Jobs, Sócrates, Joãozinho Trinta, Sérgio Brito. Sem esquecer os mortos da catástrofe na região serrana. Assim, por tudo isso, temos que caprichar nos fogos.
Ricardo Posenatto
Resposta ao leitor Wanderson Fonseca
Segundo o secretário de Obras, Clauber Domingues dos Santos, a operação tapa-buracos foi iniciada quarta-feira, 28 de dezembro, no bairro Catarcione. Entretanto, estaremos providenciando todos os tapa-buracos no município. E o bairro Varginha será o segundo bairro a ser contemplado. Importante observar que a emulsão asfáltica chegou no dia 26/12/2011 às 15h.
Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Nova Friburgo
Secom responde
Em relação à pergunta do leitor Sérgio Wanderson Fonseca, que opina que Nova Friburgo pode ser mais forte no setor industrial, que poderia ser concedida isenção de impostos ou outros benefícios para que a cidade possa trazer mais indústrias e fortalecer as aqui já existentes, gerando, dessa forma, mais empregos, mais renda e, consequentemente, mais arrecadação para o município e para o estado, a PMNF, através da secretária de Fazenda, esclarece:
Respeitado a competência tributária de cada ente federativo, Friburgo poderia sim, em parceria com o Governo do Estado ( principalmente) e o Governo Federal, criar não só incentivos tributários, mas também polos industriais regionalizados. Assim desenvolveria não só Friburgo mas as regiões vizinhas, pois dentro da competência tributária, o peso maior sobre as empresas de modo geral se dá pelos tributos incidentes aos produtos por ela fabricado e comercializado. O município pode contribuir com o local a ser instalado o polo e infraestrutura básica para sua instalação. No campo tributário, benefícios como a não cobrança de IPTU por determinado período de tempo e redução ou não cobrança de ISS também por tempo determinado. “Porém, dentro de nossas responsabilidades, todos devem contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade e aqui falo e incluo os munícipes,
pagando seus impostos, principalmente o IPTU e ISS em dia, pois assim teremos Município e Munícipes caminhando juntos por uma cidade melhor”, afirmou o secretário de Fazenda.
SECOM - PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO
Encostas da RJ-116
Ao notar pela foto de capa da Voz da Serra de 27/12/2011 notaremos que a carta que enviei a este Jornal falando sobre a má conservação do asfalto no trecho ali fotografado era muita além daquilo que os olhos poderiam ver.
Os buracos no asfalto eram visíveis e ficaram ali por bom tempo, no entanto, o deslizamento causado pelas chuvas de domingo receberam a contribuição da ação do homem e com a anuência da RJ 116 que não faz nada para diminuir o impacto ambiental sobre a mata em face do trânsito constante de veículos e caminhões.
Agora, pasmem os Srs e Sras, a retroescavadeira que foi limpar a barreira que caiu em Theodoro veio subindo a serra conduzida pelo operador.
Era de se esperar de que pelo volume de água e “rapidez” da subida da máquina outras barreiras iriam cair. Não foi justamente isso que aconteceu! E a barreira da foto foi a primeira a cair, avante haviam mais 3 desmoronadas.
Alexandre Andrade
Este ano vai ser igual àquele que passou
O ano, do ponto de vista político, não poderia terminar de outra forma: Jader Barbalho assumindo a vaga de senador, durante o recesso, embolsando mais de R$30 mil pagos a título de atrasados devido a discussão no Supremo se ele era ou não ficha-limpa. Foram vários absurdos em um só, aliás, uma constante, quando o assunto diz respeito ao deboche de autoridades que não acreditam nas leis, o escárnio com a população, à injustiça social e ao pouco caso com o dinheiro público. Enquanto a maioria da sociedade brasileira se prepara para brindar 2012 com a esperança em dias melhores, acreditando que, pelo menos, a classe política fará sua parte, criando melhores condições de vida para todos, seja em termos de serviços públicos, seja aumentando o poder de compra de seus salários, este mesmo grupo contribui para aumentar ainda mais a carga tributária e suas vantagens pessoais.
João Direnna
www.dirennajornalista.blogspot.com
O pintor e o sapateiro
Existia na antiga Roma um famoso pintor que retratava nas suas pinturas o cotidiano da cidade, fatos e pessoas. Conta-se que certa vez pintou um retrato de uma senhora da cidade e colocou esta pintura para que o público a apreciasse. Um sapateiro que existia na cidade chamou a atenção do pintor, disse-lhe que aquela sandália pintada por ele estava fora de moda, que as correias da sandália estavam desenhadas erradas. O pintor fez as alterações necessárias no quadro e novamente o colocou para exibição... No dia seguinte, o mesmo sapateiro chamou novamente a atenção do artista, dizendo que o cordão pintado no quadro estava com o pingente errado, estava fora de moda. O artista olhou bem dentro dos olhos do sapateiro e falou: “NÃO SUBA O SAPATEIRO ACIMA DO SALTO DO SAPATO."... Fazendo-se uma analogia com Nova Friburgo, percebe-se que ao constatar a situação atual da cidade, seus políticos e governantes, nota-se que estamos com muitos SAPATEIROS, que vivem falando do que pouco ou nada sabem... Faltam-nos PINTORES, isto me deixa temeroso quanto ao destino de nossa cidade, preocupa-me o nosso futuro... QUE DEUS NOS AJUDE E NOS AMPARE!
Jorge Plácido Ornelas de Souza
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário