Colunas
Leitores - 29/05/2012
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Antonio Lo Bianco
Parabéns ao jornal pela iniciativa e ao entrevistador pela qualidade e objetividade das perguntas, mas principalmente ao entrevistado Antonio Lo Bianco pela memória invejável. Seu precioso e emocionante relato dos últimos 82 anos da história de Nova Friburgo foi, para mim, um dos mais belos textos que li ultimamente. Além do mais, um homem que, perto do centenário, ainda mostra a garra de lutar e reagir em favor de sua cidade, como ele deixou claro na última resposta, é um desafio para todos nós. Parabéns, Antonio Lo Bianco, exemplo de cidadão.
Leandro Neves Cariello
O aumento do número de vereadores
Foi com satisfação que vi a excelente manifestação capitaneada pela Loja Maçônica contra o aumento do número de vereadores, algo que em muito incomoda a população. Quero sugerir a esta relevante instituição para que faça uma contra o seguinte: 1) cobrança abusiva praticado pela Águas de Nova Friburgo, 2) passagem de ônibus mais cara do mundo por km rodado, 3) iluminação publica; você paga e sua rua está às escuras. 4)Rota 116; conforme portaria do Ministério dos Transportes, as praças de pedágio terão que ter entre si 100 km, e não será permitido a cobrança no sentido duplo. Feito isto será bem de mais valia do que brigar por determinado número de edis, pois se é determinação do TSE, eles que se virem. Porque mexer em nosso bolso sem pedirem todos mexem. No dever de casa de meu neto uma pergunta bem curiosa: “o que é imposto”. Ele me pergunta, eu digo “taxa”. Outra pergunta: “o que é taxa”. Eu respondo “imposto”. Sendo assim, entre taxas e impostos, vamos levando a vida sorrindo e felizes.
Atenciosamente, feliz da vida,
Roberto Martins
Corpus Christi
Nesta quinta-feira, 7, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia—o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. Feriado é muito bom, mas é importante saber seu significado...
Dilce Araujo Nery Barros
As eleições
Você se lembra em quem votou nas últimas eleições? Cobrou deles o bom combate e com críticas construtivas o trabalho para o qual foram designados e empossados? Fiscalizou e fiscaliza a todos sem exceção? Caso sim, meus parabéns, tu és um cidadão consciente e a par dos seus direitos e deveres. Caso não, a sua omissão esta sendo conivente com a atual situação dos maus políticos, e dos falsos governantes do nosso município, do estado e do Brasil. Um lembrete: eles foram eleitos para trabalhar pelo bem-estar do povo em geral; e não o povo trabalhar para o bem-estar deles. Uma reflexão: aqueles que não gostam da política e dos políticos, queiram ou não, serão governados por eles. Vamos acordar ou então estaremos sujeitos a ficar dormindo eternamente no berço esplêndido.
Renato Capossi Marreto
Quem dá mais?
Já tenho minha definição com respeito à eleição deste ano; embora seja filiado ao PDT, só votarei em candidatos que não tenham participado do quadro político de nossa cidade, jamais votaria em branco ou nulo, porque isto facilitaria o acesso de pessoas, candidatos que se acham eleitos pela forma mais vil e covarde, à compra de votos, explorando a miséria e a necessidade das pessoas obterem lucros com a venda de seu voto, mal sabem eles que com este gesto comprometem a cidade por pelo menos quatro anos, por isso só votarei em gente nova, deixando de lado as raposas da política friburguense, porque se não corresponderem aos meus anseios, que são também os anseios do povo, da massa e da classe mais humilde e sofredora desta cidade tão abandonada e esquecida pelos políticos e governantes, na próxima eleição não merecerão meu voto; votando assim tenho certeza, tenho convicção, que nas próximas eleições poderei mudar, expulsando naqueles que votei, se não corresponderem às minha expectativa, que é a mesma deste povo humilde e sofredor desta cidade amada e querida, a cada dia que passa vejo ser correta minha decisão, vejam o que ocorre com meu partido: deixou de apoiar o Serginho, tudo bem, seu secretário entregou o cargo, tudo bem, o PDT admite negociar com o deputado Rogério Cabral, é seu direito, mas também admite negociar com Saudade Braga, tudo bem... mas onde está o amor por Nova Friburgo? Onde está a prioridade do interesse comum? O que está acontecendo me parece um leilão. Quem dá mais? Quem oferece mais vantagens? Por isso minha desilusão!
Gente, enquanto não se colocarem em prioridade máxima os interesses comuns, o bem-estar do cidadão, vamos continuar na mesma, nada vai melhorar, vamos cada vez afundar mais, vamos ao fundo do poço, enquanto houver este jogo de interesses nada vai mudar... onde estão as casas para os desabrigados? Onde estão os interesses da cidade, da comunidade? Basta que andemos pela periferia para vermos que nada foi feito, andamos num ritmo de promessas e de mentiras, quando este povo será respeitado? Quando? Ou não tem quando? Até quando será preciso que cidadãos como eu, sem comprometimento político, sem “rabo preso”, sem depender das tetas da prefeitura, gritem em nome deste povo humilde e sofredor,até quando? Quando vão respeitar esta cidade? Quando vamos ter no poder pessoas de bem, pessoas que amem esta cidade, como eu amo e como Sérgio Madureira a amou? Quando este povo carente e sofredor vai entender que jamais poderia vender seu voto em troca de favores pessoais? Quando? Quando vamos ver nesta lida, neste dia a dia, a cidade de Nova Friburgo ser tratada com respeito? Estamos fartos de políticos ambiciosos que sempre legislam em causa própria... quando os interesses, às vezes simples, banais, da população serão atendidos? Eles não querem muito, querem ruas calçadas, querem esgotos, querem um transporte digno, querem viver com dignidade, com segurança, será que isto é tão difícil, será que é impossível? Não acredito, o que falta é vontade política, é competência, é vergonha, é dignidade, é respeito!
Amigos da Voz da Serra, tenho imenso carinho e respeito por vocês, por favor, publiquem este desabafo, esta revolta, já não aguentamos mais tanta incompetência, tanto abandono, já não aguentamos mais ouvir falar de roubos, de desvios, de falcatruas, nos dê uma chance de sermos felizes, publiquem este desabafo, que nada mais é do que o grito calado, abafado dentro do peito deste povo carente e sofredor, publiquem este grito de revolta de um cidadão que sofre com esta cidade, e que vê com muita dor, com muito lamento, nenhuma perspectiva de melhora, já não aguentamos mais tanta coisa ruim, tanta desgraça... queria parar de escrever, mas como? Como parar, meus amigos?... Que dor no peito e no coração!
Jorge Plácido Ornelas de Souza
Myrtes Godoy
Tive o prazer de ter sido entrevistada semanalmente, pela Rádio Comunidade de N. Friburgo, por aquela que foi a maior radialista que Friburgo já adotou. Agora tenho certeza de que Myrtes Godoy está na Paz de Nossa Senhora, Mãe Divina, de quem ela era devota fervorosíssima, e na companhia de um de seus filhos, já falecido. Perde-se uma grande cidadã friburguense. Condolências à família.
Silvia Liborio
Baderna
Gostaria de usar este meio de comunicação tão importante em nossa cidade para solicitar, a quem for de direito, uma fiscalização referente à baderna que anda ocorrendo em Lumiar. São motocicletas sem placas, com a descarga aberta, fazendo malabarismo e colocando a vida de terceiros em risco, conduzidas na maioria das vezes por menores de idade, sem a devida habilitação.
Sem contar os veículos dotados de poderosos alto-falantes e com um péssimo gosto musical, que somos lamentavelmente obrigados a ouvir. Veículos com mensagens de vendas de seus produtos como: “Olha o abacaxi”, “Olha o morango”, “Compramos ou trocamos seu ferro-velho por uma galinha”, dentre muitos outros que nos empurram insistentemente esse sermão pelos ouvidos. É muita falta de respeito e de fiscalização.
O que está faltando para que nossos vereadores tomem uma postura e elaborem uma lei séria para acabar com essa baderna em nosso município? Pois vários outros municípios já tomaram esta postura. Mas não é só fazer a lei. É preciso fiscalizar, pois para algum caso acima mencionado já existe lei e nenhuma fiscalização.
Marco Pina
![](https://acervo.avozdaserra.com.br/sites/default/files/styles/foto_do_perfil/public/colunistas/20150409_bm-avl-web.jpg?itok=PNoBXTUL)
A Voz dos Leitores
A Voz dos Leitores
A coluna que é feita por você, leitor. Um espaço democrático onde o cidadão pode expressar, através de textos e fotos, sua opinião sobre os mais variados assuntos relacionados à cidade. Envie sua contribuição para leitores@avozdaserra.com.br
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário